A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) começou a entregar parte dos crachás de identificação dos funcionários e, para receber o documento, o colaborador deve comparecer à sede da Companhia, na Rua Silva Jardim, no Centro, e procurar a Coordenadoria de Administração de Pessoas (GEPEA). Lembrando que a primeira remessa de crachás entregues corresponde aos funcionários que registraram suas fotos no segundo semestre de 2020.
O objetivo é que todos os colaboradores da empresa sejam devidamente identificados com o crachá, já que se trata de um documento de identificação pessoal e intransferível essencial para o reconhecimento de funcionários da Companhia.
Por conta da pandemia do Coronavírus, o registro de fotos para aqueles que perderam o primeiro prazo foi retomado na segunda quinzena do mês de agosto de 2021. Esses servidores devem receber seus documentos de identificação na segunda semana de setembro. Os registros fotográficos foram realizados pela Assessoria de Comunicação (ASCOM), e a organização e confecção do crachá, bem como a entrega do mesmo, é de responsabilidade da equipe da GEPEA.
QR Code
O novo crachá conta com um diferencial importante dispondo de um QR Code. Essa funcionalidade garante acesso às informações pessoais do servidor, de forma rápida e fácil. A ferramenta pode ser utilizada tanto pelos colaboradores, quanto por clientes que quiserem se assegurar de que o portador do crachá é, realmente, funcionário da empresa.
“Aliamos identificação à tecnologia. O novo crachá dispõe de uma apresentação mais segura, garantindo confiabilidade aos clientes que forem abordados por nossos funcionários, como também a garantia para os mesmos que serão reconhecidos como Caema”, ressalta a Diretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas, Maria Edna Portela do Carmo Velez.
Para usá-lo, deve-se primeiramente, baixar o aplicativo CAEMA Mobile na Play Store, disponibilizada entre os celulares android. Com a leitura de QR Code, é possível acessar informações como: nome completo do colaborador, foto, matrícula e função exercida na Companhia.
“Um dos grandes objetivos é fazer com que o cliente tenha mais segurança ao receber a visita de um funcionário que se identifica como sendo da Caema, pois através do APP o cliente vai poder confirmar que este funcionário realmente pertence a Companhia”, explica o chefe da Gerência de Tecnologia da Informação (GTIN), Eliernandes Mendes Rodrigues.
Outra importante funcionalidade do crachá, por meio da leitura do QR Code, é possibilitar maior interação do cliente com as plataformas digitais da CAEMA. Ao baixar o aplicativo da Companhia para confirmar os dados da pessoa que se apresenta como funcionário, o cliente vai descobrir outras utilidades oferecidas no ambiente virtual que podem facilitar sua vida como: atualização de cadastro, retirada da segunda via de conta, solicitação de religação, registro de reclamações entre outras.