CAEMA inaugura Sistema de Abastecimento

A Gerência de Negócio da CAEMA em Itapecuru Mirim, inaugurou na última semana de julho, o Sistema de Abastecimento de Água da comunidade de Picos I. O sistema é ligado à Gerência de Itapecuru através de uma adutora de água tratada, com extensão de 12 quilômetros, constituída de um reservatório de concreto armado elevado com capacidade para 200 metros cúbicos de água.

A execução daquela obra faz parte do Projeto de Abastecimento de Água de Entroncamento, que resultou na implantação de 4.500 metros de rede de distribuição e na instalação de 200 novas ligações domiciliares, fornecendo água tratada e de qualidade à população da região.

O abastecimento que antes era feito através de poços de vazão muito baixa, com água salobra e imprópria para o consumo humano, agora é avaliada pela população como água doce de excelente qualidade. Água salobra, popularmente conhecida como "água saloba", é aquela que possui mais sais dissolvidos que a água doce e menos que a água do mar. Tecnicamente, considera-se água salobra a que possui entre 0,5 e 30 gramas de sal por litro.

A solenidade de inauguração do Sistema aconteceu durante a programação de aniversário dos 140 anos do município de Itapecuru Mirim, na qual se fizeram presentes o prefeito Júnior Marreca; a vice-prefeita, Maria Lúcia; a presidente da Câmara Municipal, Sebastiana Cardoso; o engenheiro José Carlos, gerente da CAEMA em Itapecuru e outras autoridades.