ASSESSOR DA CAEMA PARTICIPA DE SEMINÁRIO NA FIEMA

O assessor da Presidência da Companhia de Saneamento Ambiental – CAEMA, engenheiro Carlos Rogério Araújo, participou do Seminário de Sensibilização e Capacitação sobre a Política Nacional de Saneamento Básico e os Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que foi realizado de 24 a 26 de julho no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA).

O encontro teve por objetivo buscar junto ao Ministério Público o remanejamento do prazo de elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos (PMRS), que consiste em ter como prioridade as metas de não gerar lixo, reduzir, reutilizar, reciclar e tratar de forma correta o destino final dos resíduos sólidos, de agosto de 2012 a dezembro de 2013.

A elaboração do Plano Municipal dos Resíduos Sólidos acontece em cumprimento à Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Segundo a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público do Maranhão, o não cumprimento da Lei, obrigatória a todos os municípios, poderá resultar em sanções administrativas, civis e criminais além de cortes nos repasses públicos para o município.  

Durante o seu discurso na abertura do evento, o engenheiro Carlos Rogério ressaltou que o descarte correto do lixo contribuirá também para a melhoria dos serviços prestados pela Companhia, uma vez que o mesmo causa sérios problemas operacionais tanto na área de esgotamento sanitário como no abastecimento. “Quando se descarta o lixo de forma incorreta, ele vai parar na rede coletora de esgoto, causando obstrução e extravasamento, além de contaminar os mananciais de onde a CAEMA faz a captação da água, dificultando a questão do tratamento. O lixo é maléfico tanto para os sistemas de abastecimento como para o esgotamento sanitário das cidades, dentre outros problemas que pode causar”, disse. 

O evento promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses - CONLAGOS, foi direcionado para os 217 municípios do Estado do Maranhão e contou com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério das Cidades (MCID), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República (SAF-PR) e Secretarias de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID).

Como resultado final dos trabalhos, o CONLAGOS, a SECID, a SEMA e os gestores municipais irão aprovar a Carta de São Luís, onde reafirmam o compromisso político com as Políticas de Saneamento e Resíduos Sólidos. O documento visa também à elaboração de Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos através da formação de consórcios públicos, como instrumento de gestão. 

ENGENHEIRO DA CAEMA LANÇA LIVRO SOBRE HISTÓRIA DO SANEAMENTO EM SÃO LUÍS

Em clima de festa, o gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, engenheiro Raimundo Nonato Medeirosrealizou às 19 horas do dia 26 de julho, no Palácio Cristo Rei (UFMA), o coquetel de lançamento do seu 4º livro, cujo título é “Donana Jansen e a água encantada”.

A obra conta a história do primeiro sistema de abastecimento de água de São Luís, bem como o primeiro sistema convencional de bombeamento de água utilizado. Antes disso a distribuição de água era feita por meio das carroças de Ana Jansen, que vendia água transportada por seus escravos. A narrativa acontece de forma lúdica, isto é, o autor escreve uma peça teatral, uma comédia, para narrar o fato.

Essa é também uma forma de Medeiros render seus tributos à Capital Maranhense que comemora o seu Quarto Centenário no mês de setembro deste ano. “Este livro foi feito para homenagear. É uma homenagem pessoal minha, pelos 400 anos da cidade de São Luís”, comenta.

Raimundo Medeiros, que é escritor e membro da Academia Caxiense de Letras, é autor das obras        Rio Itapecuru: águas que correm entre pedras; Água no Saneamento; O meu compromisso com a Academia. Existem outros projetos literários em andamento.

O evento contou com a participação de colaboradores de diversas Gerências da Companhia, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – Seção Maranhão (ABES-MA) e do público em geral.

3ª PARADA NO SISTEMA SACAVÉM

A CAEMA COMUNICA QUE REALIZARÁ A TERCEIRA PARADA NO SISTEMA SACAVÉM, NO HORÁRIO DAS 8 HORAS À MEIA NOITE DO DIA 16 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA), PARA DAR CONTINUIDADE AOS SERVIÇOS NA SUBESTAÇÃO ELÉTRICA.

COMUNICA AINDA, QUE O ABASTECIMENTO SERÁ APENAS REDUZIDO NOS BAIRROS: CENTRO, SÃO PANTALEÃO, MADRE DEUS, GOIABAL, COROADINHO, VILA BESSA, BELIRA, LIRA, PARTE DA AREINHA, MACAÚBA, APICUM, CAMBOA, VILA BANGU, DIAMANTE, VILA PASSOS, CORÉIA DE BAIXO, CORÉIA DE CIMA, SÍTIO DO MEIO, ALTO DA BOA VISTA, RETIRO NATAL, LIBERDADE, TOMÉ DE SOUSA, FÉ EM DEUS, FLORESTA E PARTE DO MONTE CASTELO.

A DIRETORIA

3º FÓRUM DE COMERCIALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO

 

A Diretoria de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA realizou nos dias 6, 7 e 8 de agosto, no auditório da Sede, o 3º Fórum de Comercialização dos Serviços de Água e Esgoto, cujo tema foi  ”Normas e Padronização de Procedimentos na Área Comercial”.

A finalidade foi normatizar e padronizar os procedimentos da área comercial como: processos comerciais; política comercial e regulamento de serviços visando uma uniformidade no atendimento ao cliente, para que todas as Gerências de Negócios adotem procedimentos iguais no atendimento ao cliente.

Durante os três dias foram discutidos assuntos relacionados a Processos Comerciais, com a mediação do Gerente de Negócios de Pedreiras, engenheiro José Antonio Ribeiro Bastos; Política Comercial, que teve como facilitador o Gerente de Negócios da Cohab, contador Ismário Nunes; Regulamento de Serviços, apresentado pelo superintendente Comercial de Relações com o Cliente, engenheiro Clenilson Novaes; Questões Legais, exposto pelo Gerente Comercial, analista de Sistema Ygor Silva; Arranjos Setoriais nas Unidades e Questões Diversas foram conduzidos pelo gerente de Negócios do Vinhais, engenheiro João Serra.

Para o ouvidor da Companhia, tecnólogo em Informática Sérgio Anchieta, o Fórum contribuiu para a aplicação das normas e procedimentos já existentes na CAEMA para melhorar o relacionamento com o cliente. “Com a padronização haverá uma melhoria nos serviços da área comercial e no atendimento aos clientes, uma vez que todos trabalharão de uma mesma forma”, explica.

A partir das questões levantadas no encontro, será elaborado um documento final com propostas de alterações e atualizações das normas e regulamentos de serviços. Esse documento será apresentado à Diretoria da empresa com as reivindicações e as sugestões de modificações a fim de serem apreciados e aprovados pela mesma.

Participaram do Fórum, Gerentes de Negócios da capital e interior; Chefes de Lojas de Atendimento; Coordenadores Comerciais da capital e interior e Assessores das Diretorias, totalizando 50 pessoas.

 
 

3º FÓRUM DE COMERCIALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO

A Diretoria de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA realizou nos dias 6, 7 e 8 de agosto, no auditório da Sede, o 3º Fórum de Comercialização dos Serviços de Água e Esgoto, cujo tema foi  ”Normas e Padronização de Procedimentos na Área Comercial”.

A finalidade foi normatizar e padronizar os procedimentos da área comercial como: processos comerciais; política comercial e regulamento de serviços visando uma uniformidade no atendimento ao cliente, para que todas as Gerências de Negócios adotem procedimentos iguais no atendimento ao cliente.

Durante os três dias foram discutidos assuntos relacionados a Processos Comerciais, com a mediação do Gerente de Negócios de Pedreiras, engenheiro José Antonio Ribeiro Bastos; Política Comercial, que teve como facilitador o Gerente de Negócios da Cohab, contador Ismário Nunes; Regulamento de Serviços, apresentado pelo superintendente Comercial de Relações com o Cliente, engenheiro Clenilson Novaes; Questões Legais, exposto pelo Gerente Comercial, analista de Sistema Ygor Silva; Arranjos Setoriais nas Unidades e Questões Diversas foram conduzidos pelo gerente de Informática, analista de sistema Manoel Paulo e pelo gerente de Negócios do Vinhais, engenheiro João Serra.

Para o ouvidor da Companhia, tecnólogo em Informática Sérgio Anchieta, o Fórum contribuiu para a aplicação das normas e procedimentos já existentes na CAEMA para melhorar o relacionamento com o cliente. “Com a padronização haverá uma melhoria nos serviços da área comercial e no atendimento aos clientes, uma vez que todos trabalharão de uma mesma forma”, explica.

A partir das questões levantadas no encontro, será elaborado um documento final com propostas de alterações e atualizações das normas e regulamentos de serviços. Esse documento será apresentado à Diretoria da empresa com as reivindicações e as sugestões de modificações a fim de serem apreciados e aprovados pela mesma.

Participaram do Fórum, Gerentes de Negócios da capital e interior; Chefes de Lojas de Atendimento; Coordenadores Comerciais da capital e interior e Assessores das Diretorias, totalizando 50 pessoas.

 
 

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