Gestores da CAEMA passam por treinamento de execução orçamentária

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) realizou treinamento para superintendentes e chefes de assessorias da empresa, bem como para colaboradores em geral sobre a Execução Orçamentária de 2020 da CAEMA. Ministrado pela Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas (UEP), o evento aconteceu no Auditório Sede da Companhia, em São Luís, na tarde da última quarta-feira (12).


O objetivo foi sensibilizar acerca da situação orçamentária da Companhia, e sobre a previsão do Orçamento do ano corrente, com o foco voltado para o novo formato de solicitação de novas contratações e acompanhamento do Orçamento Programa dos Centros de Responsabilidade. Foi realizada uma reciclagem da ferramenta que gerencia os trâmites orçamentários na empresa. A plataforma foi criada pela equipe de Tecnologia da Informação da Companhia e entrou em operação no início de 2019, após o desligamento do sistema Siafem/Siagem, que operacionalizava esses procedimentos.


A capacitação foi liderada pela chefe da UEP, Laís Alves Souza, e pela colaboradora Thatiane Lima. Laís destacou que o Sistema interage com outras plataformas, tais quais o Radar, Rubi e Scad trazendo facilidades, e que, com uma participação mais colaborativa, será mais simples entender os meios e a realidade da CAEMA. “Por meio da plataforma desenvolvida pela TI, se tem uma visão mais ampla dos recursos orçamentários disponíveis para a empresa e também das suas limitações, para a otimização desse recurso. Ela possibilita maior controle nos gastos, sem contar a possibilidade de simplificar os processos por ser mais transparente. Ela também estimula a consciência sobre a responsabilidade compartilhada sobre os recursos públicos, que é de todos da Companhia”, finalizou.


Por sua vez, Thatiane explicou a importância de discutir a execução orçamentária para os servidores com essas competências laborais. “É necessário que os gerentes, superintendentes e chefes das Unidades entendam todos os trâmites orçamentários e, também, se armem com estratégias em busca de um equilíbrio. Então, a atualização e aperfeiçoamento contempla as novidades no Orçamento da CAEMA e a sua execução”, falou.

CAEMA e SECMA realizam ação integrada para garantir fluidez nos circuitos do carnaval

Na próxima sexta-feira (21), será dada a largada oficial das festividades de carnaval na grande São Luís. E com os preparativos a todo vapor para melhor receber as centenas de foliões que prometem passar nos circuitos montados pelo Governo do Estado do Maranhão, uma equipe da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), em ação integrada com a Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão (SECMA), percorreu todo o trajeto da folia para acertar os detalhes na infraestrutura das redes de água e esgoto dessas localidades antes da corte momesca receber a chave da cidade.

Todos os detalhes estão sendo pensados para consolidar o sucesso dos últimos anos de carnaval na capital e também para contemplar a alegria dos foliões nos cinco dias de festa. Serão três circuitos, o Beira-mar, Madre Deus, e como novidade, o Rio Bacanga que será montado no retorno da Avenida dos Africanos em sentido a Vitorino Freire, na Areinha. Todos receberão programação diversificada, com atrações locais e nacionais. E foram por estes locais que, na tarde desta terça-feira (18), uma vistoria foi realizada minuciosamente para detectar vazamentos de água, extravasamentos de esgotos ou pendências no recapeamento asfáltico, de responsabilidade da Companhia, que pudessem comprometer a festa.

Jorge Ricardo Athayde Rocha, gerente da Unidade de Negócios da CAEMA do Centro, reforça que os trabalhos de adequações nas infraestruturas de água e esgotos da região receberam atenção redobrada nos últimos meses. “O carnaval é um marco festivo em nosso calendário e, aqui em São Luís, a cada ano esse movimento cresce. É notória a preocupação do Governo em atender todos os públicos da forma mais democrática possível, logo a CAEMA não poderia ficar de fora dessa prévia que vai garantir a qualidade do evento. Estivemos trabalhando preventivamente nos últimos meses na desobstrução das redes, intensificamos as ações de recomposição asfáltica e estamos na reta final dos reparos de todo o serviço efetuado. E continuaremos de prontidão para corrigir, em tempo hábil, quaisquer eventualidades que venham ocorrer até o momento da festa”, declarou o gerente.

Prevenção

Há aproximadamente um mês, a rede de esgoto do Centro da cidade vem recebendo uma atenção a mais, a fim de evitar transtornos aos foliões durante o carnaval. “Estamos na época em que o volume de chuvas é maior e, naturalmente, a demanda da CAEMA para realizar reparos nas redes de esgoto cresce. Com a chegada do carnaval, as solicitações dobram. Isso porque é cultural as ligações irregulares que levam água de chuva para a rede de esgoto, o que é altamente danoso ao sistema, já que ele é preparado para receber somente o esgoto doméstico. E se já não bastasse, é recorrente a prática de descartar lixo inadequadamente no meio ambiente, que acabam chegando nas vias de esgoto e causam obstruções", destacou Alain Gerard Lobato De Moura, coordenador de operação e manutenção do sistema coletor de esgoto.

Para precaver situações desastrosas, foram feitas manutenções e limpezas nos poços de visitas de esgoto da área (PVs), e fica o alerta: a água da chuva deve ser direcionada para a rede de drenagem pluvial, nunca para a rede de esgoto. A rede de drenagem é instalada pela Prefeitura para o escoar as águas proveniente de telhados, calhas e ralos que, depois de captadas por galerias, são lançadas no mar ou nos rios. Por outro lado, também é importante conscientizar que a rede de esgoto doméstica não suporta óleos de cozinha, borras de café, fios de cabelo ou dental, resto de comida, papel, absorventes, preservativos, cabelo, plástico, entre outros resíduos sólidos

Para o bom funcionamento das redes de esgoto e de drenagem pluvial, especialmente nesse período de grande circulação de pessoas, é importante lembrar de não jogar as latinhas de refrigerante ou cerveja nas calçadas e vias públicas. A mesma dica serve para as embalagens de lanches ou qualquer resíduos utilizados durante a festa, pois a chuva irá arrastar esses materiais para as passagens de água, elas serão obstruídas, com isso, chances de alagamentos disparam.

 

Fiscalização

O supervisor de obras e infraestrutura da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão (SECMA), José Ribamar dos Santos Muniz Júnior, atendendo as preocupações do Governo em garantir uma festa bonita e com suporte adequado para a realização das brincadeiras e diversão dos foliões, acompanhou a equipe da CAEMA na vistoria dos circuitos. Ele conta que, com a aproximação de uma das datas mais importantes para o turismo, todos os órgãos do Estado estão envolvidos para deixar a cidade preparada para receber os donos da casa e os turistas.

"Estamos, nesses últimos dias, em regime de plantão para deixar os ambientes limpos, seguros e sem nada que possa atrapalhar a vida dos brincantes, assegurando que tudo ocorra da melhor forma possível. Essa parceria com a CAEMA foi só mais uma dentre outras forças-tarefas que intensificamos nas prévias carnavalescas para que tudo fique bem organizado. O melhor de tudo foi que, nessa etapa de reparos, detectamos poucas pendências da CAEMA nos circuitos, graças ao bom trabalho preventivo realizado. E agora são detalhes que serão corrigidos nestas quinta e sexta-feira, conforme alinhado com a equipe", declarou o supervisor de obras da SECMA.

 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PRC
 
TEXTO e FOTOS: Niedja Lobato
EDIÇÃO: Rafaela L. Plácido

Governo do Estado entrega Sistema de Abastecimento de Água de Esperantinópolis

altO Governo do Estado do MaranhÃ?£o, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do MaranhÃ?£o (CAEMA), entregou na manhÃ?£ desta sexta-feira (14), dois poÃ?§os para ampliar o Sistema de Abastecimento de Ã?gua do municÃ?­pio de EsperantinÃ?³polis. A aÃ?§Ã?£o, que faz parte do programa Ã?gua Para Todos, vai assegurar o abastecimento para mais de 9 mil pessoas do povoado Jiquiri e do bairro JovitÃ?£o. Ao todo, foram R$1.016.654,66 em investimentos para promover acesso regular a Ã?¡gua potÃ?¡vel, para a populaÃ?§Ã?£o daquelas regiÃ?µes.

Participaram do evento de entrega o presidente da CAEMA, Andr�© dos Santos Paula; o prefeito de Esperantin�³polis, Alu�­sio Carneiro Filho; lideran�§as pol�­ticas, vereadores e moradores da comunidade.

Os dois poÃ?§os perfurados pela CAEMA jÃ?¡ estÃ?£o em operaÃ?§Ã?£o. O poÃ?§o do povoado JovitÃ?£o tem vazÃ?£o de 50 mil litros de Ã?¡gua por hora e atende aproximadamente 6.670 moradores. Maria CÃ?©lia Alves Ferreira, moradora do bairro JovitÃ?£o, fala que mora na localidade desde 2012, mas que desde o ano de 2005 a regiÃ?£o sofria com a falta dâ??agua. â??GraÃ?§as a Deus chegou esse dia tÃ?£o sonhado para a nossa comunidade receber este poÃ?§o, pois hÃ?¡ anos nÃ?£o temos abastecimento regular de Ã?¡gua, o que nos salvava eram os carros pipas. Todos ficamos muito felizes com a parceria do Governo e CAEMA para solucionar esse problema e melhorar a nossa situaÃ?§Ã?£o, porque sem Ã?¡gua nÃ?£o tem como ter qualidade de vidaâ?, declarou.

O morador AntÃ?´nio DamiÃ?£o Neto relatou as dificuldades da comunidade no JovitÃ?£o e da esperanÃ?§a de dias melhores com mais Ã?¡gua nas torneiras. â??JÃ?¡ chegamos a ficar atÃ?© 15 dias sem Ã?¡gua, o que nos obrigava a buscar Ã?¡gua no aÃ?§ude que fica a mais de 1 quilÃ?´metro com lata na cabeÃ?§a. Algumas administraÃ?§Ã?µes anteriores, conhecedoras do nosso sofrimento, prometeram furar um poÃ?§o para nÃ?³s, mas sÃ?³ agora podemos ficar mais tranquilos com a certeza de que nÃ?£o ficaremos mais desabastecidos por tanto tempo. Agora temos Ã?¡gua potÃ?¡vel nas casas e a tendÃ?ªncia Ã?© sÃ?³ melhorarâ?, disse o morador.

Outro poÃ?§o entregue estÃ?¡ localizado no povoado Jiquiri, com vazÃ?£o de 20 mil litros por hora e atende mais 2.666 pessoas. â??Agora estÃ?¡ bom demais, nÃ?£o tÃ?­nhamos Ã?¡gua e agora jÃ?¡ estÃ?¡ tendo. Ã?? uma benÃ?§Ã?£o. Antes era sÃ?³ no carro pipa, uma, duas vezes na semana, e quando o carro quebrava, nem vinha. EstÃ?¡ excelenteâ?, falou JoÃ?£o Barbosa Lima, morador de Jiquiri.

AndrÃ?© dos Santos Paula, presidente da CAEMA, disse que a entrega dos sistemas, que de imediato jÃ?¡ estÃ?£o levando Ã?¡gua para 9.332 moradores, foi resultado de mais um compromisso cumprido pelo Governo do Estado em Parceria com a Companhia e que os investimentos foram mais de R$1.000.000,00. â??A questÃ?£o da Ã?¡gua sempre foi prioridade do Governo FlÃ?¡vio Dino, pois entende-se que Ã?¡gua Ã?© sinÃ?´nimo de vida, saÃ?ºde, dignidade e melhores condiÃ?§Ã?µes para tudo. Foi um motivo de muita satisfaÃ?§Ã?£o para o Governo e CAEMA fazer essa entrega para o povo de EsperantinÃ?³polis. Os poÃ?§os fazem parte dos esforÃ?§os para suprir demandas desse povo e aumentar a oferta de Ã?¡gua potÃ?¡vel e pronta para o consumo da populaÃ?§Ã?£oâ?, finalizou.

O prefeito da cidade, AluÃ?­sio Carneiro Filho, relembrou das dificuldades enfrentadas pela populaÃ?§Ã?£o durante a solenidade de entrega. â??NÃ?³s tÃ?­nhamos uma deficiÃ?ªncia muito grande na distribuiÃ?§Ã?£o de Ã?¡gua nessas regiÃ?µes, entÃ?£o desde que assumi a prefeitura, passamos a atendÃ?ª-los com abastecimento alternativo por meio de carros-pipas, mas nÃ?£o era tÃ?£o satisfatÃ?³rio a todos. Sem contar que tambÃ?©m enfrentÃ?¡vamos sinistros, como por exemplo a quebra desses carros, o que impossibilitava que a Ã?¡gua chegasse para a comunidade. Eu sÃ?³ tenho a agradecer ao Governo do MaranhÃ?£o por ter atendido essa solicitaÃ?§Ã?£o de EsperantinÃ?³polis e a CAEMA por ter assumido essa demandaâ?, declarou o prefeito.

Caema investe na melhoria do atendimento ao cliente em Imperatriz

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) promoveu treinamento para os atendentes comerciais da Gerência de Negócios de Imperatriz, com o objetivo de melhorar o atendimento aos clientes. Doze colaboradores da sede e do Viva/Procon participaram do treinamento.

Além dos investimentos em treinamentos de funcionários, a Caema também melhorou sua estrutura física para dar mais comodidade ao cliente, com reforma do ambiente e novos assentos. De acordo com a Gerência Regional de Imperatriz, já está programada a modernização do atendimento para diminuir o tempo de espera no atendimento aos consumidores.

O Gerente de Imperatriz, Luciano Costa, afirma que essas melhorias são para o bem-estar do cliente. “O funcionário do atendimento tem que estar preparado para atender todo tipo de situação. Esse treinamento serviu também para unificar as informações entre nossos atendentes afim de repassar de forma correta os procedimentos da Companhia aos consumidores, também diminuindo o tempo de atendimento”, diz.

Trabalhando há cinco anos no atendimento, o funcionário Hassen Pascoal disse que o treinamento foi fundamental para agilizar o atendimento. “Antes a gente ficava desnorteado com algumas situações, tentando resolver coisas que não eram de nossa função. Após o treinamento, alinhamos os procedimentos que são realizados pelo atendente para que possamos dar mais fluidez, deixando o atendimento mais rápido”, declarou Hassen, ressaltando a necessidade dos treinamentos.

Os atendentes também puderam revisar processos que são realizados pela Caema para dar qualidade ao atendimento, como rotinas no ciclo de faturamento, atualização cadastral e normas do refaturamento.

Treinamento aborda o uso consciente da energia elétrica

Na última sexta-feira (7), no auditório da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), ocorreu um treinamento visando o uso mais eficiente da energia elétrica nas dependências da Companhia. Ministrado pelo engenheiro mecânico Luiz Henrique Fonseca e pelo engenheiro eletricista Ricardo Costa Falcão, o evento apresentou métodos que melhoram o consumo de energia, de forma sustentável e mais eficiente.


Na ocasião, foram apresentados diversos tópicos, como por exemplo, explicações básicas relacionadas às bandeiras tarifárias, suas aplicações e quais as melhores maneiras de aproveitá-las considerando o trabalho desenvolvido em cada estação, a partir de horários estabelecidos pela concessionária de energia elétrica, dentre outros temas.


O engenheiro eletricista contou como se deu o processo. “Fizemos uma revisão conceitual dentro da grandeza de consumo de energia elétrica na CAEMA e expusemos, nessa capacitação, o que recebemos da Companhia de energia elétrica dando dicas de como eles podem identificar variações. Agora, os participantes estão aptos para fazerem as análises das faturas e a expectativa é de um maior controle para dimensionar e implantar medidas de melhor controle e racionamento de energia”, disse Ricardo Falcão.


O gerente de negócios da Unidade do Anjo da Guarda, George Pereira de Sousa, que participou da capacitação, falou sobre a necessidade da redução de gastos. “Estamos em tempos de otimizar a redução de custos com a operação e outras perdas. Hoje, especialmente, estamos acompanhando alguns processos, sob orientação de especialistas, de como reduzir os gastos com a energia elétrica, que é a segunda maior despesa da Companhia. Então é conhecer as estratégias compiladas pelo setor responsável e lançar o desafio de empregar boas ações aos colaboradores, para atingirmos essa meta”, ressaltou.


Luiz Henrique Fonseca, que também é gerente de Desenvolvimento e Controle Operacional da Caema (ODCD/ODCQ), explicou a importância do treinamento para representantes de cada Unidade de Negócio. “Precisamos modificar o olhar sobre a gestão de energia elétrica da CAEMA, pois, até pouco tempo, a análise das contas era concentrada em um só ponto, daí a necessidade de qualificar pelo menos um representante por unidade para que eles entendam e consigam definir e encontrar variáveis de consumo dentro da Companhia que possam ser contestadas junto ao nosso fornecedor, controladas e otimizadas”, finalizou.

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