AGÊNCIA ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO SOBRE OUTORGA

Agência Nacional de Águas (ANA) estará com as inscrições abertas para a primeira turma do curso a distância “Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos” entre 24 e 26 de abril. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente em www.trainning.com.br/eadana.asp e não serão aceitas inscrições realizadas fora do formulário contido no endereço eletrônico. A capacitação tem 400 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição. Com carga horária de dez horas, o curso poderá ser acessado a partir de 2 de maio em www.trainninglive.com.br e deverá ser concluído em até 15 dias. 

O objetivo do curso é proporcionar aos participantes um melhor entendimento a respeito da outorga de direito de uso de recursos hídricos, um dos instrumentos de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos. Serão abordados conceitos, aspectos legais, tipos de outorga existentes, usos sujeitos à outorga, entre outros assuntos. 

Receberão certificado digital – validado pela ANA – os alunos que concluírem a capacitação com aproveitamento mínimo de 70% em avaliação de desempenho. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones (61) 2109-5563 e 5261 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Capacitações da ANA

 

Este curso faz parte de uma série a distância promovida pela Agência Nacional de Águas. Em 2012 ainda será oferecido o curso Cuidando das águas, além de novas edições dos cursos já realizados no primeiro semestre: Comitê de Bacia: o que é e o que faz?, Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos, Introdução à Conservação de Águas em Sistemas Prediais, Hidro 1.2 – Sistema para Gerenciamento de Dados Hidrológicos e Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos.

Para acompanhar as capacitações realizadas pela ANA, acesse o Portal de Capacitação: http://capacitacao.ana.gov.br.

MELHORA A OFERTA DE ÁGUA NOS MUNICÍPIOS DO INTERIOR

Dando continuidade à política de melhorias dos sistemas de abastecimentos de água, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA se prepara para adquirir diversos implementos hidráulicos e elétricos, com a finalidade de revitalizar poços para aumentar a oferta de água para a população interiorana.  

No município de Paulo Ramos, o poço P-07, que fica localizado na sede será recuperado e passará a contar com uma vazão de água da ordem de 22 metros cúbicos por hora. Para isso serão adquiridos implementos hidráulicos como tubos, luvas, niples, registros, válvulas de retenção, além de  implementos elétricos como quadro de comando,  cabos elétricos, eletrodutos e conjuntos motor bombas.

Coelho Neto é outro município a ser beneficiado com a  manutenção   preventiva e corretiva do  poço P-10, que receberá também os implementos hidráulicos e elétricos para entrar em pleno funcionamento com vazão de 20 metros cúbicos por segundo.

Na cidade de D. Pedro I, está programada uma limpeza completa no poço P-08, localizado na sede. Com a chegada dos implementos hidráulicos e elétricos, e o conjunto motor bomba o poço voltará a funcionar, com uma vazão de 32 metros cúbicos por segundo. Com isso, cerca de duas mil e quinhentas famílias passarão a ter água potável em suas casas.

O município de Santa Inês também está incluído no plano de melhoria dos serviços de abastecimento da Companhia. A população já comemora as melhorias que serão realizadas no poço P-08 que possui uma vazão de 20 metros cúbicos. Localizado na sede, o poço será recuperado com limpeza e instalação de peças hidráulicas, elétricas e conjuntos motor-bomba necessários ao restabelecimento da captação de água.

A rede elétrica da estação de tratamento de água de Barra do Corda, que também necessitava de reparos foi recuperada com a instalação de vários equipamentos.

Segundo o superintendente do Interior, engenheiro Felipe Fernandes, o principal objetivo é aumentar a oferta de água para a população local. “A restauração desses poços aumenta a oferta de água, suprindo a carência de abastecimento nessas localidades,” afirma.

Otimista com as iniciativas, o presidente da CAEMA, engenheiro João Reis Moreira Lima, disse que essas ações estão sendo possíveis, graças ao apoio concedido pelo secretário de Saúde Ricardo Murad e pela governadora Roseana Sarney, que tem se empenhado em melhorar a qualidade de vida da população maranhense.

COLABORADORES CELEBRAM A PÁSCOA

Em clima de reflexão e oração, Diretores e Colaboradores da CAEMA participaram no dia 4 de abril, no auditório da sede administrativa, de um encontro para celebrarem a Páscoa, que caracteriza a morte e ressurreição de Jesus Cristo relembrada nos corações dos cristãos.

Para a assistente social Maria de Lourdes Viana de Carvalho, encarregada do Serviço Social da Companhia, o principal objetivo do evento foi repassar o verdadeiro sentido da Páscoa com mensagens de fraternidade e amor, lembrando o verdadeiro significado da Semana Santa.

“Nós dividimos o momento com reflexões e orações, principalmente em favor do  colaborador João Henrique Rocha, que dedicou muitos anos da sua vida à CAEMA e  naquele momento estava sendo enterrado. Oramos para que ele descansasse em paz. Também queríamos lembrar que não era só um feriado para diversão, mas sim um momento de repensar nos atos e refletir sobre o verdadeiro significado da data guardado em nossos corações”, comentou a assistente social.

No final do encontro foi servido um lanche e distribuídos ovos de páscoa aos participantes.

COLABORADORES PARTICIPAM DE ENCONTRO SOBRE CONTROLE DE QUALIDADE DA ÁGUA

Colaboradores da CAEMA participaram do 22º Encontro da Câmara Técnica de Controle de Qualidade, promovido pela Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), no Hotel Vila Galé em Salvador (BA).

Durante o encontro foram abordados dentre outros assuntos, a revisão da Portaria 2914/2011 que rege o controle de qualidade da água. Na oportunidade foi discutido também o problema sobre o controle de segurança da água, sistema que deverá ser implantado em todas as Companhias de Saneamento Ambiental do Brasil.

Além da discussão dos assuntos em questão, o evento serviu para a integração e troca de informações entre os empregados das Companhias de Saneamento, especialmente sobre as inovações tecnológicas do setor. “Os avanços tecnológicos estão acontecendo cada vez mais rápidos e a CAEMA precisa acompanhar essa evolução, para se enquadrar nas grandes empresas de saneamento básico do país”, comentou a química Lenimar Veiga Gomes, coordenadora de Monitoramento e Controle de Qualidade da Água.

Para a química Maria de Nazaré dos Santos Silva, o encontro visou também a conscientização das empresas quanto à necessidade do cumprimento das normas estabelecidas na Portaria 17.025, que estabelece as diretrizes para implantar e manter um sistema de gestão de qualidade adequado e eficaz para laboratórios de ensaios e calibrações. “O Ministério da Saúde irá cobrar das empresas de saneamento, a adequação e instalando de novos equipamentos necessários às análises mais sofisticadas  exigidas pela portaria”, comentou, acrescentando que, a partir daquele momento os colaboradores poderão colocar em prática a atualização das normas regulamentadas na Portaria 2914/2011, que rege todos os procedimentos sobre o controle de qualidade da água”.  

Os encontros são realizados a cada seis meses e em cada um é escolhido um estado diferente. A química Lenimar Veiga Gomes destaca a importância da realização frequente desses encontros. “Os encontros se caracterizam em excelente oportunidade para a reciclagem dos colaboradores envolvidos com o controle de qualidade da água, porque as inovações tecnológicas se expandem a uma velocidade grande e precisamos nos atualizar para poder acompanhar essas mudanças. Então, quanto mais encontros realizados durante o ano, melhor para adquirirmos mais conhecimentos”, destacou.

CAEMA DISPONIBILIZA MAIS UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

A Diretoria de Gestão Administrativa Financeira e de Pessoas da CAEMA disponibiliza aos colaboradores, por meio da Gerência de Tecnologia da Informação, mais uma ferramenta de trabalho destinada a facilitar a comunicação entre os vários setores da Companhia.

Trata-se da Intranet, conjunto de serviços de rede que atende a uma rede privada (rede particular de uma organização), oferecendo diversos serviços como: acesso a websites; e-mails; lista telefônica; acessos aos "softwares"; download de arquivos; divulgação, dentre outros.

Desde o dia 28 de março, ao acessar qualquer um dos navegadores, o colaborador da Companhia é automaticamente direcionado para a página da Intranet, onde se encontram as várias opções para navegar no software de sua área, além de ter acesso, em tempo preciso, às notícias internas de interesse de cada empregado.

Além de contribuir significativamente para melhorar a organização e o desenvolvimento das atividades de trabalho na empresa, essa ferramenta contribui também para aumentar a produtividade e benefícios, uma vez que proporciona informações atualizadas para os empregados; informações de logística que permitem uma melhor obtenção de serviços;     melhor comunicação entre os empregados no desenvolvimento de suas atividades e           distribuição de softwares.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação (GTIN) da CAEMA, analista de Sistemas Manoel Paulo Lima da Costa, a Intranet tem um público específico, que são os empregados da empresa. "O principal objetivo de uma Intranet é disponibilizar serviços e informações que facilitem a execução de suas atividades e tarefas. A intranet é uma ferramenta muito útil aos empregados da CAEMA, pois facilitará a comunicação entre todos os setores”, disse, destacando que enquanto a Intranet facilita a troca de informação entre os colaboradores, a Loja Virtual facilita a vida dos usuários.

Manoel Paulo explicou que nessa primeira etapa, a GTIN disponibiliza o acesso aos softwares e informações dos setores. “Na próxima etapa, na qual já estamos trabalhando, iremos oferecer outros serviços como por exemplo, a troca de documentos”.

Para a diretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas, Ivana Colvara de Sousa, essa é mais uma conquista e visa construir uma nova cultura dentro da corporação, fundamentada na troca de informação e colaboração. “A Intranet facilita o fluxo rápido de informações dentro da organização, sem boatos ou mal entendidos. Os setores que antes raramente interagiam, agora passam a colaborar em grandes projetos”, destacou.

 

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