Dando continuidade à política de melhorias dos sistemas de abastecimentos de água, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA se prepara para adquirir diversos implementos hidráulicos e elétricos, com a finalidade de revitalizar poços para aumentar a oferta de água para a população interiorana.
No município de Paulo Ramos, o poço P-07, que fica localizado na sede será recuperado e passará a contar com uma vazão de água da ordem de 22 metros cúbicos por hora. Para isso serão adquiridos implementos hidráulicos como tubos, luvas, niples, registros, válvulas de retenção, além de implementos elétricos como quadro de comando, cabos elétricos, eletrodutos e conjuntos motor bombas.
Coelho Neto é outro município a ser beneficiado com a manutenção preventiva e corretiva do poço P-10, que receberá também os implementos hidráulicos e elétricos para entrar em pleno funcionamento com vazão de 20 metros cúbicos por segundo.
Na cidade de D. Pedro I, está programada uma limpeza completa no poço P-08, localizado na sede. Com a chegada dos implementos hidráulicos e elétricos, e o conjunto motor bomba o poço voltará a funcionar, com uma vazão de 32 metros cúbicos por segundo. Com isso, cerca de duas mil e quinhentas famílias passarão a ter água potável em suas casas.
O município de Santa Inês também está incluído no plano de melhoria dos serviços de abastecimento da Companhia. A população já comemora as melhorias que serão realizadas no poço P-08 que possui uma vazão de 20 metros cúbicos. Localizado na sede, o poço será recuperado com limpeza e instalação de peças hidráulicas, elétricas e conjuntos motor-bomba necessários ao restabelecimento da captação de água.
A rede elétrica da estação de tratamento de água de Barra do Corda, que também necessitava de reparos foi recuperada com a instalação de vários equipamentos.
Segundo o superintendente do Interior, engenheiro Felipe Fernandes, o principal objetivo é aumentar a oferta de água para a população local. “A restauração desses poços aumenta a oferta de água, suprindo a carência de abastecimento nessas localidades,” afirma.
Otimista com as iniciativas, o presidente da CAEMA, engenheiro João Reis Moreira Lima, disse que essas ações estão sendo possíveis, graças ao apoio concedido pelo secretário de Saúde Ricardo Murad e pela governadora Roseana Sarney, que tem se empenhado em melhorar a qualidade de vida da população maranhense.