As obras de melhorias e de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do município de Colinas estão avançando e várias frentes de trabalho da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão atuam em diversos pontos da cidade.
O Governo do Estado – por meio da CAEMA , está investindo cerca de R$ 1 millhão no saneamento do município. A previsão é de que as obras de ampliação no Sistema de Abastecimento de Água de Colinas sejam concluídas em 30 dias após os testes técnicos e operacionais.
O novo sistema inclui uma nova adutora de água tratada com 1.350m de extensão, com diâmetro variando de 200 a 250 mm, partindo da Estação de Tratamento de Água (ETA) até o Reservatório R1, localizado no centro da cidade.
Além dos dispositivos de segurança de pressão, válvulas de alívio e ventosas, o sistema de abastecimento contará com dois novos conjuntos motobombas na Estação Elevatória de Água Tratada, garantindo o bombeamento direto para o reservatório R1.
A referida intervenção possibilitará o aumento da água tratada ofertada à população colinense, em 150.000 litros de água por hora.
Com as obras de melhorias e de ampliação, o Governo do Maranhão faz frente aos desafios, ampliando os investimentos, visando a expansão e melhoria dos serviços para universalização do acesso da população a água e esgoto tratados, com o entendimento de que o saneamento inclui-se entre os mais relevantes projetos sociais do Executivo Estadual.
“Nosso objetivo é elevar os índices de cobertura de água tratada e de esgotamento sanitário para patamares superiores, buscando atingir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, com investimentos em ações para redução de perdas e na aquisição de equipamentos operacionais para modernização e otimização do sistema de abastecimento de água nos municípios operados pela CAEMA”, afirmou o presidente da CAEMA, Marcos Aurélio Freitas.