A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) iniciou, na manhã desta quinta-feira (15), o atendimento presencial agendado em sua Unidade do Anjo da Guarda. Os agendamentos podem ser realizados todos os dias pelo site www.caema.ma.gov.br. O serviço online também está disponível para os atendimentos na unidade do Centro, desde o dia 15 de junho; e nas unidades da Cidade Operária e Cohab, serão iniciados nos dias 3 e 16 de novembro, respectivamente.
Os atendimentos presenciais na unidade do Anjo da Guarda, assim como nas demais, ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 18h. Para ser atendido de forma presencial, o cliente deve acessar o site e escolher o horário e o dia, e comparecer à unidade, sem atraso, no horário e data marcados. A entrada nos locais de atendimento só será possível com o uso de máscara de proteção.
O atendimento nas lojas da CAEMA, nesse período de pandemia, acontece com a metade da capacidade permitida, mantendo o distanciamento entre os clientes e funcionários, bem como em cada guichê de atendimento possui uma proteção. Além disso, a Companhia instalou, na entrada da loja, a cabine de desinfeção.
“A medida tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas nos locais de atendimento ao público, visto que todas as normas de segurança sanitária estão sendo devidamente adotadas pela Companhia como forma de prevenção à COVID-19. Por isso, reafirmamos que não fechamos nenhuma unidade, estamos apenas , protegendo clientes e funcionários”, explica o diretor presidente da CAEMA, André dos Santos Paula.
Para agendar o atendimento no site da CAEMA, basta acessar a página oficial da Companhia e escolher a opção “Agendamento Online”. No aplicativo, o cliente deve escolher a opção “Agendar Atendimento”. Desde o início da pandemia, a Companhia elaborou um cronograma de reabertura gradual do atendimento presencial e manteve o atendimento remoto, através de seus canais digitais.
“Para a segurança dos nossos funcionários e dos nossos clientes, instalamos cabine de desinfecção sanitária e tomamos todos os cuidados para que tudo seja feito conforme os protocolos sanitários exigidos”, destaca a gerente de Relacionamento com o Cliente da CAEMA, Camila Cruz.
É importante lembrar que muitos serviços realizados pela CAEMA podem ser solicitados pelos seguintes canais de atendimento: Call Center: (0800 7010 195), WhatsApp: (98) 99113 0195 e aplicativo "CAEMA Mobile". No entanto, caso o cliente precise se deslocar até a unidade para ser atendido, o agendamento online é obrigatório.
Fonte: CAEMA
Texto: Alan Jorge / Saulo Maclean
Fotos: Hil Neto
A Ouvidoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) e a Ouvidoria Geral do Estado traçaram, na última quarta-feira (14), importantes metas de governança dos sistemas E-SIC e E-Ouv, plataformas integradas de todas as ouvidorias do governo. Durante o encontro, também foram discutidas orientações quanto ao acesso à informação da Lei de Proteção de Dados e Direitos dos Usuários de Serviços Públicos.
A Ouvidoria é um órgão de atendimento interno e externo, com função estratégica que visa contribuir para o aprimoramento e melhoria das atividades a partir de manifestações de clientes, empregados e cidadãos. Isso torna o setor imprescindível no processo de interlocução e mediação, para solução de questões referentes à qualidade dos serviços e transparência na gestão, com o cumprimento da legislação relativa do acesso à informação.
“A ouvidoria da CAEMA compõe uma plataforma estadual e federal de ouvidorias e de Serviços de Informações ao Cidadão, que tem como objetivo o acesso à informação e à proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, instituído pela Lei Federal n° 13460 de 26 de junho de 2017 e a Lei Ordinária Estadual N°10217 de 23 de março de 2015”, detalhou o ouvidor da CAEMA, George Pereira, durante o encontro.
Dentre algumas das competências das Ouvidorias, uma é fortalecer o comprometimento dos empregados na prática de gestão de relacionamento com o cliente, além da gestão participativa do cidadão, envolvendo a população nos questionamentos sobre saneamento básico. “Faz parte da Ouvidoria, avaliar a procedência de sugestões, reclamações, denúncias e encaminhar às áreas competentes”, explica o ouvidor-geral do Estado, Rodrigo Machado.
A Ouvidoria é um canal de segunda instância ao cidadão. Antes de reclamar à Ouvidoria, o cidadão deve procurar os canais oficiais de atendimento. Para isso, a CAEMA conta com os seguintes canais de atendimento: a Loja Virtual no site www.caema.ma.gov.br; o Call Center 0800 701 0195; o WhatsApp (98) 9-9113-0195; e o aplicativo “CAEMA Mobile”, disponível para Android, além das unidades de atendimento que já iniciaram o atendimento presencial agendado.
*Na foto: George Pereira, ouvidor da CAEMA; Rodrigo Machado, ouvidor Geral do Estado; e a assistente administrativa da CAEMA, Maria de Lourdes Farias.
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