Tarifa da CAEMA é a mais barata do Nordeste

O novo valor da tarifa cobrada sobre consumo do metro cúbico de água cobrado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, passará a valer no próximo dia 19 de fevereiro. O reajuste tarifário foi autorizado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e serviços Públicos – MOB. Por meio da Resolução N. 01 /2019- MOB/MA, publicada no diário oficial em 09 de janeiro de 2019, o reajuste leva em consideração a defasagem da tarifa para o cumprimento e prestação dos serviços de abastecimento.

O percentual de 22,33% de acréscimo autorizado pela agência reguladora para recomposição da tarifa com efeito de revisão e equiparação de perdas inflacionarias ao longo de um período de três anos sem aumento, eleva a primeira faixa de consumo, até 10 mil litros de água tratada/mês (10m³/mês) para o valor de R$25,49.

O último aumento tarifário antes deste ajuste, ocorreu em setembro de 2016. À época, a antiga tarifa que era de R$18,87 passou para R$20,80 cobrados desde então.

Com a nova equiparação, a tarifa cobrada, ainda sim, manterá a Companhia entre aquelas que tem a menor tarifa no país, e a menor do Nordeste. “Quando comparada a tarifas cobradas por outras Companhias que atuam na região nordeste, chega-se a uma diferença bem acentuada que gira, em alguns casos, em torno de 84%, a exemplo da tarifa cobrada para a mesma faixa de consumo em Alagoas, cujo valor é de R$46,80”, calcula o diretor de comercialização e atendimento ao cliente, Carlos Alberto Martins.

Em âmbito estadual, a tarifa da CAEMA também permanece como a menor proporcionalmente em relação às outras a tarifas. Em se tratando da região metropolitana, essa diferença chega a margem de 7% menor, ou mais barata que a da outra concessionaria.

Para o presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo, essa revisão também contribui com o momento atual em que a CAEMA se encontra. Ele destaca que só agora, após 52 anos de serviços prestados à população do estado, a CAEMA está novamente sendo priorizada com olhar estratégico voltado para aplicação de recursos em saneamento básico, com acesso a água trada de qualidade, para que se elevem os índices de saúde, bem-estar, e qualidade de vida da população maranhense.

“Isso é uma prova de que os esforços para fornecer saneamento básico protegendo ao meio ambiente, a vida da população e, também, esforços para levar água a quem precisa, são objetivos concretos deste governo”, frisou.

Apesar de baseada na universalização e no subsídio cruzado entre os sistemas, o serviço de abastecimento, assim como qualquer outra atividade econômica, gera despesas que precisam ser custeadas no processo. No caso da CAEMA, os custos de operação são altos, como explica o diretor de Manutenção e Operação, André dos Santos Paula.

“São 162 sistemas de abastecimento de água operados no Maranhão, sendo 149 deles em sedes municipais e em povoados. Somente em São Luís, cerca de 301 mil ligações que precisam ser abastecidas com água potável.  Antes que a água limpa e pronta para consumo chegue a todas as torneiras destas casas, é preciso que se mantenha funcionando uma enorme estrutura para captação, tratamento e distribuição nas cidades para que se possa atender a população”, diz o diretor, enquanto reforça a parcela de responsabilidade do consumidor dentro desta engrenagem ao que pese em manter suas faturas em dia.

CAEMA capacita profissionais em tratamento de efluentes

Encerrou na manhã da última sexta-feira (11), mais um treinamento de capacitação em tratamento de efluentes promovido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), aos operadores e químicos da empresa. O treinamento foi iniciado na segunda-feira (7), ministrado pelo engenheiro ambiental e sanitarista Alber Gondin, da empresa ACS Ambiental do Estado do Ceará, com duração de 40 horas/aula com dimensões teóricas e práticas, afim de garantir a qualidade dos serviços prestados por quem atua na instalação e manutenção das estações de tratamentos compactos.

O primeiro dia de treinamento contou com conteúdo programático teórico e inovador, que abordou novas tecnologias aeróbicas, anaeróbicas e de desinfecção, bem como a utilização de alguns produtos químicos no tratamento de efluentes para que seja possível o reuso da água em atividades que não necessitam de potabilidade significativa. Nos três dias seguintes, o conhecimento adquirido previamente foi posto em prática nas subestações de tratamento compactos da CAEMA. Alguns problemas pontuais foram resolvidos e explicações do que foi visto em sala de aula se intercalaram com a execução de atividades na finalidade de que os colaboradores compreendam melhor os processos operacionais envolvidos na função, e aumente a eficiência do sistema.

De acordo com Alber Gondim, a tecnologia utilizada atualmente pela CAEMA no tratamento de efluentes, já é considerada como de ponta e a capacitação foi necessária para tirar dúvidas em relação ao sistema compacto de tratamento. "Foram 3 dias de aulas práticas nas unidades da própria empresa para desenvolver as habilidades dos colaboradores em relação ao sistema. No final, voltamos à sala de aula para um apanhado do que vimos em campo e ressaltamos as oportunidades e a elaboração do plano de ação, para que as estações deem, de fato, a eficiência permitida pela tecnologia implantada", declarou o sanitarista.

Afonso Alencar, coordenador de tratamento de esgoto da CAEMA, destacou que o treinamento foi mais uma oportunidade de qualificar os operadores da capital e do interior do Estado. "Recentemente, passamos por um outro treinamento com o conteúdo mais diversificado, mas percebeu-se que haviam muitas dificuldades, especificamente na área operacional das estações compactas, então solicitamos esse curso de capacitação e fomos atendidos. Essa ação só vai trazer ganhos para a empresa, tanto relacionados a produtividade, quanto no proveito de nossos equipamentos", concluiu Afonso.

A ETE Compacta é a estação de tratamento ideal para condomínios e estabelecimentos comerciais e, também, para locais não atendidos pela rede pública. Traz grandes vantagens ambientais, pois além de permitir o reuso da água na descarga, lavagem de piso e de veículos, e outras atividades que não necessitam da água potável, viabiliza o tratamento de esgoto em pouco espaço e traz grande economia de recursos, inclusive de energia, pela instalação e manutenção simples.

No encerramento, os funcionários que participaram dos 5 dias de treinamento, receberam certificado. O presidente da Companhia, Carlos Rogerio Araújo, esteve presente e destacou a importância da ação.  “O tratamento de esgoto é de grande importância para o desenvolvimento social e preservação do meio ambiente, já que, caso não receba tratamento adequado, os rios e fontes de água serão poluídos e consequentemente a população em geral sofrerá o impacto. Portanto, tendo em conta que as ETEs são os canais pelos quais estas demandas são recebidas, é indispensável que nossos operadores estejam muito bem preparados para viabilizar todo o processo, então este é um investimento que, não traz somente mais aprendizagem para o corpo funcional da empresa, como nos ajuda a cumprir a missão de ofertar um excelente serviço de saneamento aos nossos clientes”,  concluiu o presidente.

 

FIQUE EM DIA COM A CAEMA

 
 
 
Agora você pode regularizar os débitos da sua conta de água e evitar a negativação do seu nome, além da suspensão do fornecimento de água. Procure uma de nossas unidades de negócios, escritórios ou guichês de atendimento no Viva/PROCON mais próximo, na capital ou interior e negocie! Sua conta em dia garante mais saúde pra sua família, mais obras e um serviço cada vez melhor para todos.
 
 
Pagamento em parcela única, à vista, com redução de 100% de juros e multa, e desconto de 30% do valor principal da dívida;
 
Pagamento  em até 3 (três) parcelas iguais e sucessivas, com redução de 100% de juros e multas e desconto de 20% do valor principal da dívida.
 
Pagamento em até 6 (seis) parcelas iguais e sucessivas, com redução de 100% de juros e multas e desconto de 10% do valor principal da dívida.
 
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No caso do parcelamento, o valor de cada parcela não pode ser menor do que R$ 100.
 
Podem entrar no programa todas as contas vencidas até o dia 27 de novembro deste ano. Os consumidores podem aderir ao Fique em Dia com a Caema até 31 de janeiro de 2019.
 
Para aderir, o cliente deverá comparecer a qualquer uma das unidades de negócios da Caema na capital e no interior, além dos postos de atendimento do Viva e Procon.
 
Na capital, as unidades ficam no Centro, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Cohatrac e Vinhais, além de unidades de atendimento nos Vivas/Procon.
 
No interior, a adesão ao Programa pode ser feita em uma das nove gerências regionais, localizadas em Imperatriz, Itapecuru, São João dos Patos, Pedreiras, Coroatá, Pinheiro, Presidente Dutra, Chapadinha e Santa Inês, além de escritórios de atendimento nas cidades que contam com sistemas de operação.
 
 
 
 
SÃO LUÍS
 
VIVA/PROCON - BEIRA MAR
Av. Beira-mar, S/N Beira Mar
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VIVA/PROCON  - SHOPPING DA ILHA
Av. Daniel de La Touche, 987 – Cohama – PISO L4 – CEP: 65074-115.
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VIVA PROCON KIDS – SHOPPING PASSEIO
Av. Contorno Norte, 145 – Cohatrac IV, São Luís – MA – Shopping Passeio – CEP: 65054-375
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PROCON SÃO FRANCISCO
Av. Castelo Branco, 848 - São Francisco, São Luís - MA, 65076-090
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ANJO DA GUARDA
R. Palestina, S/N - Anjo da Guarda, São Luís - MA, 65085-235
Telefone:(98) 3878-1280 / 3878-1281
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CENTRO
Av. Sen. Vitorino Freire, S/N - Centro, São Luís - MA, 65000-000
Telefone:(98) 3878-1255
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CID.OPERÁRIA
Av. Esteban Duzentos e Três, S/N - Cidade Operária, São Luís - MA, 65058-156 Telefone: (98) 3878-2066 / 3878-2071
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COHAB
AV. Principal, S/N - COHAB Anil III, São Luís - MA, 65051-843
Telefone:(98) 3878-2030
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VINHAIS
Av. Jerônimo de Albuquerque, n°100 - Alto do Calhau, São Luís - MA, 65074-220
Telefone:(98) 3878-7950 / 3878-7959
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IMPERATRIZ
 
IMPERIAL SHOPPING
Rodovia BR-010, nº 100 – Jardim São Luís, Imperatriz/MA , CEP:65913-015
Telefone: (99) 3523-2720
 
TOCANTINS SHOPPING
Rua Piauí, 580 – Centro, Imperatriz – MA, CEP: 65901-61
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CHAPADINHA
Av. Ataliba Vieira de Almeida, 1884, Chapadinha - MA, 65500-000
Telefone: (98) 3471-1471
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COROATÁ
Endereço: Rua Senador Leite, 836 - Centro de Coroatá - MA
Telefone: (99) 3641-3827
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ITAPECURU
Av. Gomes de Sousa, s/n, Centro. Telefone: (99) 3463-1383
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PEDREIRAS
R. das Laranjeiras, 1075, Pedreiras - MA, 65725-000
Telefone: (99) 3642-1133
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PINHEIRO
R. Luís Domingues, 45, Pinheiro - MA, 65200-000
Telefone:(98) 3381-1524
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PRESIDENTE DUTRA
R. Cel. Sebastião Gomes, 467, Pres. Dutra - MA, 65760-000
Telefone: (99) 3663-0351
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SANTA INÊS
Rua do Sol, 553, Santa Inês - MA, 65300-000 
Telefone: (98) 3653-2255
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SÃO JOÃO DOS PATOS
Av. Presidente Médice, São João dos Patos - MA, 65665-000
Telefone: (99) 3551-2245
 
 
 
 
 

Campanha Fique em Dia com a Caema já fez 18 mil renegociações

Desde que foi lançada, em dezembro do ano passado, a campanha Fique em Dia com a Caema já garantiu a conclusão de aproximadamente 18 mil renegociações de dívidas, o que representa um total de R$ 12,5 milhões negociados em todo o Maranhão. A campanha de renegociação de pendências se estende até o próximo dia 31 de janeiro. Podem participar clientes com contas vencidas até 27 de novembro de 2018.

Os números foram apresentados pelo gerente de Comercialização da Companhia, Ygor Frazão. Segundo ele, a procura por descontos vem fazendo com que muitos clientes optem pelo pagamento à vista.

“Os clientes têm preferido negociar suas dívidas com pagamentos à vista por conta do desconto de 30% no valor principal da dívida, além de redução de 100% dos juros e multas. Os pagamentos à vista representam 75% do total de negociações já realizadas”, detalhou Ygor.

Ainda segundo o gerente, dentre as opções de parcelamento, o consumidor vem optando por dividir o pagamento em seis vezes. Mas existem aqueles que preferem negociar nas condições normais oferecidas pela Companhia, disponíveis o ano todo e não apenas no período da campanha. É o que explica a coordenadora de Cobrança da Caema, Sana Castro.

“Nesses casos, os parcelamentos normais são sem descontos de juros e multas e com acréscimo de juros nas parcelas, o que faz os benefícios da campanha Fique em Dia com a Caema se tornem mais vantajosos para o cliente, já que, com eles, é possível quitar débitos pagando em uma só vez, recebendo desconto de 100% em juros e multas e mais 30% no valor principal da dívida, ou ainda, optar por parcelamento, que também possuem seus equivalentes descontos”, detalhou Sana Castro.

A iniciativa parte de Medida Provisória assinada pelo governador Flávio Dino no final de 2018, que instituiu o Programa Especial de Regularização de Débitos junto à Caema.

Números positivos em Imperatriz

Em Imperatriz, maior cidade da região Sul do Maranhão, a campanha Fique em Dia com a Caema já renegociou débitos ou quitou dívidas de 2.543 clientes desde dezembro.

“É um número muito positivo em comparação com o mesmo período do ano passado, estamos hoje com as áreas de atendimento cheias em todas as lojas da Caema de Imperatriz. Este é um período que geralmente as pessoas não procuravam nossos atendimentos por conta das festas de fim de ano, mas ao que parece, estamos alcançando os nossos objetivos de negociações”, comemora o coordenador comercial da Gerência da Companhia em Imperatriz, Verlom Silveira.

Como participar

Para aderir à campanha, basta que o cliente compareça a qualquer uma das unidades de negócio ou postos de atendimento da Caema portando documentos que comprovem sua identificação, contas ou negociações em atraso. Isso vale para contas vencidas até o dia 27 de novembro de 2018.

No local, o cliente escolhe uma das propostas de renegociação de débitos ou quitação de dívidas.

Quem desejar pagar à vista recebe 30% de desconto do valor principal da dívida, além de desconto de 100% em juros e multas. Para quem preferir parcelamento, as opções permitem que o pagamento seja feito em 3 ou 6 vezes.

Nas duas, há desconto de 100% dos juros e multas acumuladas. Com o parcelamento em 3 vezes, o desconto do valor principal da dívida é de 20%, e para parcelamento em 6 vezes o desconto do valor principal é de 10%. 

 

CAEMA promove capacitação em Tratamento de Efluentes

De 11 a 14 de dezembro, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) realizou treinamento com funcionários destinado para atividades como controle, monitoramento e operação de Estações de Tratamento de Efluentes para operadores, analistas, gestores, técnicos e engenheiros ambientais.

Objetivando aprimorar a qualificação dos colaboradores e, consequentemente, melhorar a qualidade da atuação das ETEs, o curso realizado na ETE Vinhais foi ministrado pela Especialista em Tratamento de Efluentes e representante da Acquasolution Consultoria Ambiental, Flavia Marques. De acordo com a especialista, o treinamento teve como intuito o aprimoramento do processo de operação das estações e boas práticas com relação ao controle desses sistemas.

O treinamento contou com um conteúdo programático diversificado sobre o sistema das ETEs, abrangendo temáticas como fundamentos básicos, parâmetros de controle e monitoramento de processo, gerenciamento operacional, custos, indicadores de qualidade, higiene, saúde e segurança, legislação, paradas, inibição, odores, manutenções e ações emergenciais.

Durante o encerramento do curso, esteve presente também o presidente da Caema, Carlos Rogerio Araújo, que na ocasião enfatizou sobre a extrema importância do treinamento. “A capacitação dos empregados visa o aprimoramento de suas habilidades para executar funções específicas, como a técnica de tratamento do esgoto, com resultados positivos para a salubridade ambiental”, disse o presidente.

Para Sergio Mendonça, operador da ETE Vinhais, treinamentos como este são muito importantes para reciclagem de funcionários tanto da área operacional, quanto para área de meio ambiente. "É um curso muito importante para o pessoal da manutenção e, principalmente, e para o meio ambiente, pois devemos lembrar que o efluente que entra na estação deve sempre sair com qualidade depois de tradado", disse o operador.

O Coordenador de Tratamento de Esgoto, Afonso Ligório, enfatizou que o conhecimento absorvido no treinamento deve ser aplicado o mais rápido possível nas operações das estações. “Já tive a oportunidade de visitar empresas de referência na área com a professora Flavia em outros cursos e acredito que este tipo de treinamento é indispensável para os funcionários das ETEs, já que estamos recebendo as melhores orientações para aprimorar o nosso trabalho”, finalizou.

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ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PRC

TEXTO E FOTOS: Nicolly Vaz
EDIÇÃO: Rafaela L. Plácido
 

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