Encerrou na manhã da última sexta-feira (11), mais um treinamento de capacitação em tratamento de efluentes promovido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), aos operadores e químicos da empresa. O treinamento foi iniciado na segunda-feira (7), ministrado pelo engenheiro ambiental e sanitarista Alber Gondin, da empresa ACS Ambiental do Estado do Ceará, com duração de 40 horas/aula com dimensões teóricas e práticas, afim de garantir a qualidade dos serviços prestados por quem atua na instalação e manutenção das estações de tratamentos compactos.
O primeiro dia de treinamento contou com conteúdo programático teórico e inovador, que abordou novas tecnologias aeróbicas, anaeróbicas e de desinfecção, bem como a utilização de alguns produtos químicos no tratamento de efluentes para que seja possível o reuso da água em atividades que não necessitam de potabilidade significativa. Nos três dias seguintes, o conhecimento adquirido previamente foi posto em prática nas subestações de tratamento compactos da CAEMA. Alguns problemas pontuais foram resolvidos e explicações do que foi visto em sala de aula se intercalaram com a execução de atividades na finalidade de que os colaboradores compreendam melhor os processos operacionais envolvidos na função, e aumente a eficiência do sistema.
De acordo com Alber Gondim, a tecnologia utilizada atualmente pela CAEMA no tratamento de efluentes, já é considerada como de ponta e a capacitação foi necessária para tirar dúvidas em relação ao sistema compacto de tratamento. "Foram 3 dias de aulas práticas nas unidades da própria empresa para desenvolver as habilidades dos colaboradores em relação ao sistema. No final, voltamos à sala de aula para um apanhado do que vimos em campo e ressaltamos as oportunidades e a elaboração do plano de ação, para que as estações deem, de fato, a eficiência permitida pela tecnologia implantada", declarou o sanitarista.
Afonso Alencar, coordenador de tratamento de esgoto da CAEMA, destacou que o treinamento foi mais uma oportunidade de qualificar os operadores da capital e do interior do Estado. "Recentemente, passamos por um outro treinamento com o conteúdo mais diversificado, mas percebeu-se que haviam muitas dificuldades, especificamente na área operacional das estações compactas, então solicitamos esse curso de capacitação e fomos atendidos. Essa ação só vai trazer ganhos para a empresa, tanto relacionados a produtividade, quanto no proveito de nossos equipamentos", concluiu Afonso.
A ETE Compacta é a estação de tratamento ideal para condomínios e estabelecimentos comerciais e, também, para locais não atendidos pela rede pública. Traz grandes vantagens ambientais, pois além de permitir o reuso da água na descarga, lavagem de piso e de veículos, e outras atividades que não necessitam da água potável, viabiliza o tratamento de esgoto em pouco espaço e traz grande economia de recursos, inclusive de energia, pela instalação e manutenção simples.
No encerramento, os funcionários que participaram dos 5 dias de treinamento, receberam certificado. O presidente da Companhia, Carlos Rogerio Araújo, esteve presente e destacou a importância da ação. “O tratamento de esgoto é de grande importância para o desenvolvimento social e preservação do meio ambiente, já que, caso não receba tratamento adequado, os rios e fontes de água serão poluídos e consequentemente a população em geral sofrerá o impacto. Portanto, tendo em conta que as ETEs são os canais pelos quais estas demandas são recebidas, é indispensável que nossos operadores estejam muito bem preparados para viabilizar todo o processo, então este é um investimento que, não traz somente mais aprendizagem para o corpo funcional da empresa, como nos ajuda a cumprir a missão de ofertar um excelente serviço de saneamento aos nossos clientes”, concluiu o presidente.