Em Itapecuru, onde fica localizada a Unidade de Negócio da Companhia, as obras contemplam a implantação dos serviços de Esgotamento Sanitário. Na primeira etapa dos serviços, já em fase de conclusão, foram construídos 3 mil metros de rede coletora, 24 poços de visitas, 2.500 metros de linha de recalque (tubulação que recebe os esgotos da rede coletora e os envia para a estação elevatória para tratamento).
Nos municípios de Icatu e Entroncamento, sistemas pertencentes à Gerência de Itapecuru, estão sendo executadas obras para ampliação dos Sistemas de Abastecimentos de Água.
Em Icatu a CAEMA executa a construção de um Sistema de Captação de Água Bruta, uma Estação de Tratamento de Água e uma Rede de Distribuição. Atualmente o abastecimento nessa cidade é feito através do sistema de poços, o que não atende a demanda das ligações domiciliares. A estimativa dos técnicos é que com essa obra o abastecimento atinja cem por cento de cobertura local. O sistema de Icatu era operado pelo município e agora foi repassado para a Companhia.
Entroncamento foi beneficiado com a construção de 8 mil metros de rede de distribuição de água nos povoados de Picos I e Picos II. Nesses povoados serão efetuadas 350 ligações e atenderá uma população de aproximadamente 1.700 pessoas.
Os serviços realizados visam oferecer mais conforto e qualidade de vida à população. A conclusão dos serviços deixa o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da CAEMA, José Ribamar Rodrigues Fernandes bastante otimista. ”Com a conclusão desses trabalhos vamos diminuir o índice de doenças por veiculação hídrica na região” disse.
Para o chefe da Gerência, José Carlos Araújo Vieira, essas melhorias irão proporcionar mais saúde para as pessoas e maior desenvolvimento para as cidades. Os sistemas de Matões do Norte e Presidente Vargas serão os próximos a receberem a ampliação de suas redes de distribuição de água.