A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), em parceria com a Hemomar, realizou, nesta sexta-feira (27), campanha de incentivo à doação de sangue. Intitulada “Doe sangue, salve vidas”, a ação consiste em estimular o ato de doar sangue entre os colaboradores da Companhia e, assim, ser mais solidário para com o próximo.
A campanha ocorreu das 9h às 16h, com o apoio da Diretoria de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas (DG), por meio do seu Serviço Social. Pelo menos 16 profissionais da Hemomar participaram, entre os quais médicos, enfermeiros, assistentes sociais e pessoal da logística. Ao todo, 35 servidores foram voluntários e doaram sangue.
“A CAEMA vem realizando essa ação com a Hemomar com intuito de promover a doação de sangue entre nossos funcionários. Nesse momento, principalmente, houve um déficit de doadores devido à pandemia, e o nosso foco aqui é contribuir para estimular a doação”, informa a diretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas da CAEMA, Edna Portela.
Procedimento
Antes da coleta do sangue, o funcionário passa por um serviço de triagem. Nele, são coletados os dados pessoais do doador. Em seguida, o doador é submetido a teste de anemia, aferição da pressão arterial, medição de temperatura, e passa por uma entrevista com o médico. Caso seja considerado apto, o funcionário doador pode ter o sangue coletado.
O coordenador do Financeiro da CAEMA, Edjane Mesquita Almeida, foi um dos colaboradores que participaram do ato de solidariedade. “É um ato de amor ao próximo. É uma forma de ajudar quem mais precisa. Estamos atravessando um momento no qual a união de esforços e a solidariedade precisam ser prioridade”, lembrou o funcionário doador.