A participação social é uma das etapas mais importantes no ciclo de saneamento. Pensando nisso, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) realizou, nesta sexta-feira (18), uma ação de mobilização no bairro da Alemanha, em São Luís, um dos 17 bairros que poderão ser beneficiados com entrega do Novo Sistema de Esgotamento Sanitário do Anil.
O novo Sistema Anil, cujo as obras devem ser concluídas ainda no primeiro trimestre deste ano, contempla a entrega de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), 6 Estações Elevatórias que vão encaminhar o esgoto das residências e comércios à ETE e mais de 8 mil metros de rede coletora.
“O sistema de esgotamento sanitário é caríssimo e envolve toda uma infraestrutura que é feita, tanto de rede coletora quanto de interceptores, de estação de tratamento, elevatória. Então, é um recurso muito oneroso que é aplicado para esse benefício. Agora, esse benefício só se dá na plenitude se todo cidadão fizer sua ligação intradomiciliar à rede coletora que está disponibilizada na via pública”, destacou o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Caema, Carlos Rogério Santos Araújo.
A Lei Federal nº 11.445/2007 estabelece que a ligação do sistema de esgoto domiciliar à rede coletora é de responsabilidade do morador. Durante a mobilização, os colaboradores da Caema convocavam a participação social nas avenidas e ruas do bairro e orientavam sobre a importância de se ligar à rede de esgoto, instruindo como é realizada tal ligação.
A Estação de Tratamento de Esgoto do Anil tem capacidade para tratar 162 litros de esgoto por segundo, impedindo o despejo do efluente nos córregos, rios e cursos d´água da cidade. Entre os bairros que poderão ser atendidos pelo novo sistema estão o Anil, Liberdade, Camboa, Fé em Deus, Ivar Saldanha, Santa Cruz, Vera Cruz, Radional, Vila Palmeira, Barreto, Alemanha, Caratatiua, Monte Castelo, Jordoa, Veneza, João Paulo e Santa Júlia.
“O tratamento de esgoto é muito importante para que possamos ter mais saúde e qualidade de vida. Sem o tratamento adequado de esgoto, somos sujeitos a contrair sérias doenças, mas quando a esse trabalho de forma séria e consciência por parte das pessoas, nossa qualidade de vida melhora muito”, afirmou o estudante Augusto Vale.
Além de representar melhoria significativa na qualidade de vida da população, o esgoto tratado tem impactos direto na preservação da natureza. As etapas previstas no processo de tratamento do esgoto doméstico garantem que ele retorne ao meio ambiente completando o ciclo da água.