CAEMA comemora 44 Anos

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, completa hoje, mais um aniversário. São 44 anos de existência, servindo a população maranhense com água tratada, coletando e tratando esgotos, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. Para comemorar a data, a Diretoria da Companhia realiza amanhã, 30, às 16 horas, um encontro com todos os colaboradores no Sistema Sacavém.

Criada em 6 de junho de 1966, no governo de José Sarney, sob o Decreto n° 2.653, a CAEMA foi instituída em 29 de julho de 1966, com o objetivo de gerir a política de saneamento básico no estado do Maranhão, planejar, coordenar, implantar, ampliar, construir e explorar serviços de abastecimento de água e de esgotos.

Atualmente é responsável pelo abastecimento de água de 75 % da população maranhense, além de dispor de aproximadamente de 20% de rede coletora de esgoto sanitário.

Inicialmente, foram implantados os Sistemas de Chapadinha, São Domingos e Pindaré-Mirim. Pouco depois, foram inaugurados mais oito sistemas nas cidades de Aldeias Altas, Dom Pedro, Santo Antônio dos Lopes, Mata, Governador Archer, São Raimundo das Mangabeiras, Mata Roma e Lago do Junco. Em seguida, foram integrados à CAEMA, os sistemas das Prefeituras de Barra do Corda, Vitorino Freire, Vitória do Mearim e Axixá.

Na década de 80, diante da necessidade de melhorar o abastecimento da capital, a alternativa encontrada foi implantar um sistema de captação e tratamento de água no Rio Itapecuru, com a construção de uma adutora para o transporte da água.

Em 44 anos de trabalho a Companhia de Saneamento conseguiu um grande avanço no Maranhão em termos de saúde preventiva. No ano de sua criação, apenas 4% da população dispunha de água potável e 1,4% de rede coletora de esgotos sanitários. Isso significa que dos 128 municípios existentes em 1966, apenas 9 possuíam sistema de abastecimento de água.

A equipe comandada pelo engenheiro João Reis Moreira Lima, com o apoio de mais de 2 mil colaboradores, continua trabalhando intensivamente com o objetivo de fazer da CAEMA, uma empresa rentável, capaz de prestar serviços de qualidade para mais de 2,8 milhões de maranhenses.