Com o objetivo de diagnosticar possíveis problemas com os colaboradores e orientá-los sobre os cuidados com a hipertensão arterial, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, através da Gerência de Negócio do Centro, realizou a Campanha Interna de Pressão Arterial, em parceria com a Coordenação de Medicina e Segurança no Trabalho.
A ação foi direcionada aos 111 colaboradores da Gerência, dos quais 13 apresentaram na ocasião, a pressão arterial elevada e foram encaminhados para tratamento especializado seguido do acompanhamento médico.
A hipertensão arterial, conhecida popularmente como “pressão alta”, é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno, sendo caracterizada pelo aumento da pressão arterial, tendo como principais causas a hereditariedade, obesidade, sedentarismo, alcoolismo, estresse, fumo dentre outras.
De acordo com o médico José de Ribamar Nogueira de Assis, colaborador da Companhia, considera-se hipertenso os indivíduos que mantém uma pressão arterial acima de 14 por 9, durante vários e seguidos exames, de acordo com o protocolo médico. “Uma única medida de pressão não é suficiente para determinar se o indivíduo é portador de hipertensão arterial. No entanto, a medida 14 por 9 já é motivo para inspirar cuidados e atenção médica pelo risco cardiovascular, tendo em vista que as pressões arteriais elevadas provocam alterações nos vasos sanguíneos e na musculatura do coração. A pessoa pode ser acometida de um acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, morte súbita, insuficiências renal e cardíacas”, explicou o médico.
Os envolvidos foram orientados a adotarem algumas medidas preventivas, como: manter uma alimentação saudável; consumo controlado de sódio; consumo controlado de álcool; combate ao alcoolismo; aumento do consumo de alimentos ricos em potássio; combate ao sedentarismo; combate ao tabagismo; manutenção do peso ideal; minimizar o uso de medicamentos que possam elevar a pressão arterial, como anticoncepcionais orais e anti-inflamatórios.