A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão ficou entre os três primeiros órgãos da Administração Pública premiados na categoria de “Práticas Inovadoras de Sucesso”, na 1ª Edição do Prêmio de Inovação na Gestão Pública (INOVA GP), em evento prestigiado pelo governador Carlos Brandão, na Escola de Governo do Maranhão (EGMA).
A conquista reflete o compromisso da Companhia com a inovação e a melhoria contínua dos serviços públicos de saneamento prestados à população maranhense. Na solenidade de premiação, a CAEMA foi representada pelo superintendente (Norte), José Miguel Serra, e pelo chefe da Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas (UEP), Geraldo Siqueira.
A Companhia concorreu com o projeto "O Uso da Ferramenta Power BI para Análise de Dados e Apoio à Tomada de Decisões da Superintendência Norte da CAEMA no Ano de 2023", iniciativa que ganhou destaque pela aplicação da tecnologia Power BI, que permitiu uma análise eficiente de dados e forneceu um suporte essencial para decisões estratégicas, contribuindo significativamente para a melhoria da gestão e dos resultados da Superintendência.
A premiação celebra o esforço coletivo e a criatividade dos servidores públicos, incentivando a busca por soluções inovadoras que possam trazer benefícios significativos para o serviço público e a sociedade maranhense.
Com o reconhecimento público, a CAEMA reafirma seu papel essencial no desenvolvimento sustentável do Maranhão, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida através de práticas de gestão inovadoras e eficientes.
INOVA GP
O Prêmio INOVA GP – que visa divulgar e reconhecer tanto ações já implementadas com resultados mensuráveis quanto projetos de iniciativas inovadoras com potencial de implementação – distribuirá um total de 12 mil reais entre os três primeiros colocados em duas categorias: práticas inovadoras de sucesso e projetos de iniciativas inovadoras implementáveis.
Além dos certificados e das menções honrosas para os classificados do quarto ao décimo lugar em cada categoria, os três primeiros colocados receberão troféus e valores em dinheiro que variam de mil a três mil reais.
A comissão julgadora foi composta por representantes da EGMA, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), da Agência Estadual de Tecnologia e Inovação, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.