CAEMA implanta primeira Biblioteca Digital e reinaugura Centro de Documentação e Informação

ft_02

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) oficializou, nesta quinta-feira (27), em evento institucional, a implantação da sua Biblioteca Digital, ocasião em que foi reinaugurado também o Centro de Documentação e Informação Italuís, que leva o nome do saudoso engenheiro Raimundo Medeiros, que trabalhou por várias décadas na Companhia.

A solenidade foi aberta oficialmente pelo presidente da CAEMA, Marcos Aurélio Freitas, que ressaltou a relevância da Biblioteca Digital e do Centro de Documentação e Informação Italuís que, segundo ele, “surgem como espaços para construção de conhecimento, com um acervo que assegura o registro e a guarda da produção intelectual na área de saneamento”.

Estiverem presentes no evento os diretores Ronaldo Braga (Gestão Administrativa Financeira), Carlos Rogério (Engenharia e Meio Ambiente) Cristovam Dervalmar (Operação e Manutenção), além de representantes da Secretaria de Cultura, do Governo, da biblioteca pública Benedito Leite, do Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, Casa de Cultura Josué Montelo, UEMA e UFMA.

O diretor de Gestão d  Administrativa Financeira de Pessoas, Ronaldo Braga, disse que a biblioteca tem acervo em condições mais adequadas, sendo uma fonte de pesquisa muito importante em assuntos relacionados ao abastecimento de água e a coleta de esgoto. O professor Roosevelt Roosevelt Lins, responsável pela criação do Repositório Institucional da UFMA, frisou que ao implantar a biblioteca digital com uma plataforma online, a CAEMA garante a longevidade do projeto.

ft_01

PROJETO

O projeto é resultado de uma parceria institucional entre a CAEMA e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem como objetivo central a criação de um repositório institucional na área de Saneamento Ambiental.

A iniciativa teve o apoio do Departamento de Biblioteconomia da UFMA (DEBIBLIO- UFMA), da Coordenadoria de Suprimento, Logística e apoio Administrativo (GSADL), Gerência de Suporte Administrativo da CAEMA (GSAD) e Coordenadoria de desenvolvimento de Pessoas (GPED).

De acordo com a chefe do Arquivo da biblioteca da Caema, Jackeline de Freitas Nunes, a empresa detém importante conhecimento técnico-científico e operacional sobre saneamento básico no Estado. Nesse sentido, os seus engenheiros desenvolveram seus projetos, formando um acervo muito relevante que foi incorporado pela biblioteca tendo em vista o seu valor científico e documental.

A biblioteca já está disponível e integrada à rede mundial de computadores, com domínio público. Ou seja, qualquer pessoa em qualquer lugar do país ou do mundo vai poder acessá-la pelo endereço eletrônico www.bibliotecadigitalcaema.ma.gov.br.

ft_-04

PROGRAMAÇÃO

A programação de abertura incluiu uma Feira Cultural com stands de várias instituições, incluindo os do setor da diretoria Comercial que veio com o stand da micromedição, o da diretoria de engenharia que veio a Coordenadoria Socioambiental, Setor de geologia, Setor de obras e projetos. Representantes do SENAI, do Departamento de Biblioteconomia da UFMA e dos cursos de Engenharia da UEMA e UFMA. Foi reservado também um stand para os os escritores caemeiros, com a exposição de obras de engenheiros e poetas da empresa.

Como atração cultural, o evento contou com a banda do Bom Menino, um recital de poesia com o Engenheiro Irandi Leite e uma apresentação teatral com a artista Daiana Roberta.   Durante o evento, foi a exposição da maquete da Estação de Tratamento de Esgoto de Pinheiro, produzida pelo funcionário da CAEMA, Benedito Costa Filho, que recebeu uma placa de agradecimento e homenagem do presidente da CAEMA, Marcos Aurélio Freitas.

ft_03

PROJETO

O processo de desenvolvimento do projeto teve início em 2020 com reuniões entre a GTIN, Biblioteca e Universidade Federal do Maranhão – por meio do Departamento de Biblioteconomia. Além da bibliotecária Jackeline Nunes, esteve à frente do projeto o professor Roosevelt Lins, responsável pela criação do Repositório Institucional da UFMA (Biblioteca de dissertações e teses da instituição).

A iniciativa contribuiu com o conhecimento teórico em sua área de expertise: Ciência da Informação e Tecnologias da Informação. Cinco alunos da universidade – que estagiam na biblioteca da empresa – também participaram.

Com a orientação do professor Roosevelt Lins, teve início o trabalho de desenvolvimento do site, com a Caema ficando responsável pela gestão prática e técnica do projeto e o docente dando o subsídio teórico e técnico-tecnológico para que os estagiários soubessem como desenvolver o trabalho. Após a criação do site, ocorreu a aquisição do Scanner Contex Q 4, utilizado para digitalizar os documentos que foram inseridos na base de dados da biblioteca.

Agência Caema de Notícias
(98) 3219.5007