Formado essencialmente por mulheres, o Laboratório de Controle e Qualidade da Água do Italuís conta com a atuação de 8 mulheres no trabalho de controle e teste de qualidade da água. No Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, dia 8 de março, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) evidencia a forte presença das mulheres que trabalham com dedicação e compromisso para que a água chegue com qualidade às residências da capital maranhense.
A técnica química, Karine Gomes Ericeira, atua na área há cinco anos. Lá, ela e o restante das profissionais são responsáveis por todas as etapas das análises, garantindo o controle contínuo da qualidade da água que é captada no Rio Itapecuru e tratada no Italuís.
“Fazemos a adição de produtos químicos de acordo com a análise que fazemos de hora em hora. A análise é feita nos equipamentos que temos no laboratório. Os demais produtos, a gente vai dosando de acordo com a necessidade”, contou a técnica química.
O trabalho exige, além de atenção e olhar criterioso, muito conhecimento sobre os parâmetros de potabilidade da água. “Nós precisamos seguir todas as portarias do Ministério da Saúde e essa é uma responsabilidade que encaramos com muito compromisso e dedicação”, destacou a química.
Italuís
O laboratório de análise da qualidade da água funciona no Sistema Italuís, responsável pela captação, tratamento e distribuição da água que chega em São Luís. A fonte da captação é o Rio Itapecuru. Após a captação, a água passa por tratamento para se adequar ao consumo humano e, em seguida, é distribuída na capital, São Luís.