Presidente da CAEMA afirma que novos investimentos em saneamento abrem caminho para a universalização

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O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Marcos Aurélio Freitas, participou, nesta quarta-feira (13), de uma agenda institucional na qual o governador Carlos Brandão recebeu a comitiva do Governo Federal, liderada pelos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Cidades, Jader Filho, para tratar das obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) no Maranhão.

A agenda institucional – na qual também estiveram presentes os ministros André Fufuca (Esportes) e Juscelino Filho (Comunicações), além de representantes dos órgãos federais ligados às áreas da saúde, educação, transporte e desenvolvimento regional – tratou do andamento dos empreendimentos que compõem a carteira de projetos do plano de investimentos do Governo Federal no Maranhão.

Na ocasião, foram assinados termos de compromisso para obras de abastecimento de água cujos investimentos superam R$ 800 milhões para garantir a universalização do abastecimento de água nos municípios de São Luís, Imperatriz e Barreirinhas.

O presidente da CAEMA, Marcos Aurélio Freitas, afirmou que a conquista de novos investimentos em saneamento no Maranhão, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), reforça a atuação do governador do Estado, Carlos Brandão, que adotou o saneamento como uma das prioridades máximas da sua gestão.

“Estamos conscientes da nossa responsabilidade e também satisfeitos com as conquistas que indicam um novo caminho para alcançarmos a universalização do saneamento no Estado com os significativos investimentos que estão sendo feitos no setor, por meio da importante parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, resultando em melhorias na qualidade de vida da população, nos indicadores de saúde, no aumento do Índice de Desenvolvimento Humano, na redução de gastos em saúde pública e no estímulo ao turismo”, assinalou Marcos Aurélio Freitas.

CAEMA facilita sua vida: escolha a data de vencimento da sua conta!

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Descrição: Conforme a Lei nº 9791, de 1999, os usuários têm o direito de escolher entre pelo menos seis datas opcionais dentro do mês para o vencimento de suas contas.

Datas disponíveis: Para os usuários da CAEMA, as datas disponíveis para escolha do vencimento das contas mensais são: 01, 05, 10, 15, 20 e 25, adaptando-se melhor às necessidades do cliente.

O que é necessário: Para solicitar a alteração da data de vencimento, o usuário precisa ter em mãos o Número do Código do Cliente da Unidade Consumidora.

Valor do serviço: Não há cobrança de taxa para esse serviço.

Local da Solicitação: Site da Caema, App e Lojas de atendimento .

Prazo: A nova data de vencimento estará disponível no próximo ciclo de faturamento.

Observação: Caso a data de vencimento escolhida não esteja entre as opções fornecidas pela CAEMA, o vencimento permanecerá no mesmo mês.

CAEMA intensifica ação de Recadastramento de Clientes em São Luís

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A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) iniciou nesta segunda-feira (19/08) a intensificação da ação de recadastramento de clientes em toda a capital maranhense. A iniciativa, que já faz parte do cotidiano da empresa, abrangerá 38 bairros da Grande Ilha, contando com mais de 100 agentes contratados, todos devidamente uniformizados e identificados com crachá da CAEMA.

O objetivo principal do recadastramento é atualizar os dados dos clientes de imóveis residenciais, comerciais, industriais e órgãos públicos. Essa atualização é essencial para facilitar a comunicação com os usuários e subsidiar a melhoria contínua dos serviços prestados pela companhia.

De acordo com o presidente da CAEMA,  Marcos Aurélio, "a atualização dos dados vai muito além de um simples cadastro. As informações mapeiam o perfil de consumo de comércios e residências, sendo fundamentais para o planejamento das ações da empresa nos próximos anos."

Os agentes da CAEMA estarão realizando as visitas de domingo a domingo, das 8h às 18h. Para realizar a atualização cadastral , o cliente precisa apresentar documentos de identificação com foto, como RG ou CNH, um comprovante de residência, que pode ser uma conta de luz ou de internet fixa no nome do responsável pelo serviço, e um contrato de compra e venda ou aluguel do imóvel. Não serão aceitos documentos diferentes dos mencionados.

Mauro Sérgio Muniz, Diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente da Companhia, ressaltou a importância da atualização dos dados dos clientes: "Manter os dados dos nossos clientes atualizados nos ajuda a aprimorar a prestação dos nossos serviços. Com um cadastro sempre em dia, conseguimos localizar nossos clientes rapidamente e oferecer um atendimento mais eficiente."

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com o Call Center pelo número 0800 280 9520, acessar o site da companhia: caema.ma.gov.br ou até mesmo enviar uma mensagem via WhatsApp para o número 98 99113-0195.

A CAEMA reforça a importância da colaboração de todos os clientes para o sucesso dessa iniciativa.

 

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CAEMA discute legislação societária e de mercado de capitais

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Aberto oficialmente na última terça-feira (10/9) pelo presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Marcos Aurélio Freitas – na presença de diretores e assessores da empresa – teve encerramento nesta quinta-feira (12), o treinamento específico sobre legislação societária e de mercado de capitais, divulgação de informações, controle interno, código de conduta, Lei Anticorrupção (nº 12.846/2013) e outros temas relacionados às atividades de estatais, teve

O treinamento – que contou com a presença da diretora administrativa, financeira e de pessoas, Flávia Alexandrina, e dos diretores Mauro Muniz (Comercial), José Miguel Serra Filho (Operação), Rodrigo Sales (Engenharia e Meio Ambiente) e do chefe da UEP, Geraldo Siqueira – foi realizado no auditório da CAEMA.

No evento, foram apresentadas orientações para que as organizações sejam dirigidas, monitoradas e incentivadas de forma sustentável, mantendo um bom relacionamento entre as partes interessadas, com um sistema de governança corporativa.

Entre os temas discutidos no treinamento incluem-se as regras de boas práticas de governança corporativa, estratégia, responsabilidade dos administradores, códigos de conduta, integridade e compliance, controle interno e outros temas pertinentes às atividades da Companhia, para que os envolvidos com a governança corporativa possam desempenhar suas funções com segurança, contribuindo para uma gestão sustentável.

O treinamento teve como instrutores a auditora de Controle Interno do Estado do Maranhão, Gabriela Freitas Maia Alves, o assessor especial do Núcleo de Integridade da Secretaria de Transparência e Controle (STC), advogado Lucas da Costa Ribeiro Filho, o advogado e professor da Escola de Governo, Hugo Brandão, e o chefe da Assessoria de Controle Interno da Secretaria de Transparência e Controle, Reinaldo Araújo Magalhães.

CAEMA recebe premiação na 1ª Edição do Prêmio de Inovação na Gestão Pública

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A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão ficou entre os três primeiros órgãos da Administração Pública premiados na categoria de “Práticas Inovadoras de Sucesso”, na 1ª Edição do Prêmio de Inovação na Gestão Pública (INOVA GP), em evento prestigiado pelo governador Carlos Brandão, na Escola de Governo do Maranhão (EGMA).

A conquista reflete o compromisso da Companhia com a inovação e a melhoria contínua dos serviços públicos de saneamento prestados à população maranhense. Na solenidade de premiação, a CAEMA foi representada pelo superintendente (Norte), José Miguel Serra, e pelo chefe da Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas (UEP), Geraldo Siqueira.

A Companhia concorreu com o projeto "O Uso da Ferramenta Power BI para Análise de Dados e Apoio à Tomada de Decisões da Superintendência Norte da CAEMA no Ano de 2023", iniciativa que ganhou destaque pela aplicação da tecnologia Power BI, que permitiu uma análise eficiente de dados e forneceu um suporte essencial para decisões estratégicas, contribuindo significativamente para a melhoria da gestão e dos resultados da Superintendência.

A premiação celebra o esforço coletivo e a criatividade dos servidores públicos, incentivando a busca por soluções inovadoras que possam trazer benefícios significativos para o serviço público e a sociedade maranhense.

Com o reconhecimento público, a CAEMA reafirma seu papel essencial no desenvolvimento sustentável do Maranhão, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida através de práticas de gestão inovadoras e eficientes.

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 INOVA GP

O Prêmio INOVA GP – que visa divulgar e reconhecer tanto ações já implementadas com resultados mensuráveis quanto projetos de iniciativas inovadoras com potencial de implementação – distribuirá um total de 12 mil reais entre os três primeiros colocados em duas categorias: práticas inovadoras de sucesso e projetos de iniciativas inovadoras implementáveis.

Além dos certificados e das menções honrosas para os classificados do quarto ao décimo lugar em cada categoria, os três primeiros colocados receberão troféus e valores em dinheiro que variam de mil a três mil reais.

A comissão julgadora foi composta por representantes da EGMA, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), da Agência Estadual de Tecnologia e Inovação, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.

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