Os moradores do Villagio do Cohatrac V, em São José de Ribamar, foram beneficiados com um poço tubular para atender a área, em mais uma ação do programa Água para Todos, do Governo do Estado. O poço, perfurado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) foi entregue na última terça-feira (28).
A solenidade contou com a presença do presidente da CAEMA, Davi Telles, e foi prestigiada pelo Deputado Estadual Bira do Pindaré e pelo vereador Chico Carvalho. Estiveram também presentes o líder comunitário e advogado Arnaldo Colaço, além do presidente da Associação de Moradores do Bairro Villagio do Cohatrac, Genilson Verde, além de outras lideranças comunitárias de São Luís e de São José de Ribamar.
Na ocasião, o presidente da Companhia, Davi Telles, assegurou que o poço garante o abastecimento de água de qualidade para cerca de 8 mil pessoas, e que o antigo desejo da comunidade só pode ser realizado mediante o esforço conjunto da comunidade, por meio da iniciativa das lideranças, e principalmente da sensibilidade do Governo do Estado em resolver o problema dos moradores por meio do programa “Água Para Todos”.
“Precisamos ressaltar que está é uma medida entre muitas que estão sendo realizadas em São Luís. O Governador Flávio Dino, sensível às necessidades da população, entendeu a importância deste poço para esta comunidade, e por isso determinou como decisão expressa que a Caema, através de uma solicitação do deputado Bira, resolvesse o problema da água dando melhores condições e qualidade de vida para idosos, adultos e crianças que precisam diariamente deste bem”, enfatizou o presidente.
A fala do presidente foi reiterada pelo deputado Bira do Pindaré, que ressaltou também ser ele autor de diversas emendas no intuito de beneficiar a população local, mas que não foram atendidas em outras ocasiões devido à falta de compromisso de governos anteriores.
“Nós tivemos que começar do zero, nova solicitação, novo projeto. Mas, graças a Deus e com a força de vontade do Governador Flávio Dino e do presidente da CAEMA, Davi Telles, que prontamente nos atendeu e colocou a Caema à disposição para que o processo legal obrigatório para esse tipo de obra fosse cumprido, nós hoje estamos entregando a essa comunidade uma antiga reivindicação e direito que já deveria ter sido efetivado há muito por aqueles que detiveram muito tempo os meios e poder para resolver este problema”, reiterou o deputado.
O presidente da Associação Moradores do Villagio do Cohatrac V, o Sr. Genilson Verde, disse que o sentimento de gratidão e alegria é notado facilmente na comunidade. Para ele, a sensação também é de dever cumprido. “Eu não me sentia bem com a dificuldade imensa dessa comunidade pra se conseguir água. Pessoas, sem poder, gastavam cerca de R$90 para comprar água em carro pipa; senhoras de idade acordando duas, três horas da manhã, arriscando a própria vida para ir carregar água. Eu achava isso um absurdo! Graças a Deus nós lutamos e conseguimos este poço”, finalizou, feliz.
Assim também pensa dona Lourdes, residente à Rua 10, uma das moradoras mais antigas do bairro e que ajudou a lutar pelo poço. “Há uns 12 anos que nós ficamos sem água! No começo nós tínhamos água, era pouca, mas tínhamos um cano que vinha do Jardim das Margaridas e chegava aqui na comunidade. À medida que isso aqui foi crescendo, ficou insuficiente para todo mundo, passamos a sofrer muito aqui; Agora essa penúria, passou graças Deus!”, relatou a moradora.
Poços
Com este poço entregue aos moradores do Villagio do Cohatrac V, somam nove os poços artesianos perfurados e colocados em operação pela CAEMA em áreas consideradas criticas em São Luís. Já foram perfurados e entregues poços para moradores do Bairro de Fátima, Parque do Bom Menino, Monte Castelo, Vila Passos, Praça da Misericórdia no Centro, Outeiro da Cruz, Alto da Esperança e João de Deus.