SERVIÇO | CAEMA moderniza plataformas de atendimento ao cliente


A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão disponibiliza ao público várias plataformas virtuais de atendimento, visando a satisfação dos seus clientes nos 137 municípios do Estado onde a empresa presta serviços de abastecimento e esgotamento sanitário. 

 

 

Além do Call Center (0800 70 10 195), o público consumidor tem à sua disposição o aplicativo CAEMA MOBILE, o WhatsApp (98 – 991130195) e o Telegram (@caema_bot), todos funcionando 24 horas, garantindo comodidade e segurança aos consumidores.

 

No site oficial da Companhia (www.caema.ma.gov.br) podem ser emitidas segundas vias de conta, bem como o número do Código de Barra, a opção do pagamento via PIX ou com o Cartão de Crédito, desde que o cliente informe a matrícula do imóvel pelo qual é responsável.

 

CAEMA MOBILE

Disponível nas plataformas Android e IOS, o aplicativo CAEMA MOBILE permite ao cliente retirar segunda via de fatura, pagar com PIX ou Cartão de Crédito, gerar certidão negativa de débito, acompanhar solicitações, solicitar serviços de manutenção de água e esgoto, atualizar cadastro, pedir religação de imóvel, denunciar ligações clandestinas, acompanhar solicitações, além de escanear crachás para validação e reconhecimento dos funcionários da Companhia.  

 

Ao optar por pagamento via PIX – pelo site ou pelo o aplicativo ‘CAEMA MOBILE’ – recomenda-se que o cliente confira os valores correspondentes ao seu débito, certificando-se de que na operação de pagamento a destinatária é a CAEMA (CNPJ nº 06.274.757/0001-50). Esse procedimento é importante e imprescindível para que a baixa das faturas pagas seja registrada automaticamente no sistema da empresa. 

 

 

CALL CENTER

No atendimento pelo Call Center, o cliente efetua a ligação gratuitamente para o 0800 7010- 195, podendo solicitar informações sobre serviços, documentos necessários à atualização cadastral, encontrando, ainda, as opções de negociações e solicitações emergenciais, tal como a verificação de falta de água e desobstrução de esgoto.

 

 

WHATSAPP E TELEGRAM

O WhatsApp e o Telegram (98-991130195) são os canais disponibilizados para solicitação de serviços, tais como religações, mudança de titularidade, denúncias de fraude, comunicação de vazamento de água e de esgoto. Vale frisar que nesses aplicativos também poderão ser solicitados o parcelamento de dívidas, certidão negativa, além da declaração anual de quitação de débito. 

 

O WhatsApp e o Telegram ofertam também, aos clientes, opções para negociação de dívidas, atualização de dados cadastrais, realização de denúncias de vazamentos de água e desobstrução de esgoto, além da emissão da segunda via de fatura, pagamento via PIX ou Cartão de Crédito, emissão de certidão negativa de débito, declaração anual de quitação, envio de faturas por e-mail, além do contato com atendentes da Companhia.

 

É importante ressaltar que solicitações de serviços de manutenção corretiva de água e esgoto podem ser feitas somente por meio do Call Center, WhatsApp, Telegram e do Aplicatico CAEMA MOBILE. 

Após a solicitação, é aberto um registro de atendimento (RA), gerando um número de protocolo que é repassado ao cliente junto com as informações sobre o prazo de atendimento da demanda, trazendo orientações sobre a solicitação. É necessário aguardar o prazo. Sempre que o cliente desejar fazer consultas será necessário informar o número do protocolo. 

 

OUVIDORIA

Com a função institucional de intermediar as relações entre a empresa e a sociedade, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua, a Ouvidoria da CAEMA busca solucionar e responder às demandas pendentes de solução nos canais de atendimento convencionais. 

 

Manifestações nesse sentido devem ser feitas através do sistema e-OUV/MA, disponível em www.ouvidorias.ma.gov.br com link disponível, como também no site www.caema.ma.gov.br na aba “ouvidoria”. 

 

De forma presencial, o atendimento é realizado de segunda à sexta feira, das 8h às 18h, na Rua Silva Jardim, n° 307, Centro, São Luís – MA (Sede Oficial da CAEMA). O acesso ao pedido de Informação deve ser realizado pelo Sistema de Informação ao cidadão E-SIC/MA disponível em: www.e-sic.ma.gov.br com link também disponível no site da CAEMA.

 

ATENDIMENTO PRESENCIAL

Para melhor relacionamento com cliente, a Companhia presta atendimento presencial em São Luís, nas unidades da Cohab, Cohafuma, Cidade Operária e Centro e nas demais regionais que funcionam de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h. 

A empresa presta ainda atendimento presencial no São Luís Shopping, de 9h às 19h, e no Shopping da Ilha, das 9h às 14h. Todos os canais de atendimento da Companhia possuem amplas opções para dirimir dúvidas sobre os diversos serviços prestados à população.

 

REDES SOCIAIS

Como forma de interagir e se comunicar com seus clientes e com a sociedade, a CAEMA está presente também nas plataformas do Youtube e das redes sociais, especialmente no Instagram e no Facebook, onde são disponibilizadas ao público informações institucionais sobre obras, eventos, realizações, inaugurações de sistemas de abastecimento, projetos institucionais, notas de interesse público, entre outros.

Presidente da CAEMA reafirma importância da hidrometração

Em reunião na Associação dos Moradores da Cidade Olímpica, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), Marcos Aurélio Freitas, reafirmou a importância da hidrometração, que consiste na implantação de hidrômetros (medidores de água) nas residências que compõem o mencionado complexo habitacional.

 

A mensagem transmitida por Marcos Aurélio Freitas aos moradores da Cidade Olímpica foi simples, concisa e direta: “Todos devem fazer a sua parte, pois a água desperdiçada como o mau uso não será jamais aproveitada por um consumidor, por outros moradores do bairro e nem mesmo pela CAEMA. Ou seja, quando alguém desperdiça, todos perdem, inclusive o meio ambiente e o planeta”, frisou.

 

Ele afirmou que a instalação do hidrômetro é gratuita e representa uma economia de água para a cidade. “A medição evita o desperdício e ajuda a preservar o meio ambiente”, ressaltou Marcos Aurélio, que compareceu à reunião acompanhado dos diretores Carlos Rogério (Engenharia e Meio Ambiente), Mauro Muniz (Comercial) e Erione Nascimento (Operação), do chefe de gabinete da Presidência, Honório Filho, do coordenador Socioambiental, Marcos Silva, do superintendente. José Miguel Serra, de gerentes, coordenadores e assessores da CAEMA.

 

No encontro com os moradores do bairro, foi firmado o entendimento de que todos devem fazer sua parte, evitando desperdício de água e garantindo economia no pagamento da conta ao final do mês, ficando claro, porém, que isso só será possível com a instalação de hidrômetros, cuja aferição traz todo o volume de água individual utilizado no mês.  

 

Nesse sentido, foi explicado na reunião que sem o hidrômetro o consumidor paga não só o que consome efetivamente, mas também o que é desperdiçado por todos com o mau uso e os pequenos vazamentos não identificados em torneiras e vasos sanitários.

 

“É uma questão de justiça. Sem o hidrômetro para fazer a leitura do consumo, a distribuição de água para os moradores do bairro fica extremamente difícil. O correto é o consumidor pagar pelo que está consumindo, utilizando um recurso imprescindível para a nossa vida sem desperdício”, pontuou Marcos Aurélio.

 

Ele disse que é importante que cada morador colabore com o sistema da CAEMA. “Se assim fizer, estará colaborando também com o meio ambiente, com o exercício da economia de água, fazendo o que chamamos de um consumo consciente, gerando um bom resultado na conta de água no final do mês”, explicou. 

 

Para o presidente da CAEMA, o fornecimento de água diariamente para todos os moradores ocorrerá como fruto da hidrometração, peça importante no sistema de abastecimento, que possibilita uma medição precisa e assertiva do consumo, reduzindo perdas e garantindo água tratada para mais pessoas.

A obra de hidrometração da Grande Ilha conta com investimentos na ordem de R$ 25 milhões, sendo pouco mais de R$ 16 milhões do Governo Federal e pouco mais de R$ 8 milhões do Governo do Estado. Os investimentos vão garantir a redução na retirada de água dos rios e lençóis subterrâneos, preservando, assim, o meio ambiente. Cerca de 350 mil pessoas devem ser beneficiadas com a iniciativa.

CAEMA, AFD e Semispe discutem projetos desenvolvidos na área Itaqui-Bacanga

 

Os projetos de saneamento que estão sendo desenvolvidos na área Itaqui-Bacanga estiveram na pauta central de uma reunião técnica entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (SEMISPE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).  

 

Durante a reunião, foram apresentados pela CAEMA detalhes técnicos sobre a sistemática de funcionamento do abastecimento de água e tratamento de esgoto na área Itaqui-Bacanga, bem como os dados das obras concluídas e aquelas já inauguradas na cidade de São Luís.

 

Na ocasião, o presidente da Companhia, engenheiro Marcos Aurélio de Freitas, destacou a importância e o alcance dos investimentos em saneamento, cujos resultados vão garantir melhorias significativas na qualidade de vida da população de São Luís.

 

O chefe do projeto da AFD em São Luís, Remi Fritsch, afirmou que o projeto desenvolvido com o apoio da agência francesa, em São Luís, tem como principal a expansão da rede de abastecimento de água e esgoto, sobretudo da área Itaqui-Bacanga, que tem hoje uma população de cerca de 200 habitantes. “Estamos muito otimistas com a parceria celebrada com CAEMA e a Prefeitura de São Luís”, frisou, Remi Fritsch.

 

O entendimento dos órgãos envolvidos nos projetos de saneamento desenvolvidos na área Itaqui-Bacanga é de que a parceria institucional tem grande importância para que seja alcançado um resultado exitoso, capaz de garantir, concretamente, benefícios diretos aos moradores da região. 

 

Agência Caema de Notícias
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL | CAEMA recebe alunos do IFMA na ETE ANIL

Dando continuidade ao ‘Projeto de Educação Ambiental’, a CAEMA recebeu, nessa quinta-feira (6), na Estação de Tratamento de Esgoto do Anil (ETE ANIL), professores e alunos do curso de Tecnologia em Processos Químicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Monte Castelo.

 

Durante a visita, o coordenador socioambiental da CAEMA, Marcos Silva, fez uma abordagem sobre o potencial da ETE ANIL na área de esgotamento sanitário, ocasião em que o engenheiro Petrônio Avelar, e o operador José Luís de Oliveira deram, também, esclarecimentos técnicos sobre o processamento e as etapas de coleta e tratamento de esgoto na Estação.

 

A professora do IFMA, Ana Luísa Costa, destacou a importância da visita técnica à ETE ANIL para os alunos do curso de Tecnologia em Processos Químicos, tendo os mesmos a oportunidade de conhecerem, na prática, aquilo que é ensinado, de forma teórica, em sala de aula, passando compreenderem, assim, os benefícios que uma Estação de Tratamento de Esgoto pode trazer para a saúde e para a qualidade de vida da população. 

 

A ETE Anil – obra de grande importância para o sistema de esgotamento sanitário de São Luís – tem capacidade de atender mais de 56 mil pessoas em 12 bairros da capital, melhorando a qualidade de vida dos moradores e a balneabilidade das praias. A Estação tem potencial para tratar 162 litros por segundo, o que equivale a 583,2 metros cúbicos de esgoto por hora, impedindo despejos nos córregos e rios da cidade, preservando, assim, o Meio Ambiente.

 

VISITAS - As visitas programadas pelo ‘Projeto de Educação Ambiental’ passarão a ser realizadas semanalmente, dando palestras e explicações técnicas sobre o sistema de esgotamento sanitário, bem como sensibilizando a população para o uso adequado das redes de esgotamento sanitário e incentivando o uso de boas práticas ambientais na defesa dos recursos hídricos. 

 

As visitas podem ser solicitadas por grupos comunitários, escolas estaduais, municipais e privadas, bem como por institutos e universidades. O objetivo é sensibilizar a população para o uso adequado das redes de esgotamento sanitário, incentivando o uso de boas práticas ambientais na defesa dos recursos hídricos.

 

Agência Caema de Notícias
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Comitiva do IFMA visita novo Sistema de Tratamento de Água de Pinheiro

 

Professores e alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA) visitaram o novo Sistema de Tratamento de Água de Pinheiro, na baixada ocidental maranhense.

No local, eles conheceram todas as etapas do processo de tratamento, recebendo informações sobre floculação, decantação, filtração e distribuição de água à população de Pinheiro, pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).

 

“Durante a visita – cercada de todos procedimentos de segurança – mostramos aos professores e alunos o laboratório onde são feitas análises químicas da água colhida bruta no Rio Pericumã e a água tratada e disponibilizada pela CAEMA, à população pinheirense”, frisou o gerente regional da Companhia, Nilson Coelho, que recebeu a comitiva do IFMA acompanhado da química Ely Rose e dos operadores da Estação de Tratamento de Água, Wescley Campos e Gilberto Martins.


INAUGURAÇÃO
 - O novo Sistema de Tratamento de Água de Pinheiro foi inaugurada, em agosto deste ano, pelo governador Carlos Brandão, com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, e do presidente da CAEMA, Marcos Aurélio Freitas. 

Além de uma nova Adutora de Água Bruta com extensão de 2.390 metros, o novo sistema conta com uma Estação de Tratamento de Água com capacidade ampliada de 300 metros cúbicos para 700 metros cúbicos, Casa de Bombas e Estação Elevatória de Água Tratada, composta por dois conjuntos motobombas.

A obra – que recebeu investimentos na ordem de R$ 14 milhões – inclui também uma Adutora de Água Tratada com extensão de 1.619 metros, Rede de Distribuição, com 31 mil metros e Reservatórios Apoiados. O novo Sistema de Abastecimento de Água de Pinheiro permite a implantação de 3.715 unidades de ligações domiciliares na área urbana do município.

Agência Caema de Notícias
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