Nos dias 22 e 23, moradores dos municípios de Água Doce do Maranhão, Afonso Cunha e Aldeias Altas receberão a “Caravana Caema no Mais IDH”. O grupo vai realizar audiências em que serão discutidos os projetos e melhorias propostos pelo Plano ‘Mais IDH’. As reuniões são promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e vão percorrer todos os municípios incluídos no plano.
“Este mês vamos percorrer todas as seis cidades em que entregaremos o sistema de abastecimento de água nos meses de março e abril. Todas as casas das sedes serão beneficiadas pelo governo Flávio Dino e vamos apresentar isso de perto para população, e também ver quais são as demandas mais emergenciais e realizar um trabalho de uso consciente da água”, explicou o presidente da Caema, Davi Telles.
Melhorias
Com o Plano Mais IDH, o Governo do Maranhão pretende levar desenvolvimento para os 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Uma das metas é ampliar os sistemas de abastecimento de água tratada para atendimento pleno das populações residentes nas sedes dos municípios contemplados.
A primeira audiência será realizada nesta sexta-feira, 22, na Escola Mariana Coelho em Água Doce do Maranhão. Na cidade, haverá ampliação de 13.986 metros, triplicando a atual rede e beneficiando 3.612 moradores apenas nesta primeira fase. Haverá, ainda, a perfuração de um novo poço. A reunião irá acontecer às 14h.
Já em Afonso Cunha, a audiência acontece dia 23 às 9h, na Escola Magno Bacelar. Os dois poços do município terão vazão aumentada e a rede de distribuição terá um acréscimo de 9.316m. Um novo poço também será perfurado no município.
Em Aldeias Altas, a reunião será realizada às 16h Sede do Sindicato de Trabalhadores Rurais, no dia 23 de janeiro. No município, nove poços existentes serão aproveitados e três novos poços serão perfurados. Serão construídos, ainda, dois reservatórios com capacidade de 200m³e outro de 150m³.
Na próxima semana, os municípios de Amapá do Maranhão, Conceição do Lago-Açu e Lagoa Grande recebem a Caravana.