O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), entregou um poço tubular no bairro João de Deus, na quarta-feira (1º), o que possibilitará o reforço no abastecimento de água para a região, especialmente para as Ruas São Camilo, São Pedro, Travessa São Pedro, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida, Rua Bom Jesus, Santa Mônica, Rua Padre Cícero e a Avenida Talles Neto, a principal via do bairro.
O poço foi instalado na Rua Padre Vieira, na escola Maria José Vaz, e tem uma vazão de 35 mil l/h. O presidente da Caema, Davi Telles, explicou que a perfuração de poços artesianos para reforçar o abastecimento em bairros atendidos em sua maioria pelo Sistema Sacavém/Batatã faz parte do programa ‘Água para Todos’, lançado em julho de 2015. Ele lembrou que antes de instalar o poço no João de Deus, a Caema participou de audiência pública para ouvir a comunidade.
“O governador Flávio Dino, de forma muito estratégica, nos deu a missão de mudar a realidade do saneamento e do abastecimento do estado, e aqui temos um exemplo deste benefício. Ouvimos a população durante a audiência pública que realizamos ano passado e estamos aqui, entregando mais um poço do programa Água para Todos, que está beneficiando esta comunidade e vamos realizar cada vez mais entregas, levando qualidade de vida e saúde para os bairros da capital e do estado”, enfatizou Davi Telles.
Com diâmetro padrão de 75mm, a rede de distribuição de água também foi estruturada no João de Deus com uma extensão total de 304 metros. Após a interligação foram feitos reparos asfálticos por todos os pontos onde houve intervenções, como nas ruas Gardênia Ribeiro, São Camilo e Avenida Telles Neto.
Moradora do bairro e líder do movimento Solidariedade em Ação, Fátima Araújo, lembrou que a comunidade sofria com a falta de água. “A comunidade se levantava 3h, 4h, 5h da manhã aguardando a água chegar na torneira. Com esse poço que o Governo e a Caema estão trazendo para a nossa comunidade, todos estão felizes. Agora, as pessoas poderão dormir. Esta entrega vem provar que o Governo é de todos e está ouvindo as necessidades da população”, relatou.
José Ribamar Pereira França é morador do bairro há 8 anos e lembra que, para ter água na sua casa, teve que perfurar um poço. “Depois esse poço não prestou mais, e eu ficava semanas sem água. Gastava cerca de R$ 70 com carro pipa a cada 15 dias, tendo que armazenar para poder fazer as coisas. Era uma preocupação que a gente tinha. Agora, eu tenho água na minha torneira”, agradeceu o morador.
Já Francisca Moraes, de 65 anos, vive há três décadas no João de Deus. Ela disse que passava até 15 dias sem água, precisando armazena-la em caixas d’água. “Eu ficava acordada a noite todinha esperando água, sem dormir. Agora está ótimo, tem água para lavarmos roupa, cozinhar”, afirmou com alegria.