“Carnaval com Segurança”, é o tema da campanha educativa que a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA realiza para o carnaval deste ano.
Visando a segurança dos seus colaboradores, familiares e sociedade em geral, a iniciativa aborda temas e ações relativos aos riscos que os foliões estão expostos durante o período momesco, especialmente com o contágio de doenças sexualmente transmissíveis.
Hoje, 3, acontece na sede da Companhia, a distribuição de preservativos e material educativo orientando sobre os cuidados preventivos que se deve adotar. Nos Sistemas Sacavém, Italuís, Gerências de Negócios da capital e do interior, a campanha acontece amanhã 4 de março.
A novidade deste ano é que além da preservação, a campanha também dá dicas importantes para acabar com o preconceito em relação aos portadores do vírus HIV. No material a ser distribuído aos colaboradores e à comunidade contém orientações de como se contrai o vírus da AIDS, já que na maioria das vezes o preconceito surge devido à falta de informação.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Maranhão tem 5.053 casos de AIDS, sendo 3.243 casos (64%), entre pessoas do sexo masculino e 1.810 (36%) do sexo feminino. Os dados informam também, que 12,5% dos casos notificados entre mulheres no Estado correspondem à faixa etária de 15 a 24 anos.
O foco da campanha leva em consideração ainda a prevenção de acidentes no trânsito, com o objetivo de orientar os foliões a não combinarem bebidas alcoólicas com a direção de veículos, aderindo ao slogan “Se for dirigir não beba”. De acordo com dados do DETRAN, foi registrado de janeiro a julho de 2010 um aumento da ordem de 20,55%, totalizando 601 acidentes.