27 de agosto - Dia da Limpeza Urbana

Hoje é um dia especial para todos nós, é o Dia da Limpeza Urbana.  Para quem não sabe, Limpeza Urbana é um departamento da Prefeitura. É esse departamento que cuida da limpeza da cidade, mas nós também somos responsáveis por isso.

A nossa cidade precisa ser limpa e permanecer limpa. Além da sujeira causada pelos fenômenos naturais como a poeira que se espalha pela ação do vento, existe aquela que é considerada a pior de todas as sujeiras: o lixo das ruas, provocado pela ação do homem.

Uma latinha de cerveja ou de refrigerante jogada pela janela do carro, um pedaço de papel ou sacola plástica; uma ponta de cigarro; garrafinhas de água mineral; papel do chocolate, da balinha e até mesmo o chiclete que já não tem mais gosto e é atirado na rua. Como se não bastasse, são jogados também, restos de material de construção, móveis velhos, roupas, sapatos, garrafas, listas telefônicas, quadros, sanitários, sacos cheios de folhas secas, animais mortos e até fezes humanas e de animais.

Infelizmente, falta-se com a educação também nas ruas, não somente com relação à manutenção da limpeza da cidade, mas também com a atitude de cada um. As brigas ocorridas no trânsito, muitas vezes por motivos banais, é um dos exemplos da falta de educação das pessoas.

É bom lembrar, que o lixo jogado nas ruas ou em canais, além de atrair insetos nocivos à saúde e também animais, vai parar nas galerias de água de chuva e na rede coletora de esgotos da sua cidade. Entupidas, elas transbordam e invadem casas e ruas,  provocando enchentes no período das chuvas.

O gasto com a limpeza das ruas, como também com a limpeza dos poços de visitas (bueiros) e da rede de esgotos é muito alto. Por isso, o lixo deve ser colocado dentro das lixeiras ou acondicionados em sacos plásticos para ser recolhido pelo  caminhão coletor. Nas comunidades carentes, que não possuem serviço de coleta, o lixo é lançado nas encostas e nos cursos d’água e, quando chove, a força d’água e o volume do lixo provocam graves desabamentos. Nos grandes centros urbanos esse problema é cada dia mais crítico.

Faça a sua parte, pequenas mudanças nas atitudes ajudam na preservação do meio ambiente.

O Brasil produz atualmente, mais de 240 mil toneladas de lixo por dia. A maior parte vai para lixões, onde levará cerca de 400 anos para se decompor. Enquanto isso, o "chorume" gerado (suco fétido do lixo) penetra na terra, contaminando os lençóis freáticos, que são os rios subterrâneos de onde é captada a água que bebemos. São necessários 30 anos para despoluir um rio e cerca de 300 anos para despoluir um lençol freático contaminado.

De 2 meses a 1 milhão de anos: os materiais e a decomposição natural.

• Matéria Orgânica - 2 a 12 meses

• Papel - de 3 meses a anos

• Palito de Fósforo - 6 meses

• Filtro de Cigarro - 5 anos

• Chiclete - 5 anos

• Latas de Aço - 10 a 50 anos

• Lata de Alumínio - mais de 1.000 anos

• Nylon - mais de 30 anos

• Copo Descartável - 50 anos

• Garrafa Plástica - 400 anos

• Tampa de Garrafa - 150 anos

• Tecido - 100 a 400 anos

• Fralda Descartável Comum - 450 anos

• Pneus - mais de 100 anos

• Embalagens Longa Vida - mais de 100 anos

• Vidro - 1 milhão de anos

Ajude a protejer e preservar rios, lagos e lençóis freáticos. Contribua com a limpeza da sua cidade e com a natureza. Os beneficiados com essa atitude serão os nossos descendentes.

Assessoria de Comunicação