Aplicativo Caema Mobile permite denúncia de vazamentos de água e esgoto

Para baixar o aplicativo, basta digitar CAEMA ou CAEMA Mobile na sua loja de aplicativos:

Sistema Android (clique aqui) ou Sistema IOS (clique aqui).

 

Lançado para dar celeridade ao processo de atendimento ao consumidor, o aplicativo CAEMA Mobile permite solicitação de religações, emissão de segunda via de contas, formalização de denúncias de vazamento de água e esgoto, entre outros.

“O aplicativo veio para facilitar a vida do usuário e também serve para conscientizar a própria população quanto ao uso racional da água”, diz Silvia Carvalho, coordenadora do Call Center da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).

“Ao ver um vazamento, o usuário poderá enviar uma foto via aplicativo. Então, entramos em contato com o cliente, encaminhamos essa informação para gerência e depois enviamos um e-mail com o número do protocolo para acompanhamento da solução do problema”, explica Silvia.

Por meio do aplicativo, o usuário poderá solicitar qualquer tipo de serviço a qualquer dia e hora sem precisar se deslocar para um atendimento presencial. “Esses serviços são registrados e encaminhados para um setor específico da CAEMA, que filtra as demandas e encaminha a uma unidade de negócios, para serem tomadas as respectivas providências”, afirma Manoel Paulo, Coordenador de Inovação e Suporte de Sistema da CAEMA.

O aplicativo está facilitando a vida de pessoas com uma rotina cheia, caso de Maria Elizabete Pereira da Conceição, que precisa se dividir entre as atividades do emprego e da casa: “O aplicativo é de fácil uso, por meio dele não preciso mais me deslocar a uma gerência ou ligar para a CAEMA. Consegui emitir a segunda via da minha conta pelo aplicativo e também acompanho meu consumo de água”.

Como usar o aplicativo

Quem utiliza o aplicativo pela primeira vez para solicitar qualquer serviço a sua unidade consumidora deve informar o número da matrícula, CPF ou CNPJ. O usuário poderá, então, ter acesso às informações presentes de sua conta.

O segundo passo é fazer uma pesquisa, identificar o problema e importar essas informações ao aplicativo. Em seguida, o usuário poderá ter acesso a todas as informações cadastrais; nome, endereço e roteiro. Também terá informações sobre situação de água, esgoto, número do hidrômetro e categorias de consumo.

O CAEMA Mobile também disponibiliza ao usuário o acesso a faturas e emissão de 2ª via da conta de água do cliente que estiver em débitos ou a vencer. O cliente poderá, ainda, acompanhar os pagamentos que realizou durante os últimos doze meses e verificar o histórico de consumo e medição do imóvel, tanto para água, quanto para esgoto dos últimos três anos.

É obrigatório informar o número de telefone e e-mail para que a CAEMA possa retomar o contato. Também é preciso enviar quatro fotos para exemplificar o problema que o usuário quer comunicar. Se quem solicita o serviço estiver no local, automaticamente o GPS vai rastrear o endereço; caso não esteja, pode-se usar a opção “Não estou no local” e informar a localização do problema.

Para informar vazamentos, denunciar fraudes e falta de água, o usuário não precisa ter em mãos o número da matrícula do imóvel.

O aplicativo também disponibiliza o endereço de todas as unidades da CAEMA e, por meio dele, é possível traçar a rota até chegar ao local. O usuário também tem acesso aos contatos da empresa, SAC, Ouvidoria, site, e-mail e redes sociais como Facebook e Twitter.

CAEMA implanta primeira Biblioteca Digital e reinaugura Centro de Documentação e Informação

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A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) oficializou, nesta quinta-feira (27), em evento institucional, a implantação da sua Biblioteca Digital, ocasião em que foi reinaugurado também o Centro de Documentação e Informação Italuís, que leva o nome do saudoso engenheiro Raimundo Medeiros, que trabalhou por várias décadas na Companhia.

A solenidade foi aberta oficialmente pelo presidente da CAEMA, Marcos Aurélio Freitas, que ressaltou a relevância da Biblioteca Digital e do Centro de Documentação e Informação Italuís que, segundo ele, “surgem como espaços para construção de conhecimento, com um acervo que assegura o registro e a guarda da produção intelectual na área de saneamento”.

Estiverem presentes no evento os diretores Ronaldo Braga (Gestão Administrativa Financeira), Carlos Rogério (Engenharia e Meio Ambiente) Cristovam Dervalmar (Operação e Manutenção), além de representantes da Secretaria de Cultura, do Governo, da biblioteca pública Benedito Leite, do Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, Casa de Cultura Josué Montelo, UEMA e UFMA.

O diretor de Gestão d  Administrativa Financeira de Pessoas, Ronaldo Braga, disse que a biblioteca tem acervo em condições mais adequadas, sendo uma fonte de pesquisa muito importante em assuntos relacionados ao abastecimento de água e a coleta de esgoto. O professor Roosevelt Roosevelt Lins, responsável pela criação do Repositório Institucional da UFMA, frisou que ao implantar a biblioteca digital com uma plataforma online, a CAEMA garante a longevidade do projeto.

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PROJETO

O projeto é resultado de uma parceria institucional entre a CAEMA e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem como objetivo central a criação de um repositório institucional na área de Saneamento Ambiental.

A iniciativa teve o apoio do Departamento de Biblioteconomia da UFMA (DEBIBLIO- UFMA), da Coordenadoria de Suprimento, Logística e apoio Administrativo (GSADL), Gerência de Suporte Administrativo da CAEMA (GSAD) e Coordenadoria de desenvolvimento de Pessoas (GPED).

De acordo com a chefe do Arquivo da biblioteca da Caema, Jackeline de Freitas Nunes, a empresa detém importante conhecimento técnico-científico e operacional sobre saneamento básico no Estado. Nesse sentido, os seus engenheiros desenvolveram seus projetos, formando um acervo muito relevante que foi incorporado pela biblioteca tendo em vista o seu valor científico e documental.

A biblioteca já está disponível e integrada à rede mundial de computadores, com domínio público. Ou seja, qualquer pessoa em qualquer lugar do país ou do mundo vai poder acessá-la pelo endereço eletrônico www.bibliotecadigitalcaema.ma.gov.br.

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PROGRAMAÇÃO

A programação de abertura incluiu uma Feira Cultural com stands de várias instituições, incluindo os do setor da diretoria Comercial que veio com o stand da micromedição, o da diretoria de engenharia que veio a Coordenadoria Socioambiental, Setor de geologia, Setor de obras e projetos. Representantes do SENAI, do Departamento de Biblioteconomia da UFMA e dos cursos de Engenharia da UEMA e UFMA. Foi reservado também um stand para os os escritores caemeiros, com a exposição de obras de engenheiros e poetas da empresa.

Como atração cultural, o evento contou com a banda do Bom Menino, um recital de poesia com o Engenheiro Irandi Leite e uma apresentação teatral com a artista Daiana Roberta.   Durante o evento, foi a exposição da maquete da Estação de Tratamento de Esgoto de Pinheiro, produzida pelo funcionário da CAEMA, Benedito Costa Filho, que recebeu uma placa de agradecimento e homenagem do presidente da CAEMA, Marcos Aurélio Freitas.

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PROJETO

O processo de desenvolvimento do projeto teve início em 2020 com reuniões entre a GTIN, Biblioteca e Universidade Federal do Maranhão – por meio do Departamento de Biblioteconomia. Além da bibliotecária Jackeline Nunes, esteve à frente do projeto o professor Roosevelt Lins, responsável pela criação do Repositório Institucional da UFMA (Biblioteca de dissertações e teses da instituição).

A iniciativa contribuiu com o conhecimento teórico em sua área de expertise: Ciência da Informação e Tecnologias da Informação. Cinco alunos da universidade – que estagiam na biblioteca da empresa – também participaram.

Com a orientação do professor Roosevelt Lins, teve início o trabalho de desenvolvimento do site, com a Caema ficando responsável pela gestão prática e técnica do projeto e o docente dando o subsídio teórico e técnico-tecnológico para que os estagiários soubessem como desenvolver o trabalho. Após a criação do site, ocorreu a aquisição do Scanner Contex Q 4, utilizado para digitalizar os documentos que foram inseridos na base de dados da biblioteca.

Agência Caema de Notícias
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INVESTIMENTO | Moradores de Peritoró recebem novo sistema de abastecimento

 

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), entregou, na manhã desta sexta-feira (30), para a população de Peritoró, um novo sistema de abastecimento de água que vai atender 2.000 mil famílias no município. 
 
“Seguindo a orientação do governador Carlos Brandão, entregamos o sexto poço no município de Peritoró, com vazão de 60 mil litros d´água por hora, quase dobrando a capacidade atual, melhorando significativamente a oferta de água no município. Com a iniciativa, a CAEMA cumpre o seu compromisso de prestar um serviço de qualidade, influindo positivamente para a qualidade de vida de milhares de famílias em Peritoró”, afirmou o presidente da CAEMA, Marcos Aurélio Freitas.  
 
 
A obra – com investimentos de mais de R$ 520 mil – segue o projeto de modernização dos sistemas de abastecimento de água no do Maranhão, conforme as diretrizes do Governo Estadual. 
 
Prestigiaram a cerimônia de entrega do sistema de abastecimento de água o diretor de Obras e Meio Ambiente da CAEMA, Carlos Rogério, o chefe de Gabinete da Presidência da Companhia, coronel Honório de Carvalho Filho, Jorginho Murad, Denis Monteiro, entre outros.
 
 
Agência Caema de Notícias
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Governador visita estação de tratamento de esgoto do anil


Estão avançadas as obras de conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Anil, em São Luís. A estrutura terá capacidade para tratar quase 9 milhões de litros de esgoto por dia e nesta primeira etapa, atenderá os bairros da região central da cidade, compreendendo mais de 10 áreas. A estação de tratamento vai impedir que resíduos sejam despejados na bacia do Rio Anil. O governador do Estado, Carlos Brandão, vistoriou as últimas etapas nesta quarta-feira (26). Os serviços estão 90% concluídos.

A ETE representa um grande avanço na ampliação do sistema de esgotamento sanitário da capital e vai contribuir decisivamente para o meio ambiente, ressaltou o Carlos Brandão. “Muito importante esta visita à estação de tratamento. O processo está bastante avançado e esta estrutura irá tratar mais de 60% do esgoto da capital. Este é um dos vários investimentos que realizamos em saneamento e meio ambiente. E vamos continuar avançando para que tenhamos todo o esgoto de São Luís tratado”, informou o governador. 

O governador acrescentou ainda que há projetos para tratamento da área litorânea para conservação das praias. “Temos vários contratos a assinar nesta área e queremos apresentar ao turista um ambiente adequado, limpo e saneado para que possam usufruir desse cartão postal do Maranhão”, destacou Carlos Brandão. 


“Mais uma obra no sistema de esgotamento sanitário de São Luís realizada pelo Governo do Estado e que vai intensificar o tratamento dos afluentes na capital. Faltam poucos trechos para a conclusão e essa estrutura se junta a um sistema que tem como objetivo despoluir a Bacia do Rio Anil. Quando estiver em pleno uso, trataremos cerca de 60% deste esgoto, o que consideramos um avanço que vai impactar em vários setores, principalmente no trade turístico”, avaliou o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental no Estado (Caema), Marcos Aurélio Alves Freitas.

A estrutura da ETE Anil vai garantir benefícios sociais e de saúde pública para mais de 56 mil pessoas em 12 bairros de São Luís, aliada a outras ações de melhorias estruturais implementadas pela Caema. Os investimentos para as obras são da ordem de R$ 38 milhões. 

Entre os bairros atendidos com a ETE, inicialmente estão: Liberdade, Anil, Camboa, Fé em Deus, Ivar Saldanha, Santa Cruz, Vera Cruz, Radional, Vila Palmeira, Barreto, Alemanha, Caratatiua, Monte Castelo, Jordoa, Veneza, João Paulo e Santa Júlia.

Uma das etapas da conclusão da ETE inclui a ampliação da rede coletora de esgoto. Mais de 1.260 metros de linha de recalque e 3.317 metros de receptor MB2 foram implantados à rede existente, utilizando-se o Método Não Destrutivo (MND), que proporciona mais agilidade técnica e menos transtornos ao meio ambiente.

A tecnologia do MND também vem também sendo usada pela Caema nas intervenções de engenharia em céu aberto, diminuindo os riscos de acidentes tanto para os transeuntes como para os operários que atuam nas transposições das perfurações subterrâneas. 

Estudos registram um aumento nos indicadores da prestação de serviço de esgotamento sanitário em São Luís, que passou de 45% de coleta – em 2015 – para 52,78%, em 2021. O índice de tratamento de esgoto passou de 8,77% – em 2015 – para 25,98, em 2021.

Ligação

O Governo do Estado já instalou quatro Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) – do total de sete – na Avenida IV Centenário para transportar o efluente até a ETE Anil, com os procedimentos técnicos e socioambientais adequados.

Para construção dos interceptores e linha de recalque na ETE Anil, a Caema utilizou o processo de instalação MND, que diminui a necessidade de escavações em ruas, aumentando o desempenho de execução da obra, com mais velocidade e eficiência.

SOCIOAMBIENTAL | Caema ressalta importância das obras de esgotamento sanitário

A Coordenadoria Socioambiental – em conjunto com a Gerência de Obras Especiais da Caema –mostraram, nesta segunda-feira (27), aos estudantes do curso de Agronomia do Instituto Federal do Maranhão (Campus Maracanã), Turma de Hidráulica,o alcance social das obras de esgotamento sanitário, desenvolvidas pela Companhia no Estado.

Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer com detalhamento as etapas de tratamento e os equipamentos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Anil), hoje em fase de construção. 

Com a iniciativa, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão transmite conhecimento aos estudantes, colaborando com o seu desenvolvimento profissional na perspectiva da responsabilidade socioambiental.

 

Agência Caema de Notícias
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