O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), inaugurou, nesta segunda-feira (23), o quarto Sistema de Abastecimento de Água no bairro, desta vez para atender mais de 5 mil pessoas localidade.
Resultado de um investimento de mais de R$ 172 mil, feito pelo Governo do Estado, o equipamento está localizado na 1ª Travessa São José, Nº 52, entre as ruas Gonçalves Dias e Duque de Caxias, no bairro Pão de Açúcar, em São Luís.
“É a garantia de mais saúde e qualidade de vida para 5.400 pessoas dessa comunidade. Transformar a vida das pessoas, levando dignidade ao povo, tem sido uma marca do nosso Governo", frisou o vice-governador Carlos Brandão.
O poço tubular tem vazão de 40 mil litros/hora, profundidade de 144 metros, e atende cerca de 1.400 imóveis. “O Governo do Estado está fazendo muitos investimentos para melhorar o abastecimento de água em São Luís e nas demais cidades do estado”, destacou o presidente da CAEMA, André dos Santos Paula.
Os moradores receberam com gratidão a ampliação do sistema de abastecimento de água do bairro. “É muito bom ter água em casa. Lavar, banhar, fazer comida ficou mais fácil. Agora, temos água à vontade”, comemorou a dona de casa, Valéria Regina Alves Silva, de 41 anos.
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Fotos: Hill Neto / Nael Reis
Texto: Alan Jorge
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), em parceria com a Hemomar, realizou, nesta sexta-feira (27), campanha de incentivo à doação de sangue. Intitulada “Doe sangue, salve vidas”, a ação consiste em estimular o ato de doar sangue entre os colaboradores da Companhia e, assim, ser mais solidário para com o próximo.
A campanha ocorreu das 9h às 16h, com o apoio da Diretoria de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas (DG), por meio do seu Serviço Social. Pelo menos 16 profissionais da Hemomar participaram, entre os quais médicos, enfermeiros, assistentes sociais e pessoal da logística. Ao todo, 35 servidores foram voluntários e doaram sangue.
“A CAEMA vem realizando essa ação com a Hemomar com intuito de promover a doação de sangue entre nossos funcionários. Nesse momento, principalmente, houve um déficit de doadores devido à pandemia, e o nosso foco aqui é contribuir para estimular a doação”, informa a diretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas da CAEMA, Edna Portela.
Procedimento
Antes da coleta do sangue, o funcionário passa por um serviço de triagem. Nele, são coletados os dados pessoais do doador. Em seguida, o doador é submetido a teste de anemia, aferição da pressão arterial, medição de temperatura, e passa por uma entrevista com o médico. Caso seja considerado apto, o funcionário doador pode ter o sangue coletado.
O coordenador do Financeiro da CAEMA, Edjane Mesquita Almeida, foi um dos colaboradores que participaram do ato de solidariedade. “É um ato de amor ao próximo. É uma forma de ajudar quem mais precisa. Estamos atravessando um momento no qual a união de esforços e a solidariedade precisam ser prioridade”, lembrou o funcionário doador.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) iniciou o recadastramento de imóveis e clientes, na região metropolitana de São Luís, a começar pelo bairro Cohab e adjacências. O objetivo é a regularização da prestação de serviços e cobranças para quem ainda não está devidamente cadastrado ou cujos dados constam como desatualizados no sistema da Companhia.
No processo de recadastramento ocorre a atualização dos dados, tanto dos clientes quanto dos imóveis. A ação iniciou-se com duas equipes, mas, atualmente, já conta com quatro grupos para realizar o trabalho. Alguns dos bairros onde têm ocorrido o procedimento são: Cohatrac, Cohab, Cohab-Anil, Forquilha, Anil, Cruzeiro do Anil, Planalto, Aurora, Pão de Açúcar e, em breve na região da Cidade Operária.
O gerente de faturamento da CAEMA, Fábio Marques, explica que o recadastramento ajuda a traçar ações justas de cobrança, além da possibilidade da instalação de hidrômetros em áreas com abastecimento regular, mas que ainda não contavam com o equipamento de medição. Dessa forma, a fatura terá uma garantia a mais de transparência e um maior controle na prestação dos serviços.
“A Companhia tem o compromisso de manter os serviços funcionando e regularizar as cobranças para que o trabalho seja justo com o cliente e, ao mesmo tempo, ofereça condições para que a Companhia continue investindo em saneamento básico, na região metropolitana de São Luís e nos demais municípios do estado”, explica o chefe da Gerência de Faturamento.
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