Com o objetivo de contribuir para o combate à dengue no Estado, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA aderiu à Ação Global Contra a Dengue coordenada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), que acontece no dia 25 de março no Residencial Vinhais e de 31 março a 2 de abril na Cidade Olímpica.
Na oportunidade, a Companhia irá ministrar a oficina “Agente Multiplicador de Armazenamento Correto de Água”, para orientar os participantes a armazenarem adequadamente a água, além de um treinamento sobre a correta limpeza e desinfecção das caixas d’água e poços domiciliares. A oficina será direcionada aos Inspetores de Saúde e Agentes Comunitários que serão os multiplicadores da ação nas comunidades. No Residencial Vinhais, acontecerá no horário de 8 às 12 horas e de 13 às 17 horas, na Praça da Igreja, com duas turmas de 30 pessoas. Na Cidade Olímpica, ocorrerá no mesmo horário na Escola Ribamar Bogéa.
O objetivo é contribuir para a redução do risco de epidemia, por meio de informações voltadas para o controle da larva do mosquito Aedes aegypti e ainda através da realização de oficinas educativas e preventivas sobre coleta de lixo e entulhos na comunidade; oficinas de artesanato com materiais recicláveis; gincanas educativas em escolas e outras ações.
De acordo com o novo mapa de risco da dengue, divulgado em 2011 pelo Ministério da Saúde, o Maranhão é um dos 16 estados brasileiros que apresentam alto risco de epidemia. Os dados compõem a versão atual do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti, onde ressalta que somente no mês de janeiro deste ano, o número de notificações cresceu 1.385% em relação a janeiro de 2010.
O treinamento será ministrado pelas químicas da CAEMA, Maria de Nazareth dos Santos e Lenimar Veiga Gomes, coordenadora de Monitoramento e Controle de Qualidade da Água e pelo colaborador Francisco Oliveira da Gerência de Negócio de Itapecuru, em parceria com Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
O evento contará com o auxílio de outras instituições envolvidas no controle da dengue como a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Nacional de Saúde, Associação de Recicladores de Lixo, Escolas e Igrejas.