Como medida preventiva no combate ao Covid-19, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) recebeu o apoio de equipamentos especiais para realizar a desinfecção e higienização das unidades em São Luís.
Em parceria com a Malka, empresa responsável pela limpeza da Sede, duas bombas foram disponibilizadas para, inicialmente, atender a Sede e a Estação de Tratamento do Sacavém, sendo que em breve a ação se estenderá a todas as gerências da capital, além das Estações de Tratamento de Esgotos e o Italuís. Os equipamentos têm a função de aumentar a eficiência da limpeza realizada nos ambientes da Companhia e será usada principalmente nos locais que os colaboradores mais tem contato, como corrimãos, portas, assentos e outros.
O material presente nas bombas é uma solução de água sanitária e álcool 70% diluído em água. No entanto, é preciso frisar que esta é uma das diversas ações preventivas adotadas pela Companhia para combater o vírus, sendo que as demais precauções precisam ser devidamente seguidas pelos colaboradores, para diminuir eventuais contaminações, como alerta o gerente de suporte administrativo, James Vasconcelos da Silva. “Esta ação é uma medida totalmente preventiva que auxilia nas precauções que os colaboradores devem tomar diariamente. O uso de máscaras, lavagem das mãos com frequência, manter o distanciamento recomendado, são todas recomendações da Organização Mundial da Saúde que devem ser seguidas com seriedade, uma vez que são essenciais, pois reduzem as chances de contágio e amenizam o cenário de risco”, afirmou.
Com a ação, serão beneficiados os colaboradores e prestadores de serviços que seguem em trabalho presencial nas unidades da capital. Além da realização da higienização, tida como uma ação macro, existem ainda as ações que vem sendo realizadas diariamente na Companhia, como a distribuição de kits especiais de limpeza compostos por água sanitária, detergente, álcool e outros componentes.