Nesta quarta-feira (29), o Governo do Estado do Maranhão entregou aos moradores da Vila Macêdo, em Imperatriz, um novo Sistema de Abastecimento de Água que vai proporcionar mais qualidade de vida para pelo menos 4.500 mil pessoas. Esta foi mais uma ação do Programa ‘Água Para Todos’ que, desta vez, contou também com a parceria da AGEMSUL e da Secretaria de Estado das Cidades (SECID). A Companhia de Saneamento do Maranhão (CAEMA) vai administrar o sistema.
A ordem de serviço para início da perfuração e montagem do Sistema foi assinada em 6 de dezembro do ano passado. A obra teve andamento em ritmo acelerado. “Esta foi a primeira vez que tomei banho de chuveiro durante quase 5 anos. Eu estava cantando mesmo, porque, antes, era só no balde”, falou dona Wilma, moradora da Vila Macêdo.
O Sistema foi construído pela AGEMSUL e já está em funcionamento desde o mês de fevereiro. A empresa realizou a perfuração e montagem de um poço tubular profundo e implantou toda a rede de distribuição de água e as ligações domiciliares. A produção de água é de até 40 mil litros de água por hora, o que garante mais segurança hídrica para a população.
“Sofri muito sem água aqui na Vila Macêdo e estou aqui há 30 anos. Agora estou satisfeita porque tem muita água e ela é boa e forte”, declarou uma das moradoras mais antigas do bairro, dona Maria Rosa. Outra que está aliviada é a moradora Oraildes Araújo. “Já posso ligar a minha máquina e encher tudo sem ficar acordada de madrugada. Graças a Deus, com esse novo poço temos bastante água e estamos muito gratos”, afirmou.
O presidente da CAEMA, André dos Santos Paula, falou sobre a satisfação de alavancar a qualidade de vida para dessas pessoas. “Mais uma vez a CAEMA se faz presente nas casas de tantas famílias. Serão mais de 4 mil pessoas que realizarão suas atividades cotidianas com a água tratada por nós. Agradeço ao Governo por mais esse Sistema entregue, à AGEMSUL e à SECID pela parceria. Aproveito e peço que os cidadãos da Vila Macêdo não desperdicem água, que chequem e consertem vazamentos e usem sempre com muita consciência para que ela não falte”, disse o presidente.
Outras obras
Outras obras em Imperatriz estão em execução. Está sendo perfurado um poço no bairro Vilinha, que deverá cumprir requisitos técnicos de profundidade mínima de 350 metros, com uma vazão de aproximadamente 80 mil litros de água a cada hora de operação, para atender cerca de 9.500 moradores da área. O poço da Vilinha faz parte dos esforços para suprir demandas e aumentar a oferta de água potável e pronta para o consumo da população.
Também com execução pela AGEMSUL e administração da CAEMA, o poço que está sendo projetado para perfuraçãona Vila Zenira Fiquene também terá a vazão de 40 mil litros por hora e atenderá os bairros Vila Zenira Fiquene, Jardim Pérola e Vila Machado.
Somados, o investimento total para a conclusão em obras de quatro poços em Imperatriz inclui a urbanização da área de alocação, construção do abrigo de proteção para quadro de comando, aquisição e montagem de equipamentos necessários à operação, como o conjunto motobomba para exploração da vazão disponível. Será um investimento de mais de R$3,2 milhões na execução de serviços para construção destes sistemas simplificados.