Obras da CAEMA permitiram ampliar Sistema de Abastecimento de Água de Presidente Dutra

Investimentos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) que deram uma nova configuração para o Sistema de Abastecimento de Água de Presidente Dutra levaram a justiça do Estado do Maranhão a rever decisão impetrada em 2014, que suspendia faturamento do serviço de fornecimento de água tratada em bairros da sede do município. As obras para reformulação do sistema foram responsáveis por um significativo aumento da quantidade e qualidade da água tratada distribuída aos consumidores.

Para mudar uma realidade encontrada em 2014, a CAEMA, cumprindo determinações expressas do Governo do Estado, iniciou um planejamento para execução de obras emergenciais e medidas que mudassem um cenário negativo devido a diversos fatores, entre eles, condições desfavoráveis para utilização de poços existentes e a falta de investimentos ao longo dos anos anteriores a este período, que submeteram o sistema a condições de insuficiência.

Entre as ações que se intensificaram entre 2015 e 2018, a CAEMA realizou classificação e limpeza de alguns poços que já operavam, visando a melhoria de vazão captada. Além disso, foram perfurados dois novos poços de grande vazão e, ainda, feita a implantação e expansão da rede de distribuição em quase 20 km na sede. Destes novos canos implantados surgiram 300 novas ligações prediais, possibilitando a interligação de residências com a rede de distribuição e, portanto, abastecimento de água potável por parte da CAEMA para casas que não recebiam água.

Também há ainda em curso outras obras de melhoramento contínuo do serviço prestado. Destaque para perfuração de mais um poço profundo com vazão de 100 mil litros por hora, que será posto em operação brevemente, suprindo a parada de um antigo e importante poço (P-14), que hoje tem problemas de grande quantidade de ferro dissolvido. De acordo com Luciano Cavalcante, gerente Regional da CAEMA em Presidente Dutra, este novo poço com profundidade de 300 metros vai abastecer uma grande região, incluindo a área do Socorrão e adjacências.

“Todas essas atitudes resultam em uma reconfiguração e constante aprimoramento de operação do sistema, levando mais água para atender a população de diversas áreas e também em locais onde havia desabastecimento”, explica.

Com a nova configuração, a CAEMA, voltará a contar com o faturamento nas áreas da cidade que estavam sob suspensão. Luciano ressalta que o faturamento nesses bairros será um suporte imprescindível para manter a qualidade dos serviços. Será cobrado o fornecimento em 10 bairros que tiveram melhorias concretas de maneira direta ou indiretamente devido a execução das intervenções estratégicas, como o Bom Sucesso, Paranoá, Paulo Falcão, Cohab, Cacau, ainda algumas ruas e áreas do Centro, Campeão, Fátima, Campo Dantas e São José.

O gerente Luciano Cavalcante esclarece ainda que, dentro de todo esse conjunto, a população como maior beneficiada pelo sistema, tem participação direta na manutenção e continuidade dos serviços. Por meio do pagamento de seu consumo, ela ajuda a cobrir custos de tratamento e distribuição dos volumes de água potável que recebem em suas torneiras.

“Juntamente com o uso de hidrômetros para aferição do consumo mensal, o pagamento das faturas também ajuda no controle do desperdício da água tratada. Antes que a água chegue às torneiras das casas, uma série de custos indispensáveis para fornece-la ao consumo humano precisam ser pagos”, sintetiza Luciano.

A cobrança foi autorizada pela Justiça e já entrará em vigor em janeiro de 2019. Como forma de preservar e otimizar os valores investidos no processo de tratamento, a CAEMA em Presidente Dutra começará também em janeiro do ano que vem, um amplo e forte trabalho de hidrometração.

“Hoje nós temos um universo de 3.428 ligações hidrometradas em nossa rede, o que representa 30% de ligações de água potável. Nós queremos, a partir de janeiro, trabalhar na conscientização da importância, bem como, na implantação deste equipamento junto aos nossos usuários, para que possamos alcançar o controle do consumo em todas as ligações em áreas atendidas pela CAEMA”, disse Luciano.

Empresas também podem aproveitar os benefícios da Campanha Fique em Dia com a CAEMA

Os benefícios da campanha Fique em Dia com a CAEMA estendem-se a empresas que quiserem quitar débitos em atrasos com a Companhia. Assim como os demais clientes, as entidades de natureza jurídica de direito público ou privado, também podem se beneficiar das vantagens contidas na Medida Provisória nº285, de 27 de novembro de 2018, instituída pelo Governo do Estado, como forma de oportunizar condições para que os maranhenses possam regularizar débitos com a CAEMA, evitando restrições por parte dos órgãos de regulação e proteção ao crédito e evitando, ainda, suspensão do serviço de abastecimento.
 
Para isto, basta que um representante legal da empresa devedora compareça a qualquer um dos locais de atendimento ou agência de negócios da CAEMA, munido de documentos que o autorizem a efetivar a negociação.
 
As condições para as empresas não diferem das vantagens ofertadas ao cliente pessoa física. Os representantes das empresas poderão escolher quitar o débito de uma só vez, recebendo desconto de 100% em juros e multas com mais 30% no valor principal da dívida, ou ainda optar por parcelamento.
 
“O parcelamento também segue as mesmas regras de retirada de todos os juros e multas, permitindo 20% de desconto do valor real do débito quando dividido em até 3 vezes, ou ainda, 10% de desconto do valor principal nos parcelamentos em até 6 vezes”, enfatizou o gerente de Comercialização da CAEMA, Ygor Frazão.
 
No caso de entidades de natureza jurídica de direito público, a exemplo de prefeituras, o diretor Comercial da CAEMA, Carlos Alberto Martins, alerta que elas também poderão aderir ao programa, mas que, para esta finalidade deverão, em caso de impossibilidade de deslocamento até a sede da Companhia em São Luís, onde este tipo de atendimento é realizado pelo setor de grandes consumidores, procurar preferencialmente a gerencia Regional da CAEMA à qual o seu município está inserido.
 
“A gestão municipal e seus representantes legais podem recorrer ao atendimento de nossos gerentes, aptos a desempenharem essa negociação, e fornecerem meios legais de comprovação da quitação ou parcelamento”, diz ele.
 
A Campanha Fique em Dia com a CAEMA abre precedentes de negociação para débitos de água e esgoto sem distinção de valores anteriores a 27 de novembro de 2018, incluindo os parcelamentos já em atrasos. A data limite para adesão à campanha Fique em Dia com a CAEMA, é 31 de janeiro de 2019.

Contas atrasadas de água podem ser pagas sem juros e com desconto no Maranhão

O governador Flávio Dino editou Medida Provisória que autoriza descontos no pagamento de contas de água atrasadas em todo o Maranhão. Vale tanto para moradores quanto para empresas. A ideia é ajudar os contribuintes a regularizar a situação e entrar em 2019 sem pendências.

A Medida Provisória institui o Programa Especial de Regularização de Débitos junto à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). O programa também está sendo identificado com o slogan Fique em Dia com a Caema.

São diversas faixas de descontos:

  • Para quem pagar à vista: desconto de 100% nos juros e na multa e desconto de 30% no valor principal da dívida (o valor que está na conta).
  • Para quem parcelar em 3 vezes: desconto de 100% nos juros e na multa e desconto de 20% no valor principal da dívida (o valor que está na conta).
  • Para quem parcelar em 6 vezes: desconto de 100% nos juros e na multa e desconto de 10% no valor principal da dívida (o valor que está na conta).

No caso do parcelamento, o valor de cada parcela não pode ser menor do que R$ 100.

Podem entrar no programa todas as contas vencidas até o dia 27 de novembro deste ano. Os consumidores podem aderir ao Fique em Dia com a Caema até 31 de janeiro de 2019.

Para aderir, o cliente deverá comparecer a qualquer uma das unidades de negócios da Caema na capital e no interior, além dos postos de atendimento do Viva e Procon.

Na capital, as unidades ficam no Centro, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Cohatrac e Vinhais, além de unidades de atendimento nos Vivas/Procon.

No interior, a adesão ao Programa pode ser feita em uma das nove gerências regionais, localizadas em Imperatriz, Itapecuru, São João dos Patos, Pedreiras, Coroatá, Pinheiro, Presidente Dutra, Chapadinha e Santa Inês, além de escritórios de atendimento nas cidades que contam com sistemas de operação.

De acordo com o diretor Comercial da Caema, Carlos Alberto Martins, a importância deste tipo de negociação está atrelada a vantagens ao consumidor e propicia melhorias na relação comercial diária com os clientes: “Estas ações são importantes para que se possa manter em dia as intervenções, a boa convivência e relação de confiança amigável entre a Companhia e aqueles que recebem o serviço prestado”.

CAEMA entrega reforma em Loja de Atendimento do Vinhais

Visando oferecer melhor atendimento aos seus clientes, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) entregou, na última sexta-feira (07), a reforma da loja de atendimento situada no bairro Vinhais. Os consumidores contarão com a nova área a partir desta segunda-feira (10).

Com a reforma, a unidade se tornou acessível para portadores de necessidades especiais, além de receber nova fachada, substituição de refrigeração e outros pontos estruturais. Um novo mobiliário também está sendo adquirido para a unidade. Segundo Ygor Frazão, Gerente de Comercialização da Companhia, o espaço agora conta com um terminal de autoatendimento que, através do sistema online Loja Virtual, os consumidores poderão solicitar diversos serviços comerciais sem precisar esperar pelo atendimento presencial. O diretor de engenharia e meio ambiente, João José Azevedo, enfatizou que a reforma auxiliará principalmente os funcionários na realização dos atendimentos presenciais. “É importante este momento, pois, melhorando os espaços da empresa, os trabalhadores também serão beneficiados, estando em um ambiente que eles desejam estar”, destacou o diretor.

O presidente da Companhia, Carlos Rogério Araújo, enfatizou que a nova estrutura também irá auxiliar no relacionamento com o cliente durante a Campanha Fique em Dia com a Caema, pois estima-se que, durante a ação, será realizado um maior número de atendimentos presenciais de negociações em todas as unidades. “Outras unidades também estão passando por reformas e, com isso, pretendemos dar mais conforto e comodidade aos nossos clientes”, disse.

A Campanha Fique em Dia com a Caema é voltada para negociação para débitos de água e esgoto. Podem aderir ao programa todos os consumidores que possuírem débitos vencidos até o dia 27 de novembro deste ano, incluindo parcelamentos anteriores. Dentre as oportunidades concedidas através da Medida Provisória editada pelo Governo Flávio Dino, o consumidor que desejar pagar à vista recebe 30% de desconto do valor principal da dívida, além de desconto de 100% em juros e multas. Para quem preferir parcelamento, as opções permitem que o pagamento seja feito em 3 ou 6 vezes. Nas duas, há desconto de 100% dos juros e multas acumuladas. Com o parcelamento em 3 vezes, o desconto do valor principal da dívida é de 20%, e para parcelamento em 6 vezes o desconto do valor principal é de 10%. A data limite para adesão à Campanha é até o dia 31 de janeiro de 2019.

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ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PRC

TEXTO E FOTO: Nicolly Vaz
EDIÇÃO: Rafaela L. Plácido
 

CAEMA apresenta investimentos e avanços no saneamento básico do Maranhão a integrantes de missão francesa

Na última sexta-feira (30), a diretoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) recebeu a visita de integrantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), uma missão que veio ao Maranhão para conhecer os avanços obtidos com os recentes investimentos em abastecimento e saneamento básico realizados pelo Governo do Estado, por meio das ações da CAEMA. Durante a conversa, também foram discutidos investimentos futuros que podem vir a ser realizados no estado com o apoio do governo francês.

Acompanhados do secretário Enos Ferreira, da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais do Maranhão (Sepe), os integrantes da Agência Francesa de Desenvolvimento foram recepcionados pelo presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo; pelo diretor de engenharia e meio ambiente, João José Azevedo; e pelo diretor de operação, Manutenção e atendimento ao cliente, André dos Santos Paula, entre outros chefes de setores estratégicos da empresa.

A visita, de caráter técnico e com o objetivo de captação de novos recursos e apoio à projetos nesta área, concretiza a primeira parte das negociações junto à Agência de Desenvolvimento, cujas tratativas foram iniciadas no primeiro semestre de 2017. A comitiva da AFD trouxe ao estado trêsrepresentantes do órgão, entre eles, o Chefe de Projetos de Água e Saneamento da AFD França, Jean Edouard Martin e Rogério Barbosa, gestor de Projetos AFD Brasil, para tomar conhecimento dos projetos, situação financeira e ações da CAEMA.

Além do representante da Sepe e da CAEMA, como proponente dos projetos para aporte de recursos, também participaram das conversas outras secretarias e órgãos do governo, como a Secretaria de Planejamento e Orçamento do Maranhão e a Secretaria Municipal de Articulação Institucional.

 

O presidente da CAEMA, Carlos Rogério Araújo, classificou a reunião como muito positivas. “Isto faz parte de uma postura determinada do Governo do Maranhão em buscar cada vez mais parcerias para alavancar os níveis e percentuais de saneamento básico no estado, mudando os aspectos sociais e econômicos nesta área e a qualidade de vida do cidadão de forma prática e efetiva”. 

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