Perguntas Frequentes

 

 

1. COMO SOLICITAR REVISÃO DO VALOR DAS CONTAS?

           O titular da conta, munido de sua fatura da CAEMA, deve apresentar seu RG ou CNH, informar o número da matrícula, seu CPF ou CNPJ e indicar a possível causa da alteração no valor. A solicitação pode ser feita em uma de nossas Lojas de Atendimento Presencial mediante agendamento ou realizar contato pelos canais virtuais. A reclamação será analisada pelo atendente, podendo ser necessária a realização de uma vistoria no imóvel. O protocolo pode ser acompanhado através de autoatendimento no Aplicativo CAEMA ou na Loja Virtual, ou com o auxílio de nossos atendentes nos demais canais.

 

2. NEGOCIE SEUS DÉBITOS

           Para parcelar os débitos com a CAEMA, o titular da fatura ou representante por ele autorizado por procuração com firma reconhecida, deve comparecer a uma de nossas Lojas de Atendimento Presencial mediante agendamento ou realizar contato pelos canais virtuais.

           O parcelamento de débito está condicionado aquele cliente que estiver com o seu cadastro comercial completo. e atualizado.
           Identifique os documentos necessários conforme o perfil de cada cliente:

  •            Proprietário,
  •            Inquilino ou ocupante do imóvel,
  •            Síndico,
  •            Pessoas jurídicas,
  •            Outras situações,

           Lembramos que as condições de negociação são diferentes de acordo com o valor do débito e, também, caso existam negociações não cumpridas para a mesma matrícula.

 

3. QUAL SERIA O MOTIVO DE FALTA D'ÁGUA NO MEU IMÓVEL?

           A falta d’água pode ser decorrente de algum problema isolado no bairro, podendo ser em função da retirada de um vazamento; de manutenção na estação de tratamento (o que é previamente avisado à população); registro geral fechado ou suspensão no fornecimento de água do imóvel.

           Os avisos de suspensão temporárias, programadas ou emergenciais, são divulgados em nossa página do Facebook, twitter ou site. Consulte se sua localidade está entre as manutenções programadas. Caso não encontre, faça contato pelos canais virtuais OU comparecer a uma de nossas Lojas de Atendimento Presencial mediante agendamento e fale com um de nossos atendentes, pois o problema pode ser local, causado por obstrução ou vazamento.

 

4. EMISSÃO DE SEGUNDA VIA DE FATURAS

           Para pagamento com código de barras, clique aqui.
           Para emissão da segunda via, clique aqui.
           Outras opções podem ser acessadas pelo Aplicativo CAEMA Mobile, Call Center e Whatsapp.
           Para opções presenciais, dirija-se até uma de nossas Lojas de Atendimento mediante agendamento.

 

5. COMO SOLICITO A MUDANÇA DA TITULARIDADE DA MINHA FATURA?

           A solicitação deve ser realizada na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel mediante agendamento, no Aplicativo CAEMA Mobile, na Loja Virtual ou no Whatsapp da CAEMA. O cliente deve apresentar documentos legais que comprovem o vínculo com o imóvel:

  • Documento de compra e venda do imóvel;
  • Recibo autenticado em cartório;
  • Documento de Identificação Pessoal com foto (RG, CNH, entre outros) e CPF;

           Quando o novo titular for inserido como pessoa física pelos seguintes motivos: 

  •            Novo proprietário
  •            Novo inquilino
  •            Um novo síndico iniciou a gestão de um condomínio
  •            Falecimento do titular atual: 

 

6. COMO SOLICITO A 1ª LIGAÇÃO DE ÁGUA DO MEU IMÓVEL?

           A ligação nova pode ser solicitada na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel mediante agendamento ou realizar contato pelos canais virtuais. No momento da solicitação, será necessário informar o documento de compra e venda autenticado do imóvel a ser abastecido e documentos pessoais do titular, como CPF e RG. Será realizada uma vistoria no local para que a CAEMA se certifique dos trabalhos necessários para realizar a ligação, assim como cadastramento do imóvel para geração do número de matrícula do mesmo. Posteriormente será enviada equipe para realizar o serviço de ligação nova de água, taxado, que será cobrado na fatura inicial. O prazo para execução de ligação nova de água será informado no ato da solicitação do serviço, pois há prazos diferentes de acordo com a Unidade de Negócios responsável pela região.

 

7. COMO FAÇO PRA COMPROVAR QUE NÃO TENHO DÉBITOS COM A CAEMA?

           O usuário pode solicitar uma Declaração de não-usuário (DNU), para imóveis que não estão localizados em área abastecida pela CAEMA ou uma Certidão Negativa de Débitos (CND), para os clientes que possuem vínculo direto como usuários, em um dos postos de atendimento da CAEMA, sendo que a primeira tem um custo, conforme tabela vigente, e é entregue após o pagamento da taxa, enquanto a segunda é sem ônus e emitida no próprio atendimento ou nos canais virtuais.

 

8. EM CASO DE DUPLICIDADE NO PAGAMENTO, COMO PROCEDER?

           Os pagamentos são reconhecidos em até 48 horas após a realização do mesmo. Sendo assim, o cliente deve entrar em contato com a CAEMA pelos canais virtuais ou na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel mediante agendamento, informando sua matrícula. O atendente vai consultar se a duplicidade de pagamento já consta em sistema e seguirá com a devolução dos valores gerando crédito para próximas faturas.

 

9. SOLICITE O CADASTRO NA TARIFA SOCIAL EM VIRTUDE DA SITUAÇÃO ECONÔMICA-FINANCEIRA

           Para estar inserido na Categoria Residencial Popular, o consumo de água deve ocorrer exclusivamente para fins domésticos e possuir simultaneamente quatro das seguintes características:
                 a) Construção em taipa ou alvenaria de adobe;
                 b) Piso de cimento liso ou inferior;
                 c) Instalação sanitária única;
                 d) Ponto único para utilização de água para fins diversos;
                 e) Ponto único para utilização de energia elétrica;
                 f) Localização em rua popular.
           Caso se enquadre nos critérios, o cliente deve solicitar a fiscalização comprobatória através dos canais virtuais ou na Loja de Atendimento Presencial.

 

10. LIGAÇÃO NA REDE DE ESGOTO É OBRIGATÓRIO?

           Nas localidades onde há rede de esgoto disponível, de acordo com a Lei Federal do Saneamento (11.445/07), a conexão à rede é obrigatória e dever do usuário.

           A coleta e o tratamento de esgotos é essencial para o meio ambiente, para a saúde pública e para o bem estar de sua família.

           Se o seu imóvel não estiver conectado à rede, solicite imediatamente sua ligação.

 

11. POSSO CONTRATAR A CAEMA PARA REALIZAR UMA RETIRADA DE VAZAMENTO NO MEU IMÓVEL?

           Conforme determinação do Regulamento de Serviços Públicos do Maranhão nº 001/2012, a responsabilidade da prestadora de serviço se limita até o ponto de entrega da água. Deste modo, a responsabilidade da CAEMA vai até o hidrômetro, não sendo, portanto, possível a contratação da CAEMA para a realização de serviços nas instalações internas dos imóveis.

 

12. CADASTRO PARA RECEBIMENTO DA CONTA POR E-MAIL

           Com a CAEMA, você pode solicitar a fatura digital que chegará todos os meses no seu e-mail, clique aqui. O CPF do titular e o número de inscrição do imóvel devem ser informados, bem como o e-mail para onde a fatura será enviada todos os meses. A solicitação do cliente também pode ser registrada pelos canais virtuais ou na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel mediante agendamento.

 

13. INCLUSÃO DE FATURA EM DÉBITO AUTOMÁTICO

           Ganhe tempo, segurança e comodidade colocando sua conta de água em débito automático.

           Você tem as seguintes vantagens:

  • É totalmente gratuito;
  • Evita que você enfrente filas no banco;
  • Mantém seu pagamento sempre em dia;
  • Evita multas por atraso;
  • Evita eventuais cortes de água por falta de pagamento;
  • Pode ser cancelado sempre que você achar conveniente.
  • Com o débito automático, sua conta de água continua sendo enviada normalmente para sua casa. Assim, você poderá conferir seu consumo, o valor e a data de vencimento.
  • Alguns bancos disponibilizam o serviço de débito automático no próprio site. Veja se é o caso de seu banco.
  • Escolha a forma mais prática de deixar sua conta em débito automático:
  • Na sua agência bancária;
  • Nos terminais de autoatendimento do seu banco;
  • Através do internet Banking;

           Para realizar o cadastro, tenha em mãos o número da matrícula do seu imóvel na CAEMA.



14. ONDE ENCONTRAR A LOJA DE ATENDIMENTO MAIS PRÓXIMA?

           Basta clicar no menu Canais de Atendimento > Lojas de Atendimento e escolher a cidade desejada, não precisa se cadastrar.

           Informamos que devido à pandemia da COVID-19 o atendimento nas Agências está ocorrendo somente com agendamento prévio. Para maior comodidade todos os serviços podem ser solicitados através de nossos Canais Virtuais: Aplicativo CAEMA Mobile, Loja Virtual, Whatsapp (98) 99113-0195 ou Call Center 0800 7010 195.

 

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