Uma recente parceria entre CAEMA e instituições de ensino capacita alunos para atuarem como multiplicadores de educação ambiental. Ao todo 10 estudantes do curso de técnico ambiental do IEMA e do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Pitágoras, em São Luís, participam do projeto.
Atendendo a exigências e padrões de estágio curricular para nível médio e superior, o objetivo do projeto baseia-se em apresentar aos educandos as atividades que a CAEMA tem responsabilidade dentro da área do saneamento ambiental. Os estudantes cumprem uma carga horária de 160 horas no caso de curso de técnico e 200 horas para nível superior.
Segundo Marcos Silva, coordenador Socioambiental da CAEMA, setor que conduz e executa o projeto, os participantes são acompanhados por uma equipe técnica multidisciplinar durante todo o processo. A equipe é formada por assistente social, químico, engenheiro ambiental e técnicos que trabalham nos equipamentos de saneamento ambiental. Além da vivência diária no setor e discussões teóricas no auditório da empresa, há ainda, dentro do cronograma, o agendamento de visitas em campo.
“É importante que, ao mesmo tempo em que recebem as informações, estes estudantes vivenciem a prática da operação junto aos equipamentos disponíveis, tanto no serviço de abastecimento de água, quanto os equipamentos existentes para a coleta e tratamento sanitário do esgoto em nossa cidade”, explica Marcos Silva.
“Em sala de aula ou nas áreas comuns das instituições de ensino, dentro de suas casas e comunidade, estes estudantes apresentam-se como uma ótima oportunidade para apresentar o trabalho feito pela CAEMA dentro da esfera do saneamento básico, difundir e orientar boas práticas de preservação das águas e reduzir os impactos no Meio Ambiente”, reforça o coordenador.
por Walber Oliveira