CAEMA firma convênio com AFD e garante apoio para melhorar a eficiência dos serviços públicos de saneamento básico prestados à população maranhense

A Companhia de Saneamento Ambiental (CAEMA) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) celebraram Termo de Cooperação Técnica nesta sexta-feira (22), em evento virtual. O convênio simboliza a disposição mútua entre os signatários para viabilizar a melhoria da capacidade institucional da CAEMA, tendo em vista a disponibilização, por parte da AFD, de apoio aos esforços da Companhia e também do Governo do Estado, em melhorar a eficiência dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados à população maranhense.

O evento virtual contou com a participação do diretor presidente da CAEMA, André dos Santos Paula; do diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, Carlos Rogério Santos Araújo e demais diretores da Companhia, e do Diretor regional Brasil Cone Sul da AFD, Philippe Orliange. A Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), parceira na intermediação das missões para avaliação da situação econômico-financeira e operacional da Companhia, também esteve presente, sendo representada pelo secretário da pasta, Luis Fernando Silva. O Termo de Cooperação visa a otimização da qualidade na prestação dos serviços, do planejamento dos recursos e eficiência de sua implementação, da eficiência operacional e da gestão de negócios, sustentabilidade financeira, acesso a serviços, capacidade de gestão de responsabilidade sociocorporativa, estratégia e corporate governance da CAEMA.

Diante disso, tem-se em vista um Plano de Reforço de Capacidade e, durante sua execução, de forma dinâmica, a troca de informações acerca das mudanças com foco no reforço das capacidades da Companhia. Entre os frutos da parceria, espera-se alcançar a melhoria na promoção sustentável do abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios em que a CAEMA atua de forma alinhada à política de saneamento.

O diretor presidente da CAEMA, André dos Santos Paula, falou sobre a importância do momento para a Companhia. “Essa parceria que estamos desenvolvendo com a AFD se dá de uma forma adequada com o momento que estamos vivendo atualmente. As pressões que temos para organizar a empresa de forma competitiva e de avanço na prestação de serviços com qualidade para a população ficaram mais proeminentes. A meta número um do Governador é a universalização do abastecimento de água e, ao longo do tempo, ficou evidente que esse avanço precisa de uma readequação da empresa. A partir desse direcionamento, diversas ações estão sendo implementadas e a parceria com a AFD vai fazer com esses objetivos avancem mais e de forma mais efetiva”, finalizou.

Ao longo dos anos, a CAEMA tem buscado aprimorar seus processos e práticas operacionais para permitir a geração de valor para clientes, acionistas, colaboradores e sociedade, de forma sustentável. O Governo do Estado também não tem medido esforços para que a Companhia seja uma empresa mais eficiente. Estes empenhos foram considerados pela AFD, que disponibilizará mecanismos para apoiar, por meio de assistência técnica, as melhorias administrativas, operacionais e comerciais da CAEMA.

Para o Diretor regional Brasil Cone Sul da AFD, Phillipe Orliange, a assinatura do Termo de Cooperação nas circunstâncias atuais é a prova da força do interesse da CAEMA e da AFD em realizar um trabalho conjunto. “O programa que a AFD tem elaborado procura acompanhar a CAEMA nos seus esforços para se tornar mais eficaz e mais economicamente sustentável. Isso implica um diagnóstico de forças e fraquezas da empresa para chegar a um plano de reforço de suas capacidades. É com muito orgulho que vamos assinar esse Termo de Cooperação e com desejo de que tenha bons frutos, com a segurança de que teremos com a CAEMA uma parceria confiável e alinhada em nossos objetivos estratégicos”, disse.

O secretário de Programas Estratégicos do Estado, Luis Fernando Silva, ressaltou que a parceria elevará ainda mais a qualidade do serviço prestado pela Companhia. “Essa parceria vai garantir o diálogo de forças, potencialidades e problemas institucionais que resultarão em índices muito melhores no atendimento na área de saneamento aos cidadãos maranhenses. E o Governador Flávio Dino acredita que, de médio a longo prazo, a CAEMA seja um exemplo para o Brasil de uma empresa de saneamento de economia mista pode oferecer serviços essenciais com qualidade e sustentabilidade”, declarou.

Memória

As tratativas para uma colaboração mútua entre as instituições foram iniciadas em novembro de 2018, quando representantes da AFD vieram em missão à CAEMA pela primeira vez. De lá para cá, dezenas de reuniões aconteceram, onde a Companhia detalhou ao grupo de representação da AFD suas demandas, situação econômica–financeira, relevância dos projetos operacionais, bem como seu potencial de melhoria.

Protagonista da política de desenvolvimento da França, a Agência Francesa de Desenvolvimento traz novas expectativas de mudanças e de desenvolvimento na política de saneamento básico do Estado do Maranhão.

Sobre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)

 Instituição financeira pública e solidária, a AFD é a protagonista da política de desenvolvimento da França. Ela apoia projetos que melhoram a vida das populações de países em desenvolvimento, emergentes e territórios ultramarinos franceses, contribuindo, assim, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a implementação do Acordo de Paris sobre o clima. Presente em 115 países por meio de uma rede de 85 agências e 17 direções regionais, a AFD acompanha, atualmente, mais de 4.000 projetos de desenvolvimento. Em 2019, dedicou € 14,1 bilhões ao financiamento desses projetos. No Brasil, a AFD mobiliza € 1,9 bilhão, fazendo do país um de seus principais parceiros no mundo.

Link de acesso à página da AFD no Brasil: https://www.afd.fr/pt/page-region-pays/brasil

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

 

1. Não concordo com o valor da minha fatura. Como faço para contestar o valor?
O titular da conta, munido de sua fatura da CAEMA, deve informar o número da matrícula, seu CPF ou CNPJ e indicar a possível causa da alteração no valor. A solicitação pode ser feita pela Loja Virtual, Aplicativo CAEMA Mobile, Whatsapp (98) 99113-0195, Call Center 0800 7010 195 ou na Loja de Atendimento Presencial responsável por sua matrícula. A reclamação será analisada pelo atendente, podendo ser necessária a realização de uma fiscalização no imóvel. O protocolo pode ser acompanhado através de autoatendimento no Aplicativo CAEMA ou na Loja Virtual, ou com o auxílio de nossos atendentes nos demais canais.

2. Tenho débitos com a CAEMA. Como faço para negociar?
Para parcelar os débitos com a CAEMA, o titular da conta ou representante por ele autorizado por procuração com firma reconhecida, deve comparecer a uma de nossas Lojas de Atendimento Presencial ou realizar contato pelo canais virtuais.
Para identificar os documentos necessários conforme o perfil de cada cliente, clique aqui.
Para identificar os contatos da Loja de Atendimento Presencial e Virtual responsável por sua negociação, clique aqui
Para parcelar em até 12 vezes com Cartão de Crédito, clique aqui.
Lembramos que as condições de negociação são diferentes de acordo com o valor do débito e, também, caso existam negociações não cumpridas para a mesma matrícula. 

3. Meu imóvel está sem água. Como faço para confirmar o motivo?
Antes de entrar em contato com a CAEMA, verifique:
- A chave antes do medidor de água (hidrômetro) está aberta?
- Imóveis vizinhos também estão sem água?
- A água está com baixa pressão?
- O pagamento da conta de água está em dia?

 No caso de haver débitos, consulte-os na Loja Virtual ou no Aplicativo CAEMA Mobile.
Caso nenhuma dessas opções represente a situação do seu imóvel, existe a possibilidade de estar ocorrendo um suspensão temporária de abastecimento para manutenção emergencial ou programada.
Os avisos de suspensão temporárias, programadas ou emergenciais, são divulgados em nossa página do Facebook, twitter ou site. Consulte se sua localidade está entre as manutenções programadas. Caso não encontre, faça contato pelos canais virtuais e fale com um de nossos atendentes, pois o problema pode ser localizado, causado por obstrução ou vazamento.

4. Como faço para obter segunda via de uma fatura?
Para pagamento com código de barras, clique aqui.
Para emissão da segunda via, clique aqui.
Outras opções podem ser acessadas pelo Aplicativo CAEMA Mobile, Call Center e Whatsapp.
Para opções presenciais, dirija-se até uma de nossas Lojas de Atendimento.
Caso deseje receber todos os meses a fatura por e-mail, basta se cadastrar na Loja Virtual, solicitar através do Whatsapp ou no Atendimento Presencial.

5. Como solicito a mudança da titularidade da minha fatura?
A solicitação deve ser realizada na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel, no Aplicativo CAEMA Mobile, na Loja Virtual ou no Whatsapp da CAEMA. O cliente deve apresentar documentos legais que comprovem que ele é o atual proprietário do imóvel:
- Documento de compra e venda do imóvel;
- Recibo autenticado em cartório;
- Documento de Identificação Pessoal com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, entre outros) e CPF;

Em caso de aluguel, tanto o locador como locatário podem solicitar a mudança de titularidade munidos de seus documentos pessoais e contrato de aluguel autenticado em cartório. O locatário será inserido no sistema como usuário do imóvel (passando a ser o titular da fatura) e o locador continuará constando em nosso sistema comercial como proprietário.

Para imóveis de titular falecido, é necessário que o novo titular apresente o atestado de óbito ou inventário dos bens do falecido sempre que houver mais de um herdeiro. Caso possua, apresentar também comprovante de residência no endereço do imóvel alvo da solicitação.

Em caso de Pessoa Jurídica, o responsável deve apresentar o Contrato Social ou Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica, além do Documento de compra e venda do imóvel, autenticados, ou contrato de aluguel quando aplicável. 

6. Preciso pedir uma ligação de água para a CAEMA pela primeira vez. Como devo proceder?
A ligação nova pode ser solicitada na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel. No momento da solicitação, será necessário informar o documento de compra e venda autenticado do imóvel a ser abastecido e documentos pessoais do titular, como CPF e RG. Será realizada uma fiscalização no local para que a CAEMA se certifique dos trabalhos necessários para realizar a ligação, assim como cadastramento do imóvel para geração do número de matrícula do mesmo. A vistoria é um serviço taxado, cujo valor é cobrado na fatura inicial ou por guia de pagamento. Posteriormente será enviada equipe para realizar o serviço de ligação nova de água, também taxado, que será cobrado na fatura inicial. O prazo para execução de ligação nova de água será informado no ato da solicitação do serviço, pois há prazos diferentes de acordo com a Unidade de Negócios responsável pela região.

7. Como posso obter uma Declaração de não-usuário (DNU)?
A Declaração de não-usuário só pode ser solicitada para imóveis que não estão localizados em área abastecida pela CAEMA. Ela pode ser solicitada pelos canais virtuais ou na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel, sendo necessário fornecer endereço completo e CNPJ ou CPF. Por se tratar de uma solicitação taxada, o cliente só recebe a declaração após apresentar o comprovante de pagamento da guia. A declaração tem validade de 60 dias.

Para os clientes que residem em áreas abastecidas pela CAEMA, mas não possuem vínculo direto como usuários, somente é emitida uma Certidão Negativa de Débitos, que pode ser solicitada com os mesmos dados exigidos para emissão de DNU.

8. Paguei a mesma fatura mais de uma vez. Como devo proceder?
Os pagamentos são reconhecidos em até 48 horas após a realização do mesmo. Sendo assim, o cliente deve entrar em contato com a CAEMA pelos canais virtuais ou na Loja de Atendimento Presencial mais próxima de seu imóvel informando sua matrícula. O atendente vai consultar se a duplicidade de pagamento já consta em sistema e seguirá com a devolução do valor gerando crédito para próximas faturas. 

9. Como me cadastrar na Tarifa Social em virtude da minha situação econômica-financeira?

Para estar inserido na Categoria Residencial Popular, o consumo de água deve ocorrer exclusivamente para fins domésticos e possuir simultaneamente quatro das seguintes características:
a) Construção em taipa ou alvenaria de adobe;
b) Piso de cimento liso ou inferior;
c) Instalação sanitária única;
d) Ponto único para utilização de água para fins diversos;
e) Ponto único para utilização de energia elétrica;
f) Localização em rua popular.
Caso se enquadre nos critérios, o cliente deve solicitar a fiscalização comprobatória através dos canais virtuais ou na Loja de Atendimento Presencial.

Além da Tarifa Social, existe o Programa Viva Água do Governo do Estado do Maranhão, que isenta o cliente do pagamento das faturas de água e esgoto. Para ter possibilidade de participação nesse programa, o usuário titular deve possuir Número de Identificação Social (NIS), cadastro federal que regula as pessoas de baixa renda, e participar de algum programa social, como exemplo, o Bolsa Família. O imóvel deve estar cadastrado na categoria residencial e que apresente para cada economia, o consumo de água de até 25m³/mês (vinte e cinco metros cúbicos por mês), conforme estabelecido no Artigo 84 do Decreto Estadual nº 11.060/89. O Governo do Estado anualmente, conforme convênio junto à CAEMA, informa as matrículas contempladas pelo Programa.

Se você se encaixa nas condições acima, pode ser direito ao Programa Viva Água. Para aderir, procure o CRAS mais próximo de você. Para informações sobre o Viva Água, Clique aqui.

CAEMA realiza palestra por videoconferência abordando métodos de prevenção ao novo Coronavírus

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) promoveu, na manhã desta quinta-feira (14), uma palestra por videoconferência com o tema “Medidas preventivas para a CAEMA em tempos de Covid-19”, ministrada pelo médico sanitarista e secretário de Políticas Públicas do Governo do Estado, Marcos Pacheco.

O diretor-presidente da CAEMA, André dos Santos Paula, fez fala de abertura, destacando algumas ações realizadas pelo comitê instaurado na Companhia para monitoramento do Covid-19, como o distanciamento social de colaboradores do grupo risco e/ou com morbidades e dos que apresentassem eventuais sintomas da doença. No início das medidas, trabalhava-se com cerca de 2.000 funcionários atuando presencialmente e, nos dias atuais, o número foi reduzido, gradativamente, para cerca de 1.000. Aos servidores que seguem no trabalho em campo, tem-se fornecido materiais que auxiliam na prevenção, como álcool em gel, máscara, luvas além da realização de testes para verificar eventuais contágios.

Sobre a realização da palestra, o diretor reiterou que um dos pontos mais importantes para combater o novo Coronavírus é a informação. “É necessário esse momento de diálogo porque o combate a desinformação é importante, pois ela pode atrapalhar a eficácia da prevenção. O nosso trabalho é tão essencial quanto o de outros setores como Segurança, Saúde e Indústria Alimentícia, uma vez que precisamos manter a regularidade do fornecimento de água e o fator essencial à medida preventiva neste momento, é o conhecimento. Por isso é interessante que ele chegue e chegue de forma compreensível”, destacou.

Covid-19 e os cuidados a serem tomados

De acordo com o secretário de Políticas Públicas, Dr. Marcos Pacheco, o Covid-19 é um vírus que tem predileção pelo sistema respiratório e cujo contágio acontece pelas narinas ou pela boca. Os sintomas mais comuns assemelham-se aos de uma gripe, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, fadiga, perda de olfato e/ou paladar e dores musculares. No entanto, o vírus se manifesta de diferentes maneiras nos pacientes. “Quando ele se replica no corpo humano, cerca de 80% dos pacientes apresentarão ou apenas um quadro gripal ou não apresentarão sintoma algum. Porém, os outros 20% sentirão sintomas mais graves e em torno de 3% a 5% destes, manifestarão insuficiência respiratória”, explicou.

É necessário ficar atento a sinais específicos que indicam uma possível complicação: febre persistente, tosse intensa (incomodativa) e desconforto respiratório, são sintomas que apontam a necessidade de consulta médica. Nos casos leves da doença, é orientado repouso e isolamento de 14 dias a partir do primeiro sintoma; já os casos mais graves podem precisar de internação e o tempo de isolamento pode se estender até a 21 dias.

Quanto aos métodos de proteção tanto no trabalho quanto em outras situações, o médico ressalta que a máscara é a principal aliada. “Como o contágio do vírus se dá por vias respiratórias, a máscara é o principal equipamento para evita-lo, porque obstrui a sua entrada. O ideal é que a máscara tenha dupla face, uma interna e outra externa e que ela cubra todo o nariz se estendendo até a parte inferior do queixo”. Além disso, ele pontuou que não se podem deixar de lado outras ações, como o uso do álcool em gel, lavagem constante das mãos com água e sabão e uso de luvas e botas quando for necessário.

O gerente da Unidade de Negócios da Cidade Operária, George Coutinho, apontou alguns aspectos que chamaram sua atenção durante o discorrimento do tema. “A palestra foi muito propositiva e esclarecedora acerca dos principais pontos dessa pandemia. Questões importantes como prevenção, tratamento e os procedimentos para a volta ao trabalho, que são pontos pertinentes aos colaboradores da CAEMA, foram muito bem sintetizados e explicados. A Companhia está de parabéns por esta ação”, afirmou.

O auxiliar administrativo João Corrêa, da Superintendência de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente do Interior (OCI), também apontou detalhes importantes citados na palestra como o consumo de água e o uso da máscara. “O consumo constante de água é muito importante, hábito que em muitas das vezes ainda é negligenciado. Outro ponto interessante é o uso das máscaras, que não podem ser deixadas de lado mesmo se a pessoa já tiver se recuperado, uma vez que a sua imunidade não a impede de passar o vírus adiante”, finalizou.

 

 

CAEMA e Agência Francesa de Desenvolvimento assinam Termo de Cooperação Técnica

Na próxima sexta-feira (22), evento on-line marcará a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Adequando-se ao momento, o evento de assinatura acontecerá de forma virtual, às 16h30 com a presença do presidente da CAEMA, André dos Santos Paula; do Diretor da AFD no Brasil, Philippe Orliange; e do Secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luís Fernando Silva.

O Termo de Cooperação visa a melhoria da capacidade institucional da CAEMA, principalmente quanto à melhoria de suas capacidades, com o foco na prestação de serviços, planejamento quanto a utilização dos recursos, eficiência operacional, eficiência na gestão de negócios, sustentabilidade financeira, acesso a serviços, capacidade de gestão de responsabilidade social corporativa, estratégia e corporate governance.

A cooperação entre AFD e CAEMA conta com o apoio do Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Programas Estratégicos (SEPE), entre outros órgãos e entidades que, desde novembro de 2018, acompanharam as tratativas para melhorias na Companhia e aprimoramento da prestação dos serviços de saneamento básico.

Evento: Assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre a CAEMA e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)
Quando: Dia 22 de maio, 16h30
Onde: Evento virtual

CAEMA amplia oferta de água na cidade de Governador Eugênio Barros

Dando continuidade à política de melhoria dos serviços de saneamento por todo o estado, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) entregou novo Sistema de Abastecimento de Água para a população do município de Governador Eugênio Barros. A ação reforça o abastecimento para pelo menos 6,5 mil pessoas que já podem contar com o incremento de vazão de 50 mil litros de água por hora.

A entrega é resultado de mais uma ação do Programa Água Para Todos do Governo do Estado, executado pela CAEMA, que vai aprimorar a oferta de água para milhares de famílias. O novo sistema é formado por um poço tubular com 264 metros de profundidade e mais de 300 metros de rede de distribuição. Foram R$ 400.783,50 de investimentos para favorecer o suprimento de água naquela cidade.

“Este poço é muito importante para nós. Ele vai atender parte da nossa população. O Governador Flávio Dino, em boa hora, deu continuidade à obra e hoje entregamos ao município”, declarou a prefeita de Governador Eugênio Barros, Maria da Luz Figueiredo.

"Estamos trabalhando incansavelmente para levar mais água e de qualidade para nossos clientes. Dessa vez, com muita satisfação, entregamos um Sistema moderno para a cidade de Governador Eugênio Barros, que vai garantir conforto e segurança hídrica para várias famílias que não tinham abastecimento regular", declarou André dos Santos Paula, presidente da CAEMA.

O novo poço entregue à população aumenta a confiabilidade operacional e melhora a qualidade dos serviços prestados pela Companhia na cidade, especialmente na região adjacente ao novo sistema, já que a água não chegava nas casas das famílias, o que comprometia a qualidade de vida dessas pessoas.

"Agora tem Água Para Todos e é importante não desperdiçar e usar de maneira consciente para que ela não falte. O sistema já está operando e também será um grande aliado para essas famílias na prevenção ao COVID nessa época de pandemia" declarou André.

 

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