Com o propósito de acelerar as melhorias na prestação dos serviços de abastecimento de água, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA está analisando Programas de Redução de Perdas apresentados por diversas empresas especializadas na área.
No final de setembro, aconteceu a palestra “Eficiência Comercial para Operadoras de Saneamento Básico”, proferida por técnicos da Enops Engenharia SA, empresa com sede em São Paulo. A abertura do evento foi realizada pelo diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, engenheiro Cristovam Dervalmar Rodrigues Teixeira Filho.
Na oportunidade, o presidente da Enops, José Teixeira Berenhauser, acompanhado do diretor técnico, Carlos José Teixeira Berenhauser e do engenheiro Francisco Nicomedes, apresentou estudos, projetos, implantação e forneceu bons resultados do Programa implantado em outras empresas de saneamento do país. Outros aspectos apresentados sobre a implantação do projeto foram: Setorização; Válvulas; Controle Operacional e Hidromedição e Geofonamento, que identificam o desperdício de água e vazamentos invisíveis.
De acordo com o assistente técnico da Presidência da Companhia, engenheiro Carlos Rogério Araújo, a CAEMA planeja realizar processo licitatório até o final deste ano para escolher a melhor proposta. “O Programa Piloto de Redução de Perdas será inicialmente implantado na Gerência de Negócio da Cohab, tendo em vista que naquela região o abastecimento de água funciona de forma não intermitente ou seja, sem interrupção”, disse, destacando que esse tipo de programa tem sido implantado com sucesso em diversas empresas do país, pois contribui para melhorar a oferta de água para a população.
Se for bem sucedido, como em outros estados, o Programa deverá ser expandido para as demais áreas de atuação da Companhia. Com a adoção de outras medidas como por exemplo o realinhamento tarifário e a substituição da Adutora do Italuís no Campo de Periz, há uma expectativa tanto da CAEMA quanto da população de que as condições de fornecimento de água sejam as mais regulares possíveis.
Para o gerente de Comercialização e Relacionamento com o Cliente da CAEMA, Clenilson Novaes, o controle de perdas está relacionado ao recadastramento de clientes e de equipamentos (cadastro técnico), além de mais investimentos em ampliações na rede de abastecimento de água.
Além da Enops, empresas como Artec Construtora e Fidens Engenharia SA apresentaram programas semelhantes para a diretoria da Companhia.