Caema investe em modernização tecnológica da empresa para melhorias na prestação de serviço

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), nos últimos dois anos, investiu forte na modernização tecnológica da empresa. A iniciativa visa dinamizar os serviços, bem como garantir mais segurança, saúde e qualidade de vida à população e de trabalho aos servidores da Companhia. 

 
Recentemente, a Gerência de Obras e Projetos Especiais da Caema iniciou a implantação de 45 câmeras de vídeo monitoramento em unidades da empresa. O sistema de monitoramento inteligente, composto por câmeras, alarmes e cercas elétricas, conta com monitores que transmitem, em tempo real, imagens de 10 instalações da Companhia. 
 
 
Atualmente, a monitoração é feita em oito Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), na nova Estação de Tratamento de Esgoto do Anil e, ainda, na Estação Elevatória 2.3 do Anil, onde a instalação de câmeras de videomonitoramento se encontra em fase de conclusão. 
 
“A medida busca garantir a segurança dos colaboradores e do patrimônio da Companhia, assim como a agilidade no atendimento de possíveis ocorrências”, afirmou o presidente da Caema, André dos Santos Paula.  
Outro importante investimento da Companhia tem sido a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO).  Iniciando as operações, de forma gradual, na unidade do Sacavém, o CCO é um ambiente utilizado para o monitoramento de atividades operacionais de água e esgoto, buscando potencializar a prestação de serviço. 
 
Na prática, o Centro de Controle Operacional monitora os níveis de reservatório, de pressão nas redes e de medição da vazão. “Com a telemetria, a gente instala os equipamentos nos locais onde há sistema e conseguimos monitorar isso de dentro de uma sala, em um ambiente próprio para isso”, contou o gerente de Produções de Água Metropolitana da Caema, José Miguel Serra. 
 
A tecnologia contribui para a significativa redução no tempo de resposta ao usuário em situações, por exemplo, de quebra do motor, parada de uma bomba, vazamentos e outros problemas.  
 
“A gente consegue, hoje, com essa tecnologia, chegar à informação instantaneamente. Então, a eficiência é nesse sentido de tempo de resposta para a manutenção e resolução de problemas”, concluiu Serra.

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