CAEMA realiza intervenções no bairro do Coroado em São Luís

Desde a última semana, ruas do bairro do Corado, em São Luís, estão recebendo intervenções da Companhia de Saneamento Ambiental (CAEMA) para implantação de uma rede tronco que amplia a coleta do esgoto gerado pelos moradores. 

Ao todo, estão sendo implantados 1,2 quilômetros de rede coletora que vai levar os efluentes até a um interceptor principal, instalado ao longo da Avenida dos Africanos.  


Segundo o engenheiro Felipe Fernandes, da Gerência de Projetos e Obras Especiais da CAEMA, a obra atualmente está concentrada nas ruas Dr. Carlos Macieira e da Felicidade. 

“Nessas proximidades, o foco de atuação recai na interceptação de volumes de esgoto destinados para uma grande galeria conhecida como Canal da Malária, que erroneamente absorve a maior parte do esgoto das casas e é um grande problema para a saúde dos moradores”, explica Felipe Fernandes. 

Fernandes enfatiza que, além de interceptar o esgoto, o projeto vai destinar corretamente todo o volume de efluentes coletado na área por meio de uma linha estruturada em tubos de PVC de alta resistência, de 300 cm de diâmetro. É por onde o esgoto seguirá até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bacanga.

Outras ações estão sendo desenvolvidas em trechos e em vias públicas paralelas ao Canal da Malária. Ronnie Celestino da Silva, que fiscaliza a obra, esclarece que são pequenas correções, desentupimentos ou acertos de curso para que se cumpra a implantação da rede, além de obras paralelas que servirão de apoio para instalar a rede interna do bairro. 

Entre essas obras, está a construção da elevatória 1.2, que fará parte do processo de recalque do esgoto. Ronnie também explica o planejamento para execução da obra no bairro. 

Segundo ele, a viabilidade técnica apontou diretrizes para que se interrompa esse fluxo e todo o volume seja canalizado de montante (limite com o bairro do João Paulo) até chegar a jusante (a extrema com a Avenida dos Africanos), onde a linha tronco se interligará ao interceptor principal, que vem sendo construído pela CAEMA às margens da Africanos.



Tratamento
O interceptor que receberá os efluentes do Coroado, por meio da rede tronco, já está em fase de conclusão. De uma extensão total de 2 quilômetros, já foram executados 1,6 quilômetros de rede interceptora. Os 400 metros restantes seguem em ritmo avançado.

Quando concluído e em operação, será um dos braços utilizados para transporte de esgoto in natura a ser tratado na ETE Bacanga, que hoje opera juntamente com outras duas estações de Tratamento: a ETE Jaracaty e a ETE Vinhais. 

Em breve, as três somarão seus percentuais de tratamento ao trabalho que será realizado na ETE Anil, ainda em construção. A estação irá tratar cerca de 100 litros de esgoto por segundo, ajudando a atingir a meta de 70% de esgoto tratado na capital.

Cidades mais pobres do Maranhão receberão mil kits com banheiro e caixa d’água neste ano

 

Em mais uma ação aliada às 500 obras concluídas pelo Governo do Maranhão durante os primeiros mil dias de gestão, o governador Flávio Dino assina, nesta quinta-feira (28), o termo de ordem de serviço para a construção de mais seis lotes dos chamados kits sanitários. O material vai para os municípios integrantes do Plano Mais IDH, que busca elevar os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal nas 30 cidades mais pobres do estado.

São mil kits que chegarão a famílias dessas regiões até o fim do ano. Até 2018, serão 6 mil kits no total, 200 para cada cidade. A assinatura da ordem de serviço será às 16h, no salão de Atos do Palácio dos Leões.

A implantação dos kits sanitários faz parte da ação do Governo do Estado para combater o problema de falta de banheiros ou sanitários de uso exclusivo nas residências maranhenses. São R$ 60 milhões a serem investidos no programa. A previsão é de que pelo menos 6 mil famílias sejam beneficiadas nas cidades do Plano Mais IDH.

Os kits são estruturas de alvenaria, com fossas sépticas, sumidouros, pia, chuveiro, vaso sanitário, caixa d’água e lavanderia.

As famílias que receberão os kits serão escolhidas por meio de processos seletivos realizados pelas prefeituras, obedecendo aos seguintes critérios: estarem cadastradas no CadÚnico; terem crianças com idade entre 0 e 6 anos; residirem nas sedes dos municípios; e não possuírem banheiros com vasos sanitários ou chuveiros.

Para garantir que os kits sejam entregues às famílias que mais precisam, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) promoveu capacitação das equipes dos municípios que farão a pré-seleção dos beneficiados, definindo os critérios técnicos e sociais que devem ser utilizados.

Beneficiados em 2017

As cidades incluídas neste ano são Amapá do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Serrano do Maranhão, Afonso Cunha, Aldeias Altas, São João do Sóter, Água Doce, Santana do Maranhão, Araioses, Brejo de Areia, Conceição de Lago Açu, Satubinha, Belágua, Pedro do Rosário, Cajari, Arame, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras.

No total, até 2018, além dos municípios citados, o programa alcançará a população dos municípios de Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Primeira Cruz, Santa Filomena do Maranhão, Santo Amaro, São Francisco do Maranhão, São João do Carú, São Raimundo do Doca Bezerra e São Roberto.

CAEMA participa da semana de Renegociação de Dívidas

 
 
Em comemoração aos 27 anos do Código de Defesa do Consumidor, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA) em parceria com Desfrut, Bodytech e Viva Mais realiza, entre os dias 18 de Setembro e 01 de Outubro, no VIVA do Shopping da Ilha, a Semana de Renegociação de Dívidas.
 
A CAEMA já atendeu, até o momento, cerca de 500 pessoas na renegociação das dívidas. Para renegociação do débito é necessário que o consumidor apresente documentos que os comprovem, além de documentos de identificação como RG, CPF, comprovante de residência, e uma proposta de parcelamento. Além do atendimento de renegociação, durante o período há também a oportunidade de realizar a emissão de documentos de segunda a sábado.

Caema e Procon implantam canal direto para solução imediata de conflitos

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) assinou um acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para a implantação do atendimento de um canal direto nas unidades do Procon e VIVA.  O órgão já possui também uma linha de atendimento com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar). 

 



 

 

A partir de agora, os consumidores poderão realizar reclamações diretamente nos guichês da Caema, localizados na sede do Procon, no São Francisco, e nas unidades do VIVA na Beira-mar e no Shopping da Ilha. Nos guichês, o consumidor terá acesso aos serviços de parcelamento refaturamento imediato, linha de atendimento diferenciado, com condições especiais, dentre outros serviços. Todo o processo de atendimento será acompanhando de perto por servidores do PROCON/MA.

De acordo com o presidente do Procon/MA e do VIVA, Duarte Júnior, essa iniciativa irá permitir maior celeridade e resolução dos problemas dos consumidores. “Agora, será possível a solução imediata dos problemas presencialmente e diretamente com a empresa. Assim, reduzimos a judicialização e consequentemente os gastos e o tempo para a solução dos conflitos, além de assegurarmos o acesso pleno à justiça e a garantia da harmonia das relações de consumo”, explicou o presidente.

"É sempre importante termos atenção com o consumidor e o Procon nessa parceria abre um canal, com um atendimento expresso, exclusivo da Caema que vai facilitar a fluidez e o andamento das reclamações e das soluções dos problemas", ressaltou o presidente da Caema, Carlos Rogério. 

A previsão é de que os serviços estejam em funcionamento no início de outubro. O consumidor que precisar realizar denúncia ou reclamação sobre o fornecimento de água deverá estar munido de original e cópia do documento de identidade e da conta.

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