Sistemas de Abastecimentos de Água receberão melhorias

Com a finalidade de solucionar problemas relacionados à falta de água em diversos municípios do interior maranhense, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, iniciará no próximo mês, um conjunto de ações que incluem, reformas, ampliação e aquisição de novos e modernos equipamentos para os sistemas de abastecimentos de água.

Dessa vez as cidades beneficiadas serão: Barão de Grajaú, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Bom Jesus das Selvas, Nina Rodrigues e Vargem Grande. De acordo com informações concedidas pela Superintendência do Interior da CAEMA, o sistema de abastecimento e tratamento integrado da cidade Nina Rodrigues, que também abastece Vargem Grande será reformado e receberá duas novas bombas, que facilitarão a distribuição de água para aquelas cidades. Ao mesmo tempo, será realizado em Vargem Grande a ampliação do anel de distribuição, também conhecida como redes tronco, que conduzirão a água aos locais mais distantes da cidade, além de melhorias nas adutoras e montagem das bombas na elevatória de água bruta.

No município de Barão de Grajaú, a expectativa é que a produção de água passe de 200  para 300 milímetros cúbicos por hora. Um novo poço será perfurado para abastecer provisoriamente a população mais afastada. Após as reformas, que contemplarão a ampliação da estação de tratamento (ETA) abastecida pelo rio Parnaíba; a construção de um novo módulo de decantação/filtro e floculação de água; aumento da rede distribuidora, através da aquisição de mais tubulações e instalação de novas ligações, o poço será desativado e o fornecimento de água será realizado diretamente através da ETA.

Na cidade de Itapecuru-Mirim, a Companhia realizará reformas no prédio da elevatória de água bruta e na estação de tratamento de água, que passará de 360 para 600 milímetros cúbicos por hora. Além disso, haverá montagem e instalação de um equipamento flutuante, cuja função é ser suporte dos três novos conjuntos moto-bombas adquiridos, com vazão de 300m³ cada um. Com isso, bairros periféricos dessa cidade como também de Entroncamento receberão os serviços prestados pela CAEMA.Em Chapadinha, as obras incluem perfuração de seis poços, melhorias na rede de  distribuição, com implantação de anéis, que somada à construção de três filtros na estação de tratamento, aumentará em mais de 30% a produção e distribuição de água na cidade, que atualmente é de 250 metros cúbicos por hora. Os serviços não param por aí. Serão estendidos ao município de Bom Jesus das Selvas, onde será reformada a casa de produtos químicos; a elevatória de água tratada e o reservatório de lavagem da estação.

A captação de água bruta sofrerá aumento com a instalação de um flutuante e quatro conjuntos moto-bombas, sendo dois para bombear a água bruta e dois para impulsionar a água tratada. Haverá também a implantação de anéis de distribuição, para melhorar o volume de água que será distribuída à população.