AÇÃO PREVENTIVA | Caema garante saneamento básico nos Arraiais

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A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) executa um plano de ação que monitora eventuais problemas de operação e manutenção dos sistemas de água e de coleta de esgoto em arraiais, durante as festas juninas.

Nesse sentido, a Companhia estabeleceu uma logística sistematizada para a realização de ações ostensivas para prevenção e correção de vazamentos nas estruturas de água e na rede coletora de esgoto da cidade.

Para isso, realiza um mapeamento completo dos locais onde estão ocorrendo as manifestações culturais do período junino utilizando o sistema ArcGIS, uma solução de análise e mapeamento baseada em nuvem que cria mapas e analisa dados.

Equipes de manutenção estão mobilizadas para solucionar eventuais problemas relacionados à vazamentos de água de grande e pequena intensidade que venham ocorrer durante os festejos juninos em hidrômetros e outros equipamentos, bem como executar a desobstrução e limpeza na rede coletora de esgoto, entre outros serviços.

Agência Caema de Notícias
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FACILIDADE / Faturas da CAEMA podem ser pagas com Pix

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As faturas da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) já estão sendo emitidas com um QR Code que direciona os consumidores diretamente para uma tela de pagamento com o Pix. As segundas vias de contas também podem ser emitidas com a opção do QR Code para quitação com Pix.

A medida – adotada com o objetivo de garantir mais agilidade e comodidade no pagamento de faturas – faz parte do projeto de gestão e inovação comercial da CAEMA, que visa garantir um bom atendimento aos seus mais de 530 mil clientes.

O presidente da CAEMA, Marco Aurélio Freitas, afirmou que “o objetivo é melhorar cada vez mais o atendimento aos consumidores, que agora contam com um meio prático e seguro para pagar suas faturas, a qualquer hora e em qualquer lugar”.

Para realizar o pagamento o cliente não precisa ter uma chave Pix cadastrada. Basta acessar o App ou o site do seu banco – ou alguma carteira digital que tenha cadastro – e realizar o pagamento de sua conta selecionando o QR Code, apontando a câmera para fazer a leitura do código, confirmar os dados e concluir o pagamento.

Para o diretor Comercial da CAEMA, Mauro Sergio Santos, ''o pagamento através do Pix é mais uma comodidade oferecida pela Companhia aos seus clientes, sendo uma modalidade de operação financeira ágil e segura, disponível 24 horas todos os dias da semana, sem a necessidade de  deslocamento até um agente arrecadador”, frisou.

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Além de São Luís, o sistema de pagamento com Pix já está sendo utilizado em Imperatriz, João Lisboa, Açailândia, Davinópolis,  Arame, São Pedro da Água Branca, Senador La Roque, Alto Parnaíba, Buriticupu, Cidelândia, Montes Altos, Cumaru, São Francisco do Brejão, Amarante, Chapadinha, Afonso Cunha,  Duque Bacelar, Urbano Santos, Pinheiro, Alcântara, Luís Domingues, Palmeirândia, São Bento, Santa Inês, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá,  Governador Newon Belo e Vitória  do Mearim.

Para o mês de julho deste ano há previsão de implantação em todas as demais cidades do Estado cujos serviços de saneamento ambiental são oferecidos pela CAEMA.

Uma das principais vantagens do PIX é a disponibilidade de realizar operações financeiras 24 horas por dia, ao longo de toda a semana, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

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Universitários do curso de Biblioteconomia visitam a CAEMA

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Universitários do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) visitaram a biblioteca da CAEMA na última quarta-feira (15), ocasião em que conheceram os arquivos da Companhia, bem como a sua política de gestão documental, tabelas de temporariedade, dados e documentos institucionais.

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A visita foi organizada pela professora da UFMA, Dirlene Santos Barros, e teve como objetivo consolidar a teoria vista em sala de aula, a partir da prática vivenciada no cotidiano do Arquivo da CAEMA, cujo processo de gestão utiliza tecnologias com processamento técnico, classificação e tabelas de temporalidade, conforme recomendação do Conselho Nacional de Arquivo.

Para a universitária, Dayana Roberta, foi muito importante a visita institucional às instalações da biblioteca, onde foi possível ser concretizado um grande aprendizado acadêmico.

Para a chefe da biblioteca e do Arquivo da CAEMA, Dra. Jaqueline de Freitas Nunes, a visita favorece um diálogo institucional entre a Universidade Federal do Maranhão e a Companhia, o que é muito benéfico para a formação acadêmica dos universitários de Biblioteconomia.

INSTITUCIONAL / Presidente da Caema reúne-se com diretor da Equatorial

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O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), Marco Aurélio Freitas, reuniu-se, nesta sexta-feira (17), com o diretor-presidente da Equatorial Energia, engenheiro Sérvio Túlio.

A pauta da reunião – realizada na sede da Equatorial, em São Luís – incluiu questões relacionadas a conta de energia da Companhia de Saneamento Ambiental, além de outras tratativas pertinentes à área comercial.

Acompanharam a reunião o diretor de Operações da CAEMA, Cristovam Dervalmar, os engenheiros eletricistas, Tatiana e Carlos Sérgio, e o coordenador de Eficiência Energética, Cyrilo Jr.

Participaram também do encontro o diretor Institucional da Equatorial Energia, José Jorge, além de técnicos da empresa.

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Presidente e Diretor Comercial da CAEMA participam 2º Seminário de Práticas Comerciais

 

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Disseminar as melhores práticas comerciais das companhias estaduais de saneamento, para que as mesmas possam melhorar seus processos comerciais com base na experiência de empresas que compartilharam seus casos de sucesso.

Este é o objetivo do 2º Seminário Nacional de Práticas Comerciais – Inovações nos Processos Comerciais, que está sendo realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, com a presença do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Marco Aurélio Freitas.

Estão também no evento o diretor de Comercialização e Relacionamento com Cliente da Caema, Mauro Sérgio Santos, e a gerente de Relacionamento com o Cliente, Camila Cruz, que participou nesta quarta-feira (15) do painel “Canais de Relacionamento com o Cliente”.

O seminário tem a organização da Câmara Técnica Comercial (CTC). A ideia é focar na automação e virtualização dos processos comerciais para otimizar os processos e melhorar os resultados.

Estão sendo debatidos sete eixos temáticos no evento, incluindo Ecossistemas de Pagamento; Cadastro Técnico e Comercial; Sistemas de Medição; Inteligência Artificial; Canais de Relacionamento com o Cliente; Contratos de Performance Comercial; e Cofaturamento de resíduos sólidos. Em todos os eixos, terá apresentação de cases das Companhias Estaduais de Saneamento.

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