Dando continuidade ao ‘Projeto de Educação Ambiental’, a CAEMA recebeu, nessa quinta-feira (6), na Estação de Tratamento de Esgoto do Anil (ETE ANIL), professores e alunos do curso de Tecnologia em Processos Químicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Monte Castelo.
Durante a visita, o coordenador socioambiental da CAEMA, Marcos Silva, fez uma abordagem sobre o potencial da ETE ANIL na área de esgotamento sanitário, ocasião em que o engenheiro Petrônio Avelar, e o operador José Luís de Oliveira deram, também, esclarecimentos técnicos sobre o processamento e as etapas de coleta e tratamento de esgoto na Estação.
A professora do IFMA, Ana Luísa Costa, destacou a importância da visita técnica à ETE ANIL para os alunos do curso de Tecnologia em Processos Químicos, tendo os mesmos a oportunidade de conhecerem, na prática, aquilo que é ensinado, de forma teórica, em sala de aula, passando compreenderem, assim, os benefícios que uma Estação de Tratamento de Esgoto pode trazer para a saúde e para a qualidade de vida da população.
A ETE Anil – obra de grande importância para o sistema de esgotamento sanitário de São Luís – tem capacidade de atender mais de 56 mil pessoas em 12 bairros da capital, melhorando a qualidade de vida dos moradores e a balneabilidade das praias. A Estação tem potencial para tratar 162 litros por segundo, o que equivale a 583,2 metros cúbicos de esgoto por hora, impedindo despejos nos córregos e rios da cidade, preservando, assim, o Meio Ambiente.
VISITAS - As visitas programadas pelo ‘Projeto de Educação Ambiental’ passarão a ser realizadas semanalmente, dando palestras e explicações técnicas sobre o sistema de esgotamento sanitário, bem como sensibilizando a população para o uso adequado das redes de esgotamento sanitário e incentivando o uso de boas práticas ambientais na defesa dos recursos hídricos.
As visitas podem ser solicitadas por grupos comunitários, escolas estaduais, municipais e privadas, bem como por institutos e universidades. O objetivo é sensibilizar a população para o uso adequado das redes de esgotamento sanitário, incentivando o uso de boas práticas ambientais na defesa dos recursos hídricos.
Agência Caema de Notícias
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
0800 7010 195