CAEMA amplia oferta de água na cidade de Governador Archer

 

Dando continuidade à política de melhoria dos serviços de saneamento por todo o estado, o Governo do Maranhão, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), entregou novo Sistema de Abastecimento de Água para a população do município de Governador Archer. A obra reforça o abastecimento para pelo menos 2.660 mil pessoas que já podem contar com o incremento de vazão de 20 mil litros de água por hora.

A entrega é resultado de mais uma ação do “Programa Água Para Todos”, do Governo do Estado, executado pela CAEMA, que vai aprimorar a oferta de água para milhares de famílias. O novo sistema é formado por um poço tubular com 302m de profundidade. Foram R$440.906,45 de investimento para favorecer o suprimento de água na cidade.

"Estamos trabalhando incansavelmente para levar mais água e de qualidade para nossos clientes. Dessa vez, com muita satisfação, entregamos mais esse poço para a cidade de Governador Archer, que vai garantir conforto e segurança hídrica para várias famílias que não tinham abastecimento regular", declarou André dos Santos Paula, presidente da CAEMA.

A entrega do poço aconteceu neste 15 de abril, com a presença do gerente regional Fernando Castro e da prefeita da cidade, Dra. Jesus. O equipamento também aumenta a confiabilidade operacional e melhora a qualidade dos serviços prestados pela Companhia na cidade, especialmente na região adjacente ao novo sistema, já que a água não chegava nas casas das famílias o que comprometia a qualidade de vida dessas pessoas.

“Esta é mais uma obra do Governador Flávio Dino ao nosso povo. Há muito tempo, a gente vem sofrendo com o abastecimento de água e nós, junto com o vice-prefeito José Mamedio, reivindicamos ao Governador do Estado, Flavio Dino, e ele atendeu prontamente a comunidade de Governador Archer”, disse a prefeita do município, Dra. Jesus.

Kelson, morador da cidade, diz que o problema de abastecimento sempre existiu. “ Eu me sinto muito feliz. Estamos com este problema de água há mais de 20 anos e agora, com fé em Deus, teremos água nas torneiras, na caixa, no chuveiro. A água antes não servia nem para cozinhar e, agora, acredito que vá servir pra fazer tudo. Agora o sofrimento acabou. A prefeita lutou junto ao Governador e agora temos nosso poço, com muita água, por muito tempo”, finalizou.

"Agora tem Água Para Todos! É importante não desperdiçar e usar de maneira consciente para que ela não falte. O sistema já está operando e também será um grande aliado para essas famílias na prevenção ao COVID-19 nessa época de pandemia", finalizou André.

 

 

Esclareça suas dúvidas sobre o Decreto de isenção de cobrança de água

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PERGUNTAS E RESPOSTAS
1. Quem será beneficiado pelo Decreto nº 35.679?
O Decreto nº 35.679 de 23 de março de 2020, do Governo do Estado do Maranhão, dispõe que ficam temporariamente isentos do pagamento da fatura os clientes pessoa física cujo consumo é de até 10m³ (dez metros cúbicos) por mes de água e esgoto, pessoas que integram o Cadastro �nico para Programas Sociais do Governo Federal (Cad�nico) e são residentes em municípios participantes do Programa Mais IDH, e pessoa jurídic em regime de condomínio inserido na Faixa I do Programa Minha Casa Minha Vida.
 
2. Eu me enquadro no grupo de beneficiados. O que devo fazer?
Se você se enquadra, nãp precisa fazer nada. Não há necessidade de qualquer outro cadastro.. A isenção de pagamento da tarifa será concedida automaticmente, desde que o consumidor continue se encaixando nas categorias listadas acima e tenha o seu cadastro atualizado junto à CAEMA.
 
3. Meu cadastro está desatualizado na CAEMA. Como faço para atualizar?
Você pode atualizar seu cadastro por meio do aplicativo CAEMA MOBILE, disponível para Android no Google Play; por meio do whatsapp do atendimento (98) 99113 0195 ou na loja virtual, no site www.caema.ma.gov.br. Você deve ter documentos que comprovem seu vínculo com o imóvel (como documentos de posse ou contrato de aluguel), RG e CPF.
 
4. Por quanto tempo vou ficar isento de cobrança?
A isenção prevista no Decreto vigora pelo prazo de 60 (sessenta) dias, contando da data de publicação, ou seja, até 23 de maio.
 
5. Eu tenho débitos anteriores com a CAEMA. Eles sofrem alguma modificação com o Decreto?
Não. Se você tem débitos anteriores ao Decreto, elas permanecem e podem ser negociadas. Mas não se preocupe, temos condições especiais de pagamento e parcelamento. Em nosso site, você encontra a lista de parceiros e, entrando em contato com eles, pode negociar de melhor forma possível..
 
6. O que acontece se eu ultrapassar a faixa mínima de consumo mensal?
A isenção é válida apenas para consumidores enquadradas nas categorias especificadas no item ! e que apresentem consumo de até 10m³ por mês de água, esgoto ou ambos. Se você excedeu este limite, não receberá o benefício.
 
7. Quais as exclusões do Decreto?
As medidas do Decreto não se aplicam a imóveis residenciais destinados ao lazer, como casas de praia e campo, ou terrenos e imóveis residenciais em estado de abandono e demolição.
 
8. Já sou beneficiado por outro programa de isenção da CAEMA em outro imóvel. Também vou receber este benefício?
A isenção a que se refere o Decreto será aplicada a apenas uma unidade consumidora por usuário e não será acumulada com qualquer outro programa de isenção. Ou seja, se você já faz parte do Programa Viva Água, não terá direito ao benefício.
 
9. Como sei se sou beneficiário?
 
a)  Todos os clientes que consumirem até 10m³ de água e esgoto nos municípios atendidos pela CAEMA, recebem automaticamente o benefício.
 
Se você não foi contemplado no item 1:
b). Todos os clientes que residirem em municípios que fazem parte do Programa Mais IDH, receberem serviços da CAEMA e forem cadastrados no Cad�nico, receberão automaticamente o benefício. Se você for residente de uma cidade do Mais IDH e não tiver Cad�nico, não receberá o benefício.
 
Se você não foi contemplado nos itens 1 e 2:
c). Todos os clientes que residirem em condomínios residenciais que pertencem à faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, receberão o benefício, desde que estejam devidamente representados por  pessoa jurídica.
 
10. Tenho Cad�nico, mas não moro em município do Mais IDH. Vou receber o benefício?
Neste caso, você receberá o benefício se estiver na faixa de consumo de 10m³ de água ou esgoto, como especificado no item de beneficiários.
 
11. Segundo o Decreto, eu fico isento de pagar minha conta por 2 meses. Esses dois meses serão acumulados para pagamento posterior?
Não. A conta será paga pelo Governo do Estado do Maranhão de 23 de março a 23 de maio. Após este período, a cobrança será retomada como de costume.
 
12. Como sei que a minha conta está contemplada dentro da abrangência do programa?
Todas as contas isentas de pagamento terão selo de identificação que consta pagamento efetuado. As contas que não possuírem este selo devem ser pagas.

 

 

#fiqueemcasa

Coronavírus: Caema aplica tarifa zero a 850 mil maranhenses de baixa renda

Cerca de 850 mil clientes da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) terão tarifa zero para água nos próximos dois meses. A medida faz parte do plano de combate ao coronavírus (Covid-19) e foi editada no decreto nº 35.679, assinado pelo governador Flávio Dino.

O decreto dispõe que, até 23 de maio, ficam isentas de fatura clientes pessoa física cujo consumo é de até 10 m³ (dez metros cúbicos) por mês de água e esgoto, pessoas que integram o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e são residentes em município do Programa Mais IDH e pessoa jurídica em regime de condomínio inserido na Faixa I do Programa Minha Casa Minha Vida.

“A isenção atinge os que mais precisam. São 850 mil pessoas que serão beneficiadas em todos os municípios em que a Caema atua. Essa medida e mais as 200 mil pessoas já beneficiadas pela gratuidade do Programa ‘Viva Água’, somam mais de 1 milhão de maranhenses assistidos pelo Governo do Maranhão”, garantiu André dos Santos Paula, diretor-presidente da Companhia.

De acordo com André Paula, essa é uma medida humanitária, para amenizar os efeitos da crise sanitária nas camadas mais carentes da população. “Não podemos abrir mão da arrecadação daqueles que possuem alguma condição. Neste sentido, pagar as contas de serviços essenciais como a água, também é um ato de solidariedade para garantir os serviços essenciais à população”, disse.

Ainda segundo Paula, é importante que, nesse momento de crise, a população esteja consciente sobre o uso correto da água. “Não queremos que falte água para as pessoas tomarem as medidas de higiene preventivas à contaminação e, justamente por isso, não podemos ter desperdício”, pontuou.

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