Colaboradores da CAEMA, participaram do Curso Tecnologias de Conservação da Água e Energia em Sistemas Urbanos de Abastecimento de Água, realizado no final de maio no auditório do Ministério da Saúde em São Luís.
Durante os três dias, engenheiros e profissionais ligados ao abastecimento de água ou áreas afins conheceram planos de ação e tecnologias de baixo custo que podem ser utilizadas para reduzir perdas e obter maior aproveitamento dos dois principais recursos envolvidos na atividade: água e energia elétrica.
Para o presidente da ABES-MA e gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da CAEMA, engenheiro Raimundo Nonato Medeiros, o evento caracterizou-se como simplificação dos processos de controle com tecnologia. “Uma demonstração do que é possível fazer com gastos compatíveis à nossa realidade”, enfatiza.
O curso foi ministrado pelo professor Peter Batista Cheung, Engenheiro Civil, Doutor em Hidráulica e Pós-Doutor pelo Instituto de Pesquisa Cemagref Bordeaux da França, que demonstrou uma das tecnologias utilizadas para o monitoramento de água em tempo real: a Telemetria, técnica que permite detectar, resolver desvios e garantir a ordem da operação, através de informações captadas via sensores e medidores, capazes de converter dados em sinais digitais.
Nesse procedimento, equipamentos foram instalados em uma ligação domiciliar hidrometrada e na entrada de um sistema de abastecimento de água confinado (com apenas uma entrada para o líquido). Assim, foi possível acompanhar, via celular ou sinal de rádio e diretamente do auditório, a vazão de água que entrava no sistema, bem como dados atualizados do consumo de água da residência.
Outros assuntos como: Panorama Geral dos Sistemas Urbanos de Abastecimento de Água no Brasil; Planejamento de Sistemas de Abastecimento de Água; Gestão Patrimonial de Infra-Estrutura ISO 24500; Indicadores de Desempenho; Conceitos e Tecnologias de Eficiência Energética; Tecnologias para Avaliação e Controle de Perdas Reais e Aparentes, foram abordados no curso, além de trabalhos práticos e de campo.
O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/MA) e contou com o apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Prefeitura de São Luís e CAEMA.