A execução daquela obra faz parte do Projeto de Abastecimento de Água de Entroncamento, que resultou na implantação de 4.500 metros de rede de distribuição e na instalação de 200 novas ligações domiciliares, fornecendo água tratada e de qualidade à população da região.
O abastecimento que antes era feito através de poços de vazão muito baixa, com água salobra e imprópria para o consumo humano, agora é avaliada pela população como água doce de excelente qualidade. Água salobra, popularmente conhecida como "água saloba", é aquela que possui mais sais dissolvidos que a água doce e menos que a água do mar. Tecnicamente, considera-se água salobra a que possui entre 0,5 e 30 gramas de sal por litro.
A solenidade de inauguração do Sistema aconteceu durante a programação de aniversário dos 140 anos do município de Itapecuru Mirim, na qual se fizeram presentes o prefeito Júnior Marreca; a vice-prefeita, Maria Lúcia; a presidente da Câmara Municipal, Sebastiana Cardoso; o engenheiro José Carlos, gerente da CAEMA em Itapecuru e outras autoridades.