Cumprindo seu calendário, o Governo do Estado, por meio da Caema (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão), avança na proposta de Audiências Públicas nos municípios que fazem parte do Programa Mais IDH. Os encontros propostos pela Caema são para dialogar com a população, apresentar o Plano Mais IDH e mostrar sua importância enquanto política pública, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Dentro do Programa Mais IDH, a Caema tem como objetivo claro apresentar e oferecer, até outubro de 2016, sistemas universalizados de abastecimento de água nas sedes dos 30 municípios participantes do programa.
As próximas cidades que receberão a “Caravana Caema no Mais IDH” serão Amapá do Maranhão e Conceição do Lago Açu, na sexta-feira (29); e Lagoa Grande, no sábado (30). No último fim de semana, a Caravana passou pelos municípios de Água Doce, Aldeias Altas e Afonso Cunha.
Em Água Doce, a audiência aconteceu na Escola Mariana Coelho com grande participação popular. O Presidente da Caema, Davi Telles, apresentou o projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água, que conta com três poços existentes que serão aproveitados, com vazão prevista de 10m³/h e a perfuração de um novo poço com vazão de 30m³/h. Os dois reservatórios existentes, de 100m³ cada, receberão melhorias e mais um será construído. Com isso, a rede de distribuição em Água Doce passará a ter 21 km, com a colocação de uma rede nova de 13 km.
Já em Afonso Cunha, o projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água conta com dois poços existentes, que serão aproveitados. A vazão prevista é de 40m³/h e será feita a perfuração de um novo poço com vazão de 20m³/h. O único reservatório de 100m³ será aproveitado com as melhorias que serão realizadas e mais um será construído. Com as melhorias propostas pela Caema, a rede de distribuição em Afonso Cunha passará a ter 14 km, com a colocação de uma rede nova de 9 km.
O projeto de Aldeias Altas aproveitará oito poços existentes com vazão prevista de 90m³/h e a perfuração de 2 novos poços com vazão de 50m³/h. Os dois reservatórios existentes, sendo 1 de 500m³ e outro de 150 m³, serão aproveitados com as melhorias que serão realizadas e mais dois serão construídos com capacidade de 200m³. A rede de distribuição em Afonso Cunha passará a ter 35 km com a colocação de uma rede nova de 9 km.
A população teve voz ativa nas reuniões colocando suas necessidades. A moradora Clea, de Água Doce, disse que espera usufruir de água potável. “Nós esperamos que o projeto realmente aconteça pois necessitamos muito do tratamento da água”, enfatizou.
O presidente da Caema, Davi Telles, avaliou como positivo o saldo das audiências públicas. “Nós tivemos oportunidade de expor os projetos das obras que serão iniciadas nas próximas semanas, ouvimos as demandas da população e falamos sobre as outras políticas públicas incluídas nas políticas do Mais IDH, como Cozinhas e ‘Sisteminhas’, Moradias Populares, e claro, sistemas de abastecimento de água. É importante ouvir a população, apresentar os projetos e levar ao conhecimento deles tudo o que representa, todos os benefícios da saúde pública para as pessoas que moram nessas cidades”, afirmou Davi.
A equipe da Caema também abordou sobre o uso consciente da água e os benefícios do tratamento de água, como a melhoria na qualidade de vida e diminuição dos incidentes de doenças causadas pela água contaminada.