A CAEMA adquiriu uma bancada de aferição de hidrômetros, semi-automática volumétrica, apta a realizar aferições precisas em hidrômetros e verificar as suas condições de uso.
A instalação do equipamento à rede hidráulica, elétrica e pneumática ocorreu na Oficina de Hidrometração do Sistema Sacavém. Após a realização dos testes de funcionamento pré-operacionais, a máquina foi disponibilizada para funcionamento definitivo.
Uma das vantagens da bancada é que ela verifica e calibra os novos hidrômetros das diversas empresas fabricantes, como também verifica os hidrômetros questionados pelo usuário, além de possibilitar a sua recuperação e manutenção. Também proporciona o controle técnico do dispositivo gerador do faturamento da Companhia. Outra vantagem é que ela analisa antes mesmo da aquisição dos hidrômetros, as suas condições de uso, capacitando e direcionando a empresa na escolha dos melhores aparelhos.
Para a coordenadora de Micromedição da CAEMA, Ana Amélia Souto Rabelo, o uso dessa máquina é de grande relevância, porque além de contribuir para evitar o desperdício de água, contribui também para a melhor distribuição do líquido à população. “A bancada adquirida pela Companhia passará por aferições periódicas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO”, afirmou a coordenadora.
O serviço de aferição de hidrômetros pode ser solicitado pelos consumidores nas diversas Gerências de Negócios tanto na capital como no interior do Estado. Caso seja comprovada, por técnicos, a inadequação do aparelho instalado na residência do usuário, a CAEMA se compromete a substituí-lo imediatamente.
Para melhor utilização do equipamento foi realizado um treinamento teórico sobre “Normas e Micromedição”, além do “Treinamento Técnico Operacional e Operação Assistida”, ministrado pelo engenheiro mecânico Gustavo Ferreira Filho. Os temas abordados foram: levantamento dos erros de indicação em teste de verificação metrológica e teste de desgaste acelerado em hidrômetros de classe metrológica A, B e C, compatíveis com a faixa de vazão do equipamento, com base no Regulamento Técnico Metrológico da Portaria Inmetro 246/00, bem como as Normas ABNT similares.
Participaram os colaboradores da Companhia, Humberto Neto, Jackson Leão, José Carlos Lima, Waldir Müller Júnior, da Coordenadoria de Micromedição, além dos técnicos do INMETRO, Francisco José Oliveira Bezerra, coordenador de Metrologia Legal, Roberval dos Santos Praga, metrologista e Raimundo João Câmara Mendes, auxiliar Metrologista.
Para melhorar o atendimento aos seus clientes, a CAEMA irá adquirir a partir de janeiro do próximo ano, cerca de 100 mil novos hidrômetros para atender as necessidades emergenciais.