A CAEMA foi classificada no ranking das maiores empresas do Brasil. É o que afirma o levantamento realizado em agosto deste ano pelo “Valor Econômico”, o maior jornal de economia, finanças e negócios do Brasil, segundo dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC).
O Valor Econômico, resultado da parceira entre as Organizações Globo e a Folha de São Paulo, é responsável pela publicação anual de estudos aprofundados em economia.
Na revista especial, “Valor 1000”, edição de agosto de 2011, a CAEMA aparece ocupando o 13º lugar no segmento “Água e Saneamento” e na posição 864 do ranking que destaca as mil maiores empresas nacionais.
Das 25 companhias estaduais de saneamento brasileiras, integradas à Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), 14 atenderam aos critérios exigidos pela pesquisa nos aspectos: Crescimento Sustentável; Nível de Endividamento Geral; Geração de Valor; Margem de Atividade; Rentabilidade do Patrimônio, Lucro Líquido, dentre outros.
Para o presidente da CAEMA, engenheiro João Reis Moreira Lima, esse resultado é fruto de um trabalho realizado com muito empenho, dedicação e seriedade com o serviço público, aliado ao apoio do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad e da governadora do Maranhão, Roseana Sarney.
“Essa diretoria conseguiu nesses dois anos e meio colocar a Companhia no ranking das mil maiores empresas nacionais e entre as 14 no segmento Água e Saneamento, mesmo com a menor tarifa do país. Conseguimos ainda melhorar o nosso balanço por dois anos seguidos, o abastecimento de água em vários municípios, a coleta de esgotos, a área comercial, operacional e outras”, disse.
A liderança no ranking de “Água e Saneamento” ficou com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Mas a listagem comprova a melhora significativa do saneamento básico no Brasil, motivo pelo qual as companhias estaduais circulam entre as mil empresas geridas eficientemente e entre “as maiores” do mercado nacional.
A pesquisa foi baseada em dados de 2010 e é legitimada pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e da Serasa Experian, parceiras do “Valor Econômico” na publicação da revista.