O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), instalou, nesta quarta-feira (25), duas novas bombas submersíveis na Estação Elevatória de Esgoto (EEE) da Litorânea. O investimento garante melhorias na coleta e tratamento de esgoto sanitário daquela região.
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), instalou, nesta quarta-feira (25), duas novas bombas submersíveis na Estação Elevatória de Esgoto (EEE) da Litorânea. O investimento garante melhorias na coleta e tratamento de esgoto sanitário daquela região.
A equipe técnica da Coordenadoria Socioambiental da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) realizou, na quarta-feira (18), aos alunos do Colégio Marista Araçagy, palestra intitulada “Tratamento de água e esgotamento sanitário”.
A ação, que integra o “Projeto Caema na Escola”, tem como objetivo promover educação ambiental aos estudantes das localidades atendidas pelos serviços ofertados pela Companhia, bem como aproximar esse público das atividades desenvolvidas pela empresa.
Para a apresentação, a equipe levou “Maria Preciosa Pingo D´água”, a mascote da Coordenadoria. Na ocasião, a personagem apresentou a equipe aos alunos e demais participantes e deu explicações sobre a importância da água, a necessidade de cuidados com o uso desse recurso natural, além de outras informações sobre saneamento básico utilizando o recurso das plaquinhas educativas.
“Houve uma interação muito boa entre os alunos e a nossa equipe. Eles tiraram dúvidas e, no final, uma aluna mostrou o desenho que fez da personagem Maria Preciosa, a qual chamou de “Zé Gotinha da Caema” e apontou um dos conhecimentos adquiridos”, contou a coordenadora Socioambiental, Sana Castro.
Durante a palestra, foram abordados temas como o processo de captação, tratamento e distribuição da água, importância dos recursos hídricos, combate ao desperdício e, também, a coleta e tratamento de esgotos, a correta utilização das redes coletoras, dentre outros assuntos pertinentes à temática.
A palestra ocorreu em dois momentos, sendo cada um destes com uma turma de 25 alunos cada. A palestra foi apresentada, simultaneamente, aos alunos presenciais e aos que assistiam aula remotamente.. A realização da atividade de forma presencial respeitou todos os protocolos de segurança sanitária, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento.
A equipe da Coordenadoria Socioambiental é composta pela coordenadora Socioambiental, Sana Castro, pela técnica em Saneamento, Teresa Coutinho, assistente Social, Leda Maria e a estagiária em Química, Aryane Rôxo.
Foi a primeira vez que a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) participou do “Renegocia Já”, programa promovido pelo SEBRAE que ocorreu entre os dias 09 e 13 de agosto. A abrangência estadual do mutirão de negociação de dívidas permitiu à Caema reabilitar seus clientes ao consumo com atendimentos na capital e no interior do estado. Sendo assim, os clientes puderam quitar seus débitos em atraso nas unidades físicas de São Luís, Imperatriz, Açailândia, Santa Inês, Chapadinha, Coroatá, Presidente Dutra, Barra do Corda, Itapecuru-Mirim, Barreirinhas, Pinheiro, São João dos Patos e Pedreiras.
O saldo é positivo e a Companhia comemora os resultados da parceria. A participação da Caema no “ Renegocia Já” ajudou 419 clientes a regularizarem os débitos e recuperarem o crédito oferecendo condições especiais de negociação. A Companhia concedeu descontos para pagamento à vista com 100% de isenção de juros. Aos que preferiram parcelar os débitos, foi oferecida a modalidade de pagamento com entrada e mais até 6 vezes com 0,5% de juros ao mês. Os clientes também puderam optar pelo parcelamento em até 48 vezes, com juros de 1% a.m.
Para o gerente regional do Sebrae-MA, Mauro Formiga, a participação da CAEMA durante o programa mereceu destaque. “ No caso da parceria de São Luís, das 21 empresas participantes, a CAEMA foi uma das que teve maior relevância no programa “ Renegocia Já”. A quantidade de negociações por parte de pessoas físicas e jurídicas foi alta. Isso é muito importante para os consumidores, que terão seus nomes retirados dos cadastros de restrição ao crédito, para a Caema por que conseguiu reaver créditos em atraso, e para o Sebrae, como instituição, por conta da nossa missão em contribuir com o desenvolvimento das empresas em geral”, reforçou o gerente.
Para gerente de Relacionamento com o Cliente da Caema, Camila Cruz, a quantidade expressiva de clientes que tiveram suas dívidas quitadas surpreendeu. “Considerando o contexto de pandemia, a expansão das condições para todos os pontos de atendimento proporcionou uma repercussão positiva de atendimentos tanto nas unidades da capital, quanto das regionais. Estamos felizes com essa nova parceria e com o número de clientes que tiveram a oportunidade de regularizar seus débitos junto à Companhia. Isso reforça a nossa missão de buscar a satisfação de nossos clientes e de ofertar melhores condições de negociação em nossos canais virtuais e atendimento presencial nos diversos municípios que atuamos”, comemorou a gerente.
Considerando a importância de proporcionar melhores condições de negociação, a CAEMA informa que as condições adotadas na semana do “Renegocia Já” continuam valendo. Por isso, é importante lembrar que os clientes inadimplentes podem buscar as unidades ou canais virtuais para ficar em dia conosco. Os atendimentos podem acontecer através do Call Center discando 0800-701-0195 , do Whatsapp de atendimento oficial.
Após um ano de convênio firmado entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), foi apresentado, nesta segunda-feira (16), durante o Fórum da Cooperação Técnica AFD/Caema, o Plano Estratégico para melhoria da capacidade organizacional e eficiência dos serviços prestados Companhia.
O trabalho é fruto do termo de cooperação firmado entre a Caema e a AFD , com o apoio do Governo do Estado em maio de 2020. Na oportunidade, a AFD disponibilizou apoio aos esforços da Companhia para otimizar a qualidade na prestação dos serviços. As consultorias trabalharam no planejamento dos recursos e eficiência de sua implementação, na análise da eficiência operacional e comercial, na área de sustentabilidade financeira e no acesso a serviços e capacidade de gestão de responsabilidade social corporativa.
O Plano Estratégico, desenvolvido em parceria com a consultoria francesa ASPA Utilities, coroa mais uma fase de parceira.
A cooperação visa o aprimoramento geral da Companhia, buscando a modernização e melhorias no atendimento às expectativas dos consumidores. “O objetivo da parceria é melhorar o saneamento no Maranhão e melhorar as condições de fornecimento desse serviço para toda a população”, reforçou o diretor presidente da Caema, André dos Santos Paula.
Na ocasião, a Diretoria Executiva da Caema e os técnicos da ASPA trataram sobre o histórico da parceria e apresentaram, no Plano Estratégico elaborado pela ASPA, eixos norteadores para melhoria organizacional e, também, para o reforço de capacidade da Companhia no que diz respeito aos serviços prestados no âmbito do saneamento básico no Maranhão.
“Hoje, nós estamos divulgando os resultados da consultoria. O objetivo da parceria é melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Companhia no contexto do Novo Marco do Saneamento Básico”, informou o diretor regional da AFD, Philippe Orliange.
O Fórum contou com a participação do diretor presidente da Caema, André dos Santos Paula; da diretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas, Maria Edna Portela do Carmo Velez; do diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, Clenilson Novaes Gonçalves dos Santos.
Também estavam presentes o diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Carlos Rogério Santos Araújo; o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente, José Oliveira Ataídes; o diretor regional Brasil Cone Sul da AFD, Philippe Orliange, e os consultores da ASPA Betrand Dardenne e Rui Roda, da ASPA Utilities.
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