O Governo do Estado, através da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), está realizando serviço de substituição da rede coletora de esgoto na Avenida Daniel de La Touche. O serviço está sendo executado e acompanhado de perto pela Diretoria de Obras da Companhia para cessar um problema histórico ocasionado pelo desgaste da rede coletora, instalada no local há mais de 30 anos. As intervenções estão sendo feitas com recursos oriundos do PAC, e se estendem por um trecho de mais de 2km da avenida.
O trecho alterado é compreendido entre o Elevado da Cohama e o bairro do Cohajap. A medida visa garantir a coleta e destinação adequada do esgoto produzido na área compreendida pela bacia do Vinhais, e também evita problemas maiores devido a fragilidade da rede composta por tubulações muito antigas de cimento amianto, instaladas no local de o ano de 1985. Por conta da ação do tempo e da falta de investimento nos últimos 30 anos, a rede coletora vinha apresentando constantes rompimentos.
O Diretor de Engenharia e Meio Ambiente, José Luís Bastos, explicou que a pressão que tem resultado em rachaduras e quebras periódicas na tubulação devido ao tempo e ao fluxo da rede, é agravada pelo volume do esgoto e pelos gazes que são produzidos principalmente em situações envolvendo vazamentos e obstruções, e também pelo tráfego constante de veículos na via.
“Primeiramente, estamos colocando, um pouco mais à frente, um novo interceptor, de modo que não se interrompa a coleta na área. Somente após a instalação desta nova tubulação de 700mm, feita de polietileno de alta densidade, faremos, então, a retirada definitiva dos antigos canos de cimento amianto”, explicou Carlos Rogério Araújo, Diretor de Operações da Caema, que também acompanha as atividades no local.
A intervenção vai durar cerca de 60 dias e conta com a parceria da Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), responsável pela recuperação asfáltica imediata, bem como da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) que disciplina o trânsito durante a realização de serviços, que acontecem diariamente das 21h às 5h.