A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA, através da Gerência de Negócios de Chapadinha, deu início à escala de operação do Sistema com adução e distribuição, em 24 horas, para corrigir problemas de abastecimentos ocasionados pela escassez de chuvas, especialmente nas ruas mais distantes e com cotas topográficas mais elevadas.
Para auxiliar na distribuição do abastecimento, técnicos e engenheiros instalaram um novo rotor no conjunto de motor-bomba da captação de água bruta (in natura) instalado na represa de Itamacaoca, o que resultou no incremento de vazão da ordem de 40 metros cúbicos por hora, passando dos atuais 190 para 230 metros cúbicos. Esse aumento na vazão deve melhorar significativamente o abastecimento em Chapadinha.
Ainda, como forma de complementar a distribuição de água e melhorar os problemas de abastecimento na Rua do Matadouro, Rua do Comércio, Rua do Oeste, Travessa João Lopes, Travessa Machado da Ponte e Travessa Saraiva, foram executadas algumas interligações em anéis da rede de distribuição.
Para melhorar o abastecimento do bairro Terras Duras, foi realizado um estudo técnico para solucionar problemas apresentados em várias ruas desse bairro. O estudo recomenda a implantação de um anel alimentador ao longo da Avenida Oliveira Roma até o cruzamento com a Rua Newton Belo. Esse anel deverá ter uma extensão de 950 metros em tubos interligados ao anel do cruzamento daquela rua com a Travessa João Lopes. Com essa implantação, o gerente de Chapadinha, Roberval Soares Lima, acredita que a CAEMA terá melhores condições de atender as áreas que hoje estão sem abastecimento naquele município.