A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) iniciou a segunda etapa da Obra de Implementação e Otimização do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Rio Calhau, em São Luís, que vai beneficiar moradores da Vila Conceição. Os serviços objetivam atender a comunidade com 100% de rede de coleta e tratamento de esgoto em até 10 meses.
Serão mais 9.000 metros de rede coletora implantados e mais de 4.500 mil pessoas beneficiadas. A obra faz parte do planejamento da Companhia para atingir as metas da universalização estipuladas pelo Marco Legal do Saneamento Básico e envolve um investimento de R$ 5.401.770,76.
A primeira etapa da obra, que beneficia os bairros Planalto Vinhais, Altos do Calhau, Quinta do Calhau, Quitandinha e parte da Vila Conceição já foi concluída. Foram implementados mais de 14.000 metros de rede coletora de esgoto e executadas 1.394 ligações. Na etapa inicial, cerca de 7.000 pessoas foram beneficiadas com os serviços de esgotamento sanitário.
A CAEMA reforça a necessidade ambiental e de saúde pública do esgotamento sanitário e afirma que, apesar dos transtornos temporários causados pelos serviços, o destino e tratamento corretos do esgoto têm impacto direto na melhoria da qualidade de vida da população e na preservação do meio ambiente evitando a contaminação e transmissão de doenças e a poluição de córregos, rios e mares preservando os recursos hídricos e as fontes de abastecimento de água.