CAEMA apresenta plano de investimentos e ações executadas ao legislativo de Imperatriz

 
Definida como resultado prático da reunião ocorrida no Palácio dos Leões, onde o Governo do Estado recebeu e dialogou com vereadores de Imperatriz sobre a importância das obras e dos recursos alocados para melhorias no saneamento do município, a apresentação conduzida pelo diretor presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), Davi Telles, na Câmara Municipal, na última terça-feira (9), esclareceu pontos importantes sobre o andamento das obras para melhorias no abastecimento de água e abrangência da rede de esgotamento, após sua implantação em um dos maiores e mais populosos bairros de Imperatriz, o Bacuri.
 
Durante sua fala, reforçada pelos números das obras e investimentos, foi evidenciado que a CAEMA está trabalhando no sentido de sanar problemas e déficits antigos negligenciados por gestões passadas com a população do segundo maior município do estado. “Desde que o governador Flávio Dino assumiu o governo, nós estamos trabalhando para resgatar essa dívida social histórica com a população de Imperatriz. Os investimentos que estão sendo feitos desde o ano passado e as intervenções pontuais e rápidas no sistema demonstram uma inclinação no sentido de transformar e aumentar a qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou.
 
Vinte milhões estão sendo investidos no abastecimento em Imperatriz. Destes, R$12.5 milhões destinam-se a implantação de novas adutoras e também na recuperação, modernização e ampliação da rede de abastecimento. Outros R$ 6 milhões estão sendo licitados para aplicação na estação de captação, no rio Tocantins, e na estação de tratamento, no Parque Buriti. O restante, cerca de R$ 1.5 milhões, será usado para aquisição de mais uma bomba e na reforma e modernização da sede administrativa regional.
 
Combate ao desperdício - Paralelamente à reestruturação do sistema, a CAEMA pretende combater ainda outro grande problema na questão do abastecimento: o desperdício. Devido a este fator é necessária uma captação sobressalente à demanda da cidade. Assim, são captados e tratados cerca de 50% a mais de água pelo o sistema e, mesmo assim, devido ao desperdício, 15 a 20 bairros enfrentam atualmente graves problemas no abastecimento de água, algo que deverá mudar com o trabalho que vem sendo executado nas 12 zonas de abastecimento com a construção de adutoras e interligação de reservatórios, ampliação da rede de abastecimento residencial, operação de novos poços em áreas estratégicas, como assegurou o presidente.
 
“Os vereadores podem informar aos seus eleitores, às pessoas dos bairros, que vamos solucionar esses problemas. Estamos trabalhando para isso”, acrescentou.
 
Quanto à obra de instalação de rede de esgoto em uma região do Grande Bacuri, ele garantiu que será concluída em aproximadamente 70 dias, beneficiando moradores que anseiam a muito por um bairro mais salubre e com tratamento de esgoto a contento.
 
Após o término de toda obra a ser executada no Bacuri, mais de 10 mil pessoas terão acesso a saneamento básico e uma rede coletora de esgoto apropriada à realidade e tamanho da comunidade. A obra conta ainda com 2 mil novas ligações domiciliares, mudando um quadro de deficiência e melhorando a qualidade de vida de quem reside ali e nas adjacências. A obras do Bacuri fazem parte das grandes ações do “Programa Mais Saneamento”, do Governo do Maranhão, programa executado pela CAEMA.

Conhecidos os últimos ganhadores da Campanha “Fique em Dia com a CAEMA”

 

 Conhecidos os últimos ganhadores da Campanha â??Fique em Dia com a CAEMAâ?


 

Trinta usuários foram os últimos contemplados no sorteio que premiou  clientes da última fase da campanha â??Fique em Dia com a CAEMAâ?, que teve como finalidade oportunizar condições especiais e facilidades para que clientes que possuam débitos em atraso pudessem sana-los.

 

O sorteio teve início às 16h e foi realizado na sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão â?? CAEMA, localizada à rua Silva Jardim, 307 - Centro, em São Luís. O sorteio foi realizado de forma eletrônica e contou com a auditoria de empresa especializada, responsável pelo acompanhamento, checagem e lisura do processo de todo o sorteio. A lista completa dos ganhadores está disponível abaixo.

 

Foram sorteadas 5 smart Tvs de 40�, 10 bicicletas aro 26, 7 fogões quatro bocas com acendedores automáticos, 7 refrigeradores frost free de 340 litros, além de uma moto de 125 cilindradas.

 

De acordo com o presidente da CAEMA, Davi Telles, o sorteio e a premiação coroam o resultado exitoso da campanha, que contribuiu para que clientes pudessem ter, além do beneficio de descontos, uma oportunidade de ser agraciado com prêmios. â??Pagando suas contas em dias, o usuário está também garantindo investimentos em saneamento e melhoria de qualidade de vida aos moradores do estadoâ?, explicou.

A campanha teve início em dezembro de 2016 e, por conta de seu sucesso, foi estendida até abril, com a realização de 3 sorteios. Participaram do sorteio clientes que em situação de adimplência com a empresa, além daqueles que negociaram seus débitos junto a empresa entrando em situação de adimplência.


 

 

 


 

 

Corrida Mais Saneamento

 

 

 

Corrida Mais Saneamentoâ?? abrirá XI Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) está organizando evento esportivo em modalidade corrida de rua, como parte da programação para as comemorações da XI Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces. Outras atividades integrarão a Semana da Água, como palestras, panfletagens e blitzen educativas no período de 18 a 22 deste mês.

A Corrida Mais Saneamento será realizada no dia 18 de março, na Avenida Litorânea, com concentração de corredores na Praça do Pescador, a partir das 16h, e largada programada para 17h. O objetivo é mostrar todas as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Maranhão para garantir as condições atuais de balneabilidade das praias, que têm se mantido próprias para banho desde o ano passado em sua maioria. Logo após a corrida, ocorrerão shows do grupo de pagode Vamudi Samba e do grupo Criolina.

Portando chip eletrônico identificados por numeração e tempo contado por cronometragem eletrônica, os participantes irão percorrer uma distância de 5 km, previamente aferida pelo método da bicicleta calibrada. Serão premiados com troféus os 1º, 2º e 3º lugares masculino e feminino em três categorias diferenciadas: Geral, Caemeiro e Cadeirante.  A premiação estende-se ainda à 1ª, 2ª e 3ª posição em faixa etária com entrega de medalhas para masculino e feminino.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 de março. Para se inscrever, basta que o competidor interessado acesse o link contido na parte superior da página do Governo do Maranhão, www.ma.gov.br, faça sua inscrição e efetue pagamento com cartão de crédito ou por meio de boleto bancário. A taxa de inscrição é de R$ 40 e independe da modalidade.

â??A Corrida Mais Saneamento é uma celebração de resultados positivos. Por meio de ações muito estratégicas do Governo do Estado, executadas pela CAEMA, temos conseguido manter os índices de balneabilidade satisfatórios por um bom período. Desde o ano passado, temos trabalhado arduamente para devolver a praia à população, e o programa responsável por isto é o Mais Saneamento. Queremos mostrar a todos o que envolve o programaâ?, enfatizou o presidente da CAEMA, Davi Telles.

Além da corrida, a CAEMA planejou uma programação repleta de atividades para os quatro dias de ações durante a Semana da Água. De acordo com a gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da CAEMA, Laís Moraes Rêgo, a Semana culmina com o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março e pretende chamar a atenção da população para o consumo consciente do recurso e a destinação das águas residuais.

â??No dia 19, um dia após a realização da nossa corrida, a programação vai seguir com ações que envolvem tanto a CAEMA quanto diversos outros entes parceiros da nossa semana, como os demais órgãos do Governo do Estado, incluindo a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) â?, enfatizou a gerente Laís Moraes Rêgo.

Dentre as ações, destaque para instalação de tendas na Praia do Caolho, que irão destinar a população e banhistas atividades de conscientização, serviços de saúde, recreação para crianças e explicações sobre biodiversidade, projetos e realizações da CAEMA na luta pela preservação do meio ambiente e melhoria de qualidade de vida da população.

Também nesta programação estão inseridos debates e painéis que serão realizados em auditórios de universidades da capital e no Auditório da Casa Civil, sobre temas que vão desde a educação ambiental e qualidade da água, passando por uma abordagem sobre o cenário dos recursos hídricos no Maranhão.

Confira a programação:

·         Dia 18/03 â?? Sábado - Praia de São Marcos (Avenida Litorânea)

17h - Corrida Mais Saneamento

19h - Grupo Vamu Di Samba

20h - Grupo Criolina

 

·         Dia 19/03 â?? Domingo - Praia do Caolho (Avenida Litorânea)

8h às 13h     Atividades nas Tendas

Tenda 1: Ações do Mais Saneamento

Tenda 2: Serviços de Saúde

Tenda 3: Recreação para Crianças

Tenda 4: Biodiversidade

Tenda 5: Combate à Dengue

 

·         Dia 20/03 - Segunda-Feira - Auditório Casa Civil (Palácio Henrique de La Roque)

14h30 - Solenidade de Abertura

15h30 - Conferência: â??Reflexões sobre os impactos das águas residuais no ambiente urbanoâ?

 

·         Dia 21/03 - Terça-Feira - Universidade CEUMA (Campus Renascença)

8h às 12h - Minicurso

1.       Educação Ambiental e qualidade da água (Turma 1)

Facilitador: MsC. Luciana Bastos (GPEAMA/UEMA)

 

2.       Tratamento de Esgoto (Turma 1)

Facilitador: Esp. José Ribamar Fernandes (CAEMA)

 

3.       Legislação Ambiental (Turma 1)

Facilitador: Profa. MsC. Luane Lemos (UEMA)

   

4.       Gestão de Recursos Hídricos (Turma 1)

Facilitador: Profa. MsC. Vera Bezerra (FAPEMA)

 

14h às 18h - Minicurso

1.       Educação Ambiental e qualidade da água (Turma 2)

Facilitador: MsC. Luciana Bastos (GPEAMA/UEMA)

 

2.       Tratamento de Esgoto (Turma 2)

Facilitador: Esp. José Ribamar Fernandes (CAEMA)

 

3.       Legislação Ambiental (Turma 2)

Facilitador: Profa. MsC. Luane Lemos (UEMA)

 

4.       Gestão de Recursos Hídricos (Turma 2)

Facilitador: Profa. MsC. Vera Bezerra (FAPEMA)

   

·         22/03 - Quarta-Feira - Auditório Casa Civil (Palácio Henrique De La Roque)

8h - Programação cultural

9h - Mesa-Redonda: â??O cenário dos recursos hídricos no Maranhão: a realidade das Bacias do Munim, Mearim, Itapecuru e Bacangaâ?.

- Rep. Bacia do Bacanga: Prof. Dra. Ediléa Pereira (DGEO/UFMA)

- Rep. Bacia do Munim: Carlos Borromeu (CBH MUNIM)

- Rep. Bacia do Mearim: Ivo Gonçalves (CBH MEARIM)

- Rep. Bacia do Itapecuru: Raimundo Medeiros (SEMA)

12h - Encerramento

 

 

CAEMA registra diminuição no índice de reclamações no ranking do Procon

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CAEMA registra diminuição no índice de reclamações no ranking do Procon

 

            A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão â?? CAEMA apresentou mudança positiva em relação ao ranking das empresas mais reclamadas no estado. A informação parte do Procon no Maranhão que divulgou, na última sexta-feira (17), a lista das empresas mais reclamadas em 2016, junto com o índice de solução de conflitos.

            Os dados da apresentação do ranking durante a 3ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento, que aconteceu sobre a chancela do Procon/MA no Rio Anil Shopping, em São Luís, apontaram que a CAEMA apresentou melhoria, caindo do terceiro para o quinto lugar do ranking por ter apresentado apenas 83 reclamações junto ao órgão. Cabe ressaltar que o ranking é baseado somente nas reclamações fundamentadas não atendidas, isto é, aquelas em que a análise das provas constatou as infrações. Em 2014, a CAEMA recebeu 270 reclamações. Já no ano de 2015, o índice foi diminuído em 50%, com 135 reclamações.

            De acordo com o Presidente da CAEMA, Davi Telles, a mudança nos números, que vem regredindo desde 2015, parte dos investimentos feitos na empresa desde o início da gestão alinhado a um planejamento estratégico que permitiu que a CAEMA implantasse medidas que incidissem diretamente na qualidade dos serviços oferecidos a população com foco também na resolutividades de demandas e reclamações.

 

 

â??Há décadas não se registrava uma redução significativa do número de reclamações via consumidor para com a empresa nesse sentido. Essa mudança de posição distanciando a CAEMA dos líderes do ranking, aponta que a melhoria no atendimento tem se efetivado mediante as ferramentas que implantamos em áreas imprescindíveis para ouvir e atender ao nosso públicoâ?.

            Ele enfatiza ainda que o planejamento estratégico da empresa passou a ser baseado em dois pilares muito importantes: o primeiro, para cumprir uma lógica determinada pelo Governador Flávio Dino, traz para dentro da gestão a incumbência de priorizar a participação popular. O segundo valoriza a equipe e funcionários quanto peça fundamental para que a empresa ocupe lugar de destaque e atenda com excelência.

            â??Passamos a debater soluções e medidas junto a nossos funcionários, estabelecendo metas de trabalho e unificação de procedimentos e serviços, visando a apresentação de vetores que definissem o trabalho de toda a equipe. Paralelamente, ouvimos as necessidades da população mediante diversas audiências públicas realizadas em comunidades da capital e do interior, para apresentar os projetos de abastecimento e tratamento de esgoto realizados pela Companhia e conhecer as necessidades emergenciais da populaçãoâ?, disse o presidente.

 

Faça sua inscrição no mini-curso aqui

 


Faça sua inscrição no mini curso no seguinte link http://pesquisa.caema.ma.gov.br/limesurvey/index.php/151347


 



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